Eu sou gaúcha, nasci e morei quase toda minha vida em Porto Alegre. Em abril de 2014, me mudei para o Rio. Foi uma decisão bem pensada e planejada. O motivo da mudança? Eu queria muito morar no Rio, só isso! Era um sonho que, no início, parecia distante. Mas decidi ir em busca dele e hoje vivo a vida carioca há quase seis anos. Nesse post, eu divido um pouco das minhas percepções e sensações de morar no Rio. Não há verdades absolutas aqui, é apenas um texto sobre a minha relação com a cidade… 

A mudança

Quando decidi me mudar para o Rio, muitas pessoas diziam: “nossa, que coragem”. Eu não entendia bem o que elas queriam dizer, rs. Só depois eu percebi que foi preciso coragem sim… Pois eu vim sozinha, sem família, amigos ou namorado. Tinha alguns conhecidos, mas não tinha pessoas muito próximas e essa com certeza foi a parte mais difícil. Lembro de alguns dias que eu pensei “bem que alguém poderia me convidar para fazer alguma coisa, qualquer coisa”… Sou bastante independente, mas em algumas situações não é legal estar sozinha. Porém, foi justamente o fato de estar só que influenciou a minha trajetória no Rio. Já que eu tinha muito tempo disponível e conhecia pouco a cidade, comecei a pesquisar e fazer alguns passeios na minha própria companhia. Num domingo de sol, decidi conhecer a trilha Claudio Coutinho, que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca. Era final do inverno e o pôr do sol foi absurdamente lindo. Fiquei tão encantada… Tirei várias fotos e alguns dias depois decidi criar um perfil no Instagram para publicar minhas imagens e dicas do Rio, a primeira delas com certeza seria o entardecer no Morro da Urca, acompanhada do texto que falava do acesso por trilha – e foi assim que nasceu o Vida Carioca!

Os cariocas

Aos poucos, as coisas foram se ajeitando. Conheci algumas pessoas, fui fazendo amizades e cada vez me sentia pertencendo mais ao Rio. Na minha percepção, os cariocas são bastante receptivos! Estão acostumados com pessoas de fora, já que o Rio é uma cidade turística e cosmopolita. Assim, todo grupo na beira da praia está disposto a receber alguém diferente. Depois da praia vem o barzinho (famoso pós praia) e entre um chope e outro, o povo carioca acolhe quem é novo na cidade. Só não vale ficar chateado quando você não recebe convites para ir na casa dos amigos, rs. Isso é algo bem diferente para mim, já que na minha cidade natal (Porto Alegre), a principal programação era frequentar casa de amigos e familiares e convidá-los para minha casa… No Rio, conto nos dedos as vezes que alguém me convidou para ir na sua casa. Mas acho que não se pode culpar os cariocas por isso. Com uma cidade linda, praia, mil opções de eventos, bares e restaurantes… Por que ficar em casa? Só se estiver chovendo. Nesse caso, nem convide cariocas para sair, você vai perder seu tempo. Outro conselho que dou é sobre a pontualidade. Isso raramente existe no Rio, rs. Se você ficar irritado a cada vez que uma pessoa se atrasar, só será ruim para você mesmo! Entenda o ritmo da cidade, não tente mudar as coisas.

Os sotaques

Tem pessoas que me perguntam quais são as diferenças entre a vida no Rio e a vida em Porto Alegre… Tudo, absolutamente tudo é diferente! Na minha opinião, a cultura é tão diferente que parece quase outro país. Só que com a mesma língua. Quer dizer, mais ou menos… Porque muitas expressões gaúchas não são entendidas aqui – quem vier do Sul, nem pense em falar “atucanado”, “indiada”, “chavear a porta”. Os cariocas simplesmente não sabem o significado disso! Por outro lado,  esteja preparado para ouvir “cara” em todo o início de frase (mesmo que você seja mulher e a pessoa esteja se dirigindo exclusivamente a você). E é bom acostumar o ouvido para conseguir traduzir as gírias, porque carioca ama se comunicar com gírias, rs. Eu que sempre gostei do sotaque carioca, continuo ainda achando o máximo o jeitinho chiado de falar. Porém, não perdi absolutamente nada do meu sotaque gaúcho. Isso faz com que 99% das pessoas que me conhecem digam nos primeiros cinco minutos: “você é gáucha, né?”. Logo depois, é comum que elas tentem imitar o sotaque, acham que estão fazendo uma piada super original (me desculpe quem faz isso, mas é que a piada já tá meio batida, rs) e em seguida dizem “adoro esse sotaque”. Confesso que no início eu me incomodava um pouco, mas hoje eu acho graça! Também acho que essa questão do sotaque é muito pessoal, alguns “pegam no ar” o jeito de falar, outros não… Mas o fato é que isso sempre acaba sendo assunto por aqui.

O bairro

No Rio, as pessoas costumam fazer a pergunta “onde você mora?” no início de uma conversa. Eu moro em Copacabana, desde que cheguei aqui (embora tenha mudado de apartamento algumas vezes, sempre fiquei pelo bairro).  Vim para o Rio com a expectativa de viver perto da praia e isso realmente é maravilhoso! Poder correr no calçadão ou aproveitar uma brecha no dia para um mergulho rápido é algo que me faz agradecer constantemente. Também acho o bairro muito bem servido de transporte público – eu não tenho carro e uso táxi/uber quase só à noite. Durante o dia, ando de metrô e ônibus. Acho bem fácil, tranquilo e me sinto segura, nunca tive problema algum. Apesar de saber que a violência aumentou desde que cheguei aqui, eu nunca fui assaltada. Faço muitas coisas sozinha, inclusive vou e volto caminhando da praia à noite (costumo correr nesse horário). Novamente comparando com Porto Alegre, diria que tenho mais liberdade e me sinto mais segura no Rio. Lá, eu não poderia caminhar à noite em lugar algum. Aqui, tenho basicamente dois cuidados: evito estar com o celular na mão e não uso correntinhas que possam parecer joias. Também preciso dizer que amo o clima de Copacabana, que muitas vezes lembra uma cidade de interior: senhoras na rua de roupão, feira durante a semana, pessoas jogando cartas na praça ou tomando uma cerveja no boteco a qualquer hora do dia. Copa é o meu bairro do coração! Mas conheço pessoas que moram na Tijuca, no Leblon, em Botafogo, no Flamengo, em Vila Isabel, no Jardim Botânico, no Grajaú e em muitos outros lugares – e não trocam por nada. Numa cidade tão grande, cada bairro tem seus encantos e particularidades, tem bastante lugar legal para morar no Rio.

Os prós e os contras

Acho que o Rio de Janeiro é uma cidade diferente de todas as outras que já conheci… É uma cidade muito grande, uma metrópole. Mas, ao mesmo tempo, possui inúmeros pontos de beleza natural que poderiam estar escondidos num lugar de difícil acesso e estão logo ali! Isso me deixa, de fato, muito encantada. Eu sou apaixonada pelo Rio, o que não significa que eu não enxergue o seu lado negativo. Pelo contrário, eu sempre coloco tudo na balança e o lado positivo é o que sobressai para mim. Eu vejo diariamente a desigualdade social (ela salta aos nossos olhos e dá uma dor no coração), a segurança é cada vez mais precária, o trânsito é infernal, o calor do verão é capaz de desanimar. Só que a praia está ao alcance de todos, a natureza acalenta o coração, a música e a cultura aparecem em todos os lugares… E, acima de tudo, acho que existe uma vibe carioca, algo meio inexplicável, que faz a gente valorizar a vida. Pelo menos é assim que eu me sinto a cada dia vivendo no Rio! Já são quase seis anos e não deixo de vivenciar uma sensação boa por morar nessa cidade de contrastes, que me deixa sem fôlego por vários motivos… Seja pelo pôr do sol de cinema, pela vida corrida demais (ô lugar agitado, nunca dá tempo de fazer tudo!), pelo aperto de ver pessoas em situação de pobreza extrema, pelo receio de ser uma vítima da falta de segurança. Pois é, esse Rio de Janeiro é um turbilhão de emoções!

Enfim, acho que morar no Rio é incrível… Constantemente (para não dizer diariamente) me pego pensando o quanto foi bom ter vindo em busca desse sonho. Mas também entendo que não é para qualquer um, há várias pessoas que não gostam. Por isso, uma mudança tem que ser bem pensada. E a realidade é que cada um só saberá como vai se sentir quando estiver vivendo o dia-a-dia carioca. Estar no Rio de férias é bem diferente de morar no Rio. Morando aqui, eu não vou à praia nem assisto ao pôr do sol todos os dias. Não dá para jogar conversa fora no boteco ou curtir a intensa vida noturna da cidade sete dias por semana. Mas ter ao alcance tudo que essa cidade oferece me faz feliz!

Além disso, me parece que gaúchos e cariocas tem uma boa conexão… Costumo ser muito bem tratada pelo povo carioca (tanto os cariocas de nascença como os cariocas de coração, que assim como eu adotaram o Rio como sua cidade), o que certamente colabora para que eu me sinta tão bem por aqui. Então, termino o texto com um sincero MUITO OBRIGADA ao Rio e a todas as pessoas de bem que cruzaram meu caminho na minha vida carioca. Que venham mais muitos anos morando nessa cidade maravilhosa! ❤️

  • Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart. Publicado em 25/01/18 e atualizado em 01/03/20.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

53 comentários

  1. Olá Ju, boa noite! Sou carioca e sempre morei no Rio, mas devido aos grandes problemas sociais que enfrentamos diariamente, eu sempre pensei em sair do Rio, viver em alguma cidade tranquila do interior…. mas muitas coisas me prendem por aqui, família, trabalho etc. Entrei em seu post para me inspirar e aprender a valorizar essa terra em que nasci, em que vivo e na qual necessito renovar diariamente a necessidade de aprender a ama-la. Muito obrigada pela inspiração.

  2. Sou de Sp e Me apaixonei pelo Rio desde que conheci a cidade em 2010, de lá para cá acho que são quase 40 visitas a cidade !
    Agora, a possibilidade de morar no Rio aparece, mas precisaria fazer um estágio primeiro de 1 ano para ser efetivado, com o dinheiro do estágio não será possível viver na cidade, então eu precisaria de mais uma fonte de renda … duvida cruel, não sei se arrisco ou se é o momento ainda, mas de qualquer forma agradeço suas dicas

  3. Juliana Goulart, você me fez voltar alguns anos na minha própria história. Sou mineira absolutamente apaixonada só Rio. Ainda quando estudante de direito, costumava juntar_me a duas amigas ( Cassandra e Patricia) e viajar para o Rio. A Cidade Maravilhosa simplesmente me encantava e os mineiros mais reticentes sempre me perguntavam como eu tinha coragem. E eu respondia que não era coragem, era mesmo fascinação. Meu sonho se concretizou quando finalmente me mudei para o Rio em 1997 e vivi aí até 2002 quando o meu cordão umbilical me chamou de volta para Minas, pois estava há 10 anos fora de casa . Amo essa cidade e os cariocas e hoje, com marido e filha, ainda volto praticamente todo mês. Já saltei de asa delta, sai no Carnaval, fui a inúmeros shows e teatros, fiz amigos queridos, enfim, o Rio é uma cidade única e vale a pena passar uma temporada por aí. Tenho receio da bandidagem mas penso que ela está em.todo lugar, então, rezo e peço a Deus proteção e ELE tem me atendido. Digo que sou mineira de nascença e carioca de coração. Seu depoimento me emocionou já que ele retrata bem a vida do carioca, um povo excepcional e de muita sorte. Por mais que contestem acho o Rio uma cidade bem.democratica já que os recursos naturais a tornam única e estão disponíveis para todos. Parabéns pelo blog. Um dia eu volto! #vidacarioca#vidaviva#

  4. Amei seu post, copiei e publiquei no meu insta e face já que não consegui repostar 🤦🏻‍♀️
    Sinto a mesma coisa e também vim pro Rio pelo simples fato de querer viver no Rio.
    Sou de São Paulo mas sentia um aperto enorme no coração cada vez que vinha e tinha que ir embora.
    Hoje, estando aqui a 2 anos sinto que fiz a melhor escolha da minha vida.
    Quem sabe um dia não nos conhecemos pra trocar mais ideias.
    Obrigada mesmo pelo texto, traduziu tudo que eu sinto, bjosss

  5. Obrigada por compartilhar conosco!!! Eu amo o RJ e não vejo a hora de chegar nessa cidade #MARAVILHOSA❤️

  6. Que MARAVILHA 👏👏👏 Parabéns pela sua coragem, fizeste muito bem seguir a sua intuição e ir em busca de seu sonho. Um dia ainda vou morar no Rio. Sou apaixonado por esta cidade.

  7. Me fez bem ler seu post, sabe? Sou do interiorzinho do Paraná, quase na Argentina e todos os ventos estão me levando à fazer um doutorado no RJ (provavelmente morarei na Lapa, próximo da Praça da Cruz Vermelha). Eu confesso estar com uma certa ansiedade sobre morar no Rio por N motivos.. não conhecer ninguém, nunca ter saído de casa e já cair numa cidade que a gente só escuta notícias ruins, o calor (infernal) hahaha Saber que o povo do sul foi, gostou e nunca teve problema acalenta o coração e dá uma sensação de “eu também consigo”. É difícil, ter seu sonho ali e estar com medo de agarrá-lo por conta de insegurança! Obrigada pelo post, ganhou uma seguidora!!

  8. AMEI DEMAIS SEU BLOG!

  9. Olá.
    Nossa, me identifiquei muito com sua história. Sou paulista e sempre que posso viajo ao Rio, sou apaixonada pela cidade. Meu sonho um dia é morar aí, mas para mim é mais difícil, pois tenho dois filhos pequenos. Me diga uma coisa: como são as paqueras aí? rsrsrsrs

  10. Oi!

    Vc me representa muito qdo diz o que sente pelo Rio. Morei inesquecíveis 3 anos aí, maaas tive um relacionamento e veio uma gravidez e por questões de estrutura familiar precisei voltar pra SP. Desde então meu maior sonho é voltar para o Rio, mas o medo dessa falência de múltiplos setores da cidade me deixaram com medo por causa do meu filho. Hj faz 12 anos que moro, estudo e trabalho em SP, tenho mais 2 filhos e esse sonho de voltar ainda pulsa dentro de mim. O que eu mais queria na vida é ter coragem de ir com a certeza que isso não colocaria meus pequenos em risco. O Rio faz a gente se apaixonar e não ter vontade de sair mais … Ainda quero muito voltar!!!

  11. Adorei seu texto sobre o Rio!e exatamete assim que me sinto quando estou ai
    Sua experiencia me motivou a acelerar o processo pra ir embora de vez! rsrs
    Quem sabe um dia nos encontraemos ai!Bjus e que Deus continue a te abencoar !

  12. Vc é linda, inteligente e escreve muito bem, parabens!
    Sou mineira, de Belo horizonte e estou indo mes que vem morar e atuar, com fe em Deus!
    bjs

    • Muito obrigada pelo comentário! Que coisa boa que vc está vindo, seja bem-vinda à vida carioca! Já está no grupo do facebook? Entra lá! Beijos

  13. Estou CHO CA DA com tudo que li,encontrei teu blog por acaso e comecei a ler me identifiquei muito,sou de Osório,cheguei aqui em Janeiro de 2014 e vim exatamente pelo mesmo motivo. E sou muito apaixonada pela cidade,apesar dos problemas que tem.
    Sensacional o texto👏👏

    • Oi Jordana! Nossa, que máximo!! Então temos muito em comum… Fico super feliz que vc achou o Vida Carioca por acaso e se identificou tanto assim! Vc já está no grupo do facebook? Entra lá, é um espaço que criei para aproximar pessoas que amam o Rio! Obrigada pelo comentário e beijos

  14. Me arrepiei lendo esse texto, também sou de Porto Alegre, costumo visitar o Rio umas 4 vezes por ano mas ultimamente a vontade de fazer desse lugar meu lar está se tornando maior que tudo, apesar de todas as incertezas. Também me sinto mais segura no Rio do que em Porto Alegre (quando conto isso aqui no sul, todos duvidam kkkkkkk) mas sei que morar deve ser muito diferente do que frequentar de férias.
    Vc se mudou já com trabalho certo no Rio de Janeiro ou foi “na cara e na coragem”? Tenho bastantes dúvidas em relação a isso, se puder falar um pouco mais.

    • Oie!! Que legal que vc se identificou com o texto, fico super feliz de saber! Vi que já entrou no grupo do facebook tb! 🙂
      Morar realmente é bem diferente de estar aqui de férias, mas me acostumei demais com o estilo de vida e não troco por nada. Eu vim sem emprego certo, não falei muito sobre isso porque acho que é algo relativo, depende da área, experiência, expectativa de cada um… Mas, em geral, acho que é mais fácil conseguir emprego já morando na cidade. Beijoss!

  15. Que bonita experiencia! Y que bom ler y emocionarse con su historia!! Parabens! Rio es una cidade tan linda y con tanta riqueza!! Adorei ler sua historia!!

  16. Como tinha comentado no seu post a respeito, continuo aqui dizendo amei a sua vibe de postar sua vida no Rio, e realmente foi muito lindo você se permitir viver essa experiência mesmo não tendo familia ou amigos de início para chegar até lá, continue postando sugestoes de lugares. que voce tenha mto momentos maravilhosos no rio. e um dia estarei morando ai, e minha historia de inicio é igual a sua não tenho familia/amigos mas pago por esse sonho!!! ♥️ Boa sorte, obrigado pelo que você nós passa .

    • Que bom que vc gostou do post e acompanha as dicas do Vida Carioca! É muito gratificante saber disso! Foca no seu sonho e em breve vc estará morando aqui!

  17. Ju, lindo seu relato! E vc escreve tão bem e tão solto que dá gosto de ler! Quanta paixão pelo Rio, por isso o sucesso do Vida Carioca, é natural! Me identifico muito pq sou mineira e tb tinha o sonho (irracional) de morar no Rio. E vim, e hj – quem diria? – tenho filho carioca!! Moro em Botafogo, mas trabalho em Copacabana. Amo trabalhar aqui. Mas tb já morei em Copa, fiz até um texto sobre isso, se quiser ler: http://nuestrasestorias.blogspot.com.br/2010/12/gotham-city.html
    Vou compartilhar seu texto com cariocas patriotas que conheci em meus quase 9 anos aqui. Eles andam desanimados com tanta corrupção, mas acho que esse seu relato aqui vai acalentar o coração deles. E sim, “cariocas não gostam de dias chuvosos”! beijos e adorei ler este post!

    • Que bom que vc gostou do relato, Carol! Obrigada!! Sua história é muito inspiradora, vc vai seguindo os sonhos e mudando de cidade sem medo… E o seu carioquinha é lindo demais! Já tinha lido seu post também, muito bacana!! Obrigada por tudo, vc é uma carioca de coração que me recebeu muito bem e faz toda a diferença na minha vida carioca! Beijão

  18. Sou gaúcha de Santo Ângelo, morava em Porto Alegre e há 3 anos moro no Rio. Vim pra cá pq casei com carioca e já tenho um carioquinha! Tenho um sotaque suuuper puxado kkk Adorei teu texto! Abraço

    • Ahhh, que máximo! Vc já tem um carioquinha, que amor! Então vc é como eu, carioca de coração mas com muito sotaque gaúcho, rs. Obrigada por comentar aqui! Beijos

  19. Adorei seu post, mas senti falta de falar da questão financeira, tipo: emprego? Moradia? Aluguel? Dinheiro? Essas coisas…

    Sou de Belo Horizonte e sonho há uns 5 anos morar no Rio e pretendo realizar como você de uma forma planejada e eu adoro ouvir relato de pessoas como você que foi, mas gosto de saber dessa parte que é a mais difícil em mudar de estado e sozinha.

    A não ser que isso não tenha sido um problema e dificuldade para você. Se importaria de tirar essa dúvida que sempre tenho?

    Obrigada!

    Beijos

    Maria

    • Olá Maria, que bom que vc gostou do post, obrigada. Então, eu tentei expor questões que acredito serem mais comuns, ou seja, sentidas por grande parte das pessoas que se mudam para o Rio. A questão financeira é algo muito particular de cada um… Cada pessoa tem sua situação financeira, assim como seu histórico profissional, o que influencia diretamente na hora de procurar emprego. Por isso, achei que não cabia muito falar sobre isso no post. Mas quando eu decidi vir, me planejei bem financeiramente, economizei o máximo que consegui e isso foi essencial. Quanto ao aluguel, realmente é bem caro no Rio, porém depende muito do bairro e das condições que cada pessoa mora (dividir apartamento sempre será mais em conta do que morar sozinho, por exemplo). Beijos

  20. Excelente texto Ju! É muito interessante saber como é a percepção do Rio por quem vem de outro lugar. A maioria das coisas que vc faz por aqui eu nunca fiz, e acredito que vários outros cariocas também não. Relatos como os seus são bons para os cariocas perceberem e darem mais valor ao que está do nosso lado, e que muitas vezes nem reparamos. Abraços!

    • Obrigada, Thiago! Que bom que vc gostou do texto! Saber que cariocas ainda não foram em lugares que já fui é algo que me motiva bastante, meu objetivo é conhecer o máximo de coisas legais na cidade e divulgar para que as pessoas possam aproveitar também. Vc é uma pessoa que incentivou demais meu trabalho lá no início, dos primeiros cariocas de bem que conheci através do Vida Carioca. Obrigada por tudo!

  21. Adorei o texto! TB sou apaixonada pelo Rio, mesmo antes de conhecer pessoalmente. Meu sonho sempre foi viver aí, mas ainda não deu…

    • Que bom que vc gostou, obrigada! Espero que realize seu sonho em breve! Beijos

  22. “home is where the heart is” já dizia a frase! <3 fico encantada com o seu olhar sobre o rio, essa cidade cheia de histórias, tão importante desde os primórdios do nosso brasil. é importante reconhecer que há muita coisa por melhorar mas também do quão privilegiados somos por encontrar alguns respiros em meio ao caos, a benção de quem tem uma cidade como essa como palco para viver.

    • Obrigada, amiga! Muito lindo seu comentário! É bem isso, há muito a melhorar, mas morar aqui é um privilégio. Muito feliz que nossos caminhos se cruzaram nessa vida carioca, obrigada por tudo!

  23. Me emocionei com suas palavras tão sinceras e tão cheias de amor pela cidade maravilhosa.
    Parabéns pelo texto

    • Obrigada, Lu querida! Vc é uma das cariocas gente boa que cruzou meu caminho e me recebeu muito bem na sua cidade!

  24. Adorei! Mudanças requerem muita coragem, independente pra onde. Que bom ler isso, serviu de incentivo pra mim, pra ir atrás dos meus sonhos! 🙏

    • Obrigada, fico muito feliz que seja um incentivo pra vc! Vá em busca dos seus sonhos! Beijos

  25. Amei seu texto. Minha cara, meu mundo. Quando conheci o Rio fiquei tao apaixonada que nao penso em outra coisa que nao seja morar ai um dia. Ainda tenho projetos que me prendem em minha cidade,sou mineira. Mas é muito bacana saber que alguem pensa como eu, apesar de todos os problemas que conhecemos desta cidade maravilhosa, ainda assim sobressai meu amor pelo Rio. Obrigada pelas dicas. Quem sabe um dia nos encontraremos por ai….Bjs.

    • Simm! Muitas pessoas pensam como vc e compartilham desse sentimento pelo Rio… É bem isso, a cidade tem vários problemas (assim como qualquer lugar tem seu lado negativo, né?) mas o amor pelo Rio é mais forte! Espero que vc venha em breve e vamos nos encontrar sim! Beijos e obrigada pelo comentário!

  26. Concordo com tudo. Texto perfeito. Sou catarinense e moro no RJ desde 2009.

  27. Puxa, mto legal a sua história! Sou carioca da gema e fiz o caminho inverso, casei c um gaúcho e estou morando em Porto Alegre. Sou de Copa e morro de saudades da minha cidade, q sou completamente apaixonada, apesar de tds os problemas!
    Adoro seu Insta, as fotos, os lugares, me ajudam a matar um pouco a falta q sinto de td por aí!
    “Cara”, Parabéns e mto sucesso sempre!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

    • Nossa, que bacana!!! Espero que vc esteja sendo bem recebida na minha cidade! Que bom que o Vida Carioca te ajuda a matar a saudade daqui, muito legal saber disso! Beijos e obrigada pelo seu comentário!

  28. Que texto bonito, sincero e tocante. Sou carioca e pra mim é tão difícil ver a cidade com esses olhos. Talvez porque more aqui desde criança e veja a degradação da cidade mais claramente do que alguém que vem de fora. A gente vê que foi piorando ao longo dos anos, sabe? Mas acho que o segredo do seu encantamento com o Rio vem de você, do seu coração aberto pra amar essa cidade, de uma certa pureza no olhar pra ver a beleza e se emocionar com ela. Gosto muito do seu trabalho aqui e no instagram. Parabéns e que o Rio continue sendo generoso com você.

    • Que lindo seu comentário, muito obrigada!!! É motivante demais saber que acompanha meu trabalho e gosta. Entendo bem o que vc quer dizer, muitas pessoas falam sobre esse olhar de quem vem de fora… Acho que eu vejo as coisas sem aqueles “pré conceitos” de quem viveu aqui a vida toda, mas ao mesmo tempo tentando absorver a cultura carioca, que é tão diferente da cultura gaúcha, rsrs. Mas também entendo que é triste ver a degradação e saber que o Rio tem potencial para ser ainda mais incrível do que é. Vamos torcer para que os próximos anos sejam de evolução para a nossa cidade. Beijos e obrigada pelo carinho!

  29. Morei no Rio a trabalho em 2014, tenho a mesma percepção que você tem a respeito da cidade e dos cariocas!! Minha vontade de morar no Rio ainda é latente apesar da violência e da crise que está minando um pouco essa vibe carioca!! Tirando isso eu acho o Rio sensacionallll e sou Rio Lovers de carteirinha!! Sempre que posso estou no Rio, tenho váriosss amigos que moram no Rio!! O Rio é meu Balneário, a cidade que desde o pouso no Sdu já transforma o meu humor e renova a minha alma! Sou com muito orgulho carioca de alma, apesar de ter nascido no Piauí e morar em Brasília! #RioEuAmoEuCuido❤️

    • Adorei seu comentário!! Também sinto que o Rio tem poder de mudar o humor, rsrs. Realmente é triste que a cidade seja tão maltratada pelos governantes, isso atrapalha a vibe mesmo. Mas o povo carioca e a beleza da cidade são maiores e vão resistir!! Tomara que vc volte a morar aqui! Beijos

  30. Texto maravilhoso, muita garra e determinação.
    Muito bom viver a vida que escolheu, conquistando cada dia de peito aberto e alma leve. Vc merece tudo de melhor nesta “Vida Carioca”.

    • É muito bom mesmo viver no lugar que escolhi… Que bom que gostou do texto, obrigada pelo incentivo sempre!!! E também por entender que o meu lugar não é em Poa, rsrs!

  31. Muito legal! História parecida com a minha. Concordei com tudo… rs
    Parabéns pelo texto. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    • Que bacana que vc gostou do texto e se identificou!
      Obrigada!!

  32. Bah guria, é bem isso!
    Eu sou de Caxias (do Sul) e moro no Rio desde 2015.
    Conheci a tua página através da Nic (do cariocando) e também me sinto mais segura no Rio do que no sul (antes do Rio morei 6 anos em Floripa).
    Esse teu amor por Copa, eu sinto por Ipanema… Acho que já incorporamos esse jeito dos cariocas de acharem seu próprio bairro um pequemo oasis (hahaha). Além disso, a quantidade de gaúchos no Rio é muito grande e sempre é bom encontrar aquele sotaque familiar na yoga, beira da praia e no bar…
    Eu também não ganhei sotaque de carioca, mas o “cara” e o “entendeu” fazem parte do meu vocabulário
    Obrigada por partilhar tuas experiencias conosco. Sucesso sempre!

    • Nossa, que legal!! Também gosto dessa grande quantidade de gaúchos por aqui, sempre é bom ouvir o sotaque e conversar sobre a nossa terrinha. Eu ainda não consegui incorporar o “cara” ao meu vocabulário, rsrs. Mas “entendeu” eu falo!! Obrigada pelo seu comentário! Beijos

Escrever um comentário