Com os índices de vacinação crescendo e a consequente queda na ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid, a cidade começa a se preparar para realizar um carnaval histórico e os ingressos da Sapucaí já estão à venda!

Faltando menos de 150 dias para o carnaval de 2022, muitas incertezas ainda pairam no ar. Se, por um lado, a vacinação já atinge boa parte da população brasileira (e carioca) e os índices de ocupação de leitos destinados ao tratamento de Covid vem baixando, por outro lado ainda não há como ter segurança de que tudo estará bem (ou ainda melhor) daqui 5 meses.

Pensando nisso, a Comissão Especial do Carnaval da Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu uma audiência pública no dia 1º de outubro, visando debater as possibilidades da folia em 2022. A audiência reuniu diferentes segmentos envolvidos no processo: representantes da secretaria de Cultura, da RIOTUR, dos blocos e escolas de samba e também autoridades sanitárias, como o secretário de saúde e epidemiologistas e sanitaristas da Fiocruz e da UFRJ.

Foram elencados diversos parâmetros para a realização do carnaval, que envolvem índice de vacinação, passaporte sanitário, ocupação de leitos e taxa de transmissão – todos eles possíveis de serem alcançados caso as tendências atuais se mantenham! A atual gestão da Prefeitura do Rio tem bastante consciência da importância do carnaval para a cidade e da quantidade de pessoas que tem seu trabalho vinculado a isso.

Há compreensão da impossibilidade de estabelecer protocolos de distanciamento e outros itens, especialmente para o carnaval de rua. Por isso, a Prefeitura e o comitê científico de acompanhamento da pandemia têm apostado na diminuição da circulação do vírus para que o carnaval aconteça sem sobressaltos sanitários. Até lá, estão acontecendo os chamados “eventos-teste”, para que a Secretaria de Saúde consiga monitorar o comportamento do vírus.

Paralelamente a isso, os fazedores da folia estão se organizando: as escolas de samba já começaram seus trabalhos de barracão e os sambas-enredo já foram escolhidos (haverá uma série de programas na TV Globo mostrando esse processo). Entre os blocos de rua, muitos já estão com suas oficinas de percussão a todo vapor e outros tantos já recomeçaram seus ensaios. 

O que há de consenso é a necessidade de termos um carnaval! Para quem trabalha, para quem se diverte, para que todos e todas possam extravasar e viver momentos de alegria depois dessa situação tão complexa que parece finalmente estar chegando ao fim.

LIESA iniciou venda de ingressos de arquibancada para o carnaval 2022

Assim como vem acontecendo desde 2018, é possível comprar os ingressos com cartão de crédito no site oficial do evento. A venda de ingressos de arquibancada para o desfile de escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval 2022 já está aberta! Após a confirmação da Prefeitura de que não será necessário reduzir o público, a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) anunciou que iria vender os ingressos de arquibancada e cadeiras individuais (outros setores, como Frisa e Camarote, já estavam sendo comercializados). 

As arquibancadas representam a maior parte dos lugares do sambódromo carioca. Estão à venda ingressos de 10 setores (são 13 ao todo), do Setor 2 ao 11, já que os ingressos do Setor 1 são distribuídos para as escolas de samba e os setores 12 e 13, conhecidos como arquibancadas populares, são vendidos posteriormente.

Da mesma forma que aconteceu nos últimos anos, a venda é feita a partir do site Total Acesso e é possível pagar com cartão de crédito em até 4 vezes.

Atenção: vários sites (inclusive aqueles que aparecem nos primeiros lugares na busca do Google) vendem ingressos com valores bem mais altos do que o site oficial do evento (que é esse aqui e pode ser acessado a partir do site da LIESA). Fique atento para não comprar ingressos falsos nem pagar mais caro.

A foto do post é do desfile da Viradouro, campeã do carnaval 2020, visto da arquibancada.


Que tal levar um pouco da vida carioca para sua casa? Clique aqui para conferir a loja online do Vida Carioca! <3

 

Escrever um comentário