Sempre que vou a um restaurante, tenho a maior curiosidade de saber como é a cozinha. O que eu não imaginava é que um dia estaria dentro da cozinha do Copacabana Palace com o chef Ken Hom, autoridade mundial em culinária chinesa! Ele é consultor do Mee, o restaurante asiático do Copa, e vem ao Brasil periodicamente. Na sua última visita ao Rio, pude participar de uma cooking class para convidados, que aconteceu dentro da cozinha do Mee.

Inaugurado em 2014, o Mee se consolidou como um dos melhores restaurantes da cidade. Coleciona prêmios e é o único asiático do Rio que detém uma estrela Michelin! Além do chef Kazuo Harada, que comanda o local diariamente, o Mee conta com a consultoria do chef sino-americano Ken Hom. Dono de um currículo muito impressionante, o chef Ken Hom é nada menos que um dos grandes responsáveis por introduzir a culinária chinesa na Inglaterra! Sim, isso mesmo. Nascido nos EUA e com ascendência chinesa, o chef tem um programa na BBC há mais de 30 anos e é entusiasta de receitas feitas na panela tipo wok – bastante utilizadas para comida oriental. Ken Hom tem uma linha de woks que leva seu nome e é conhecido como “rei da wok”. Atualmente, o chef divide seu tempo entre Londres e Paris.

Com um enorme sorriso no rosto e jeito calmo de falar sobre sua forma de cozinhar, Ken Hom recebeu um pequeno grupo de convidados para uma cooking class. Foi uma experiência única e inesquecível! Devidamente equipado com touca própria para entrada em uma cozinha, nosso grupo pode acompanhar todos os passos do preparo de um almoço. O cardápio foi: Pimentões recheados / Noodles com molho de carne / Camarões apimentados. Com destreza, rapidez e muitos ingredientes especiais, os pratos foram feitos por Ken Hom com ajuda de Guido Santos, um dos cozinheiros do Mee. Técnica para retirar sementes de pimentões, tempo de cozimento de camarões, temperatura das panelas – tudo isso foi mostrado de maneira muito prática na nossa cooking class. E então, diante dos nossos olhos, os pratos tomaram forma e ficaram prontos! Foram decorados com temperos recém picados e ganharam apresentação simples, bonita, de dar água na boca.

Logo depois, sentamos no balcão do Mee e pudemos degustar todas as maravilhas recém feitas pelo chef Ken Hom. Uma das características que mais se destaca é a pimenta, já que, tradicionalmente, orientais tem paladar mais acostumado a alimentos picantes do que brasileiros. Assim, mesmo que o chef tenha colocado bem menos pimenta que o usual, foi possível sentir que era “acima da média” brasileira. Sorte a minha, que simplesmente amo pratos bem apimentados! Tudo estava delicioso, além de não ter sido uma refeição pesada. Os pratos foram servidos em grandes porções para compartilhar e eu aproveitei para repetir algumas vezes – afinal, não é todo dia que a gente tem oportunidade de degustar comida feita por um chef de renome internacional! Eu tinha que aproveitar, rs.

Durante nosso almoço, foi possível conversar com o chef Ken Hom. Ele nos contou que gosta muito do Rio de Janeiro e já costumava se hospedar no Copa mesmo antes de ser consultor do Mee. Quando questionado sobre seu prato preferido da culinária brasileira, Ken Hom nem pensou duas vezes para responder: feijoada! A aula de culinária seguida de almoço foi um momento extremamente descontraído, onde o chef Ken Hom tratou todos os convidados como se fossem seus amigos. Aos 68 anos, ele demonstra sua paixão e conhecimento pela gastronomia com muita humildade e alegria. Uma pessoa completamente encantadora e inspiradora! Foi um prazer enorme viver essa experiência no Copa, o hotel mais icônico do Rio.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

1 comentário

Escrever um comentário