O Mee, no Belmond Copacabana Palace, é um dos melhores restaurantes do Rio para quem quer degustar pratos da culinária asiática com requinte.  A aposta do restaurante para a temporada de inverno é o Sukiyaki, tradicional cozido japonês. Mais do que um prato saboroso, é uma experiência muito interessante, já que seu preparo é feito na mesa!

À frente do Mee, o chef Kazuo Harada é incansável na busca por pratos originais, que surpreendem os clientes através de receitas verdadeiramente orientais e perfeitamente executadas. O resultado é que o Mee vem colecionando prêmios. Só esse ano,  já conquistou uma estrela Michelin, foi escolhido o melhor asiático pela Veja Comer & Beber e um dos oito melhores restaurantes da cidade pelo Guia Rio Show Gastronomia! O ambiente conta luz baixa e cortinas que trazem privacidade às mesas. Grandes telas com ilustrações de mulheres orientais dão charme à casa e as louças são uma atração à parte.

Mesmo que no Rio não exista inverno rigoroso, a estação é uma oportunidade de oferecer novas opções aos clientes. Pensando nisso, o chef Kazuo decidiu apresentar uma receita pouco comum no Brasil, o Sukiyaki. Trata-se de um cozido japonês com diversos ingredientes: lula, carne Wagyu fatiada bem fina, legumes e verduras variados, macarrão udon, cogumelos shitake e shimeji. Como cada insumo tem seu próprio tempo de cozimento e tudo é feito na mesma panela, cabe ao chef saber a ordem de colocar cada ingrediente. E foi com muita prática e simpatia que o chef Kazuo preparou o Sukiyaki na nossa mesa, diante dos olhos atentos de sete convidados. O preparo foi feito numa panela em um fogareiro portátil, tal qual manda a tradição japonesa!

De fato, observar todo o passo a passo é muito bacana. Cada ingrediente fica em seu lugar na panela – nada de misturar tudo, é preciso destreza e paciência. Além da técnica, algo que faz toda a diferença no Sukiyaki é o molho com o qual os insumos são regados para então cozinhar.  Quando chegou a hora de experimentar o prato, o chef Kazuo nos disse que a tradição é servi-lo sobre um ovo cru (mas quem não quisesse o ovo poderia abrir mão dele). Não sou nenhum pouco adepta de ovo cru, rs. Mas sempre confio no que o chef diz! E valeu a pena… Não tinha gosto algum de ovo e sim um tempero delicioso à base de shoyu. Cada um dos ingredientes apresentava o ponto perfeito e muito sabor. Acompanhado de uma porção de arroz branco, o Sukiyaki estava divino! Amei tanto que repeti algumas vezes.

Para tornar nosso jantar ainda melhor, também experimentamos duas entradas do Sushibar.  Shake Nuta – sashimi de salmão selado com missô japonês picante e gema de ovo de codorna. Crispy Buri Carpaccio – fatias de peixe olho de boi servidas com ovas de capelim e massa crocante ao molho cítrico. Ambos extremamente frescos e delicados, exaltando duas características do Mee. A sobremesa foi o delicioso Omatsuri Mousse and Cake, com mousse de chocolate 70%, pedaços de bolo de chocolate e sorvete de capim limão.

O Sukyiaki será servido até o dia 30 de agosto, de domingo a quarta, das 19h à 0h. A porção para duas pessoas custa R$ 180. O prato é sempre preparado na mesa pelo chef Kazuo Harada ou alguém de sua equipe.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

Escrever um comentário