Quem disse que carnaval acontece só uma vez por ano? No Rio de Janeiro é possível sentir o clima de carnaval pelo menos de novembro a fevereiro, época em que as escolas de samba promovem seus ensaios abertos ao público. Confira aqui a agenda de ensaios-show e ensaios da comunidade de cada escola de samba do Grupo Especial!
- Post escrito pelo colaborador Bernardo Pilotto.
Faltando menos de 100 dias para o carnaval, os ensaios das escolas de samba já estão a todo vapor! Como já colocamos aqui no blog Vida Carioca, esta é uma das últimas etapas da preparação das escolas de samba para o desfile. Há basicamente três tipos de ensaio: os ensaios-show, os ensaios da comunidade e os ensaios técnicos. Todos esses são acessíveis ao público e nesse post trazemos as informações de quando cada um desses ensaios acontece.
Ensaios-show
Os ensaios-show contam com apresentação de vários segmentos das escolas: bateria, intérprete, mestre-sala e porta-bandeira, ala de passistas, velha guarda e ala das baianas. Acontecem nas quadras das escolas, nas sextas e sábados e são precedidos de shows de bandas de samba/pagode. Eventualmente, há outra escola de samba convidada. Esse é o ensaio mais procurado por turistas e para quem quer o clima de festa, que termina só de manhã!
Para quem está na Zona Sul, as quadras com acesso mais fácil (entre as escolas do Grupo Especial) são da Mangueira, São Clemente, Salgueiro, Vila Isabel, Estácio de Sá e Unidos da Tijuca. As quadras contam com venda de bebidas e comidas e quase todas aceitam cartão. Os ensaios-show costumam acontecer nas sextas-feiras e sábados, mas não são muito regulares, por isso, colocamos aqui os links das páginas de cada escola no Facebook. Assim, é só clicar no nome da escola para conferir se haverá ensaio no dia que você quer ir e verificar informações sobre horário e valor da entrada.
Ensaios-show nas sextas-feiras:
- Estácio de Sá (Avenida Salvador de Sá, 206, Estácio)
- Unidos do Viradouro (Avenida do Contorno, 16, Barreto, Niterói)
- Paraíso do Tuiuti (Campo de São Cristóvão, 33, Sáo Cristóvão)
- União da Ilha do Governador (Estrada do Galeão, 322, Cacuia, Ilha do Governador)
- Portela (Rua Clara Nunes, 81, Madureira)
- Unidos da Tijuca (Avenida Francisco Bicalho, 47, Leopoldina)
- Mocidade Independente (Avenida Brasil, 31146, Padre Miguel)
Ensaios-show nos sábados:
- Estação Primeira de Mangueira (Rua Visconde de Niterói, 1072, Mangueira)
- Acadêmicos do Grande Rio (Rua Almirante Barroso, 5, Centro, Duque de Caxias)
- São Clemente (Avenida Presidente Vargas, 3102, Cidade Nova)
- Acadêmicos do Salgueiro (Rua Silva Teles, 104, Andaraí)
- Unidos de Vila Isabel (Boulevard 28 de Setembro, 382, Vila Isabel)
- Beija-Flor de Nilópolis (Pracinha Wallace Paes Leme, 1025, Nilópolis)
Ensaios da comunidade
Já os ensaios da comunidade são uma forma das escolas realizarem um “mini-desfile”, onde são treinados alguns quesitos como harmonia e evolução. No ensaio da comunidade, desfilam as alas da comunidade (que são a maior parte das alas de uma escola de samba), passistas, Velha Guarda, Ala dos Compositores e Ala das Baianas. Esses ensaios acontecem aos domingos ou durante a semana, por volta das 20h na quadra da escola ou em alguma rua próxima à quadra da escola. Muitas escolas fazem na quadra nos meses de novembro e dezembro e migram para a rua nos meses de janeiro e fevereiro. São eventos gratuitos e a venda de bebidas e petiscos fica a cargo dos ambulantes. Geralmente, são ensaios curtos, com duração de cerca de 1h30min. Nesses ensaios, apenas o samba do ano é executado.
Dias de ensaios de rua das escolas de samba do Grupo Especial:
Domingos – São Clemente (na rua), Mocidade Independente, Viradouro e Portela
Segundas – Estácio de Sá e Paraíso do Tuiuti
Terças – São Clemente (na quadra) e Grande Rio
Quartas – União da Ilha
Quintas – Mangueira, Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Salgueiro
Ensaios técnicos
A terceira modalidade é o ensaio técnico. Esses rolam na própria Sapucaí e, em 2019, aconteceram nos finais de semana anteriores ao carnaval. São apresentações das escolas quase completas, apenas sem os carros alegóricos. A entrada é gratuita e as arquibancadas do sambódromo costumam ficar lotadas – essa é uma ótima oportunidade para sentir o gostinho da Sapucaí!
Os dias da semana aqui citados se mantém até o carnaval, ou seja, tem escola de samba literalmente todos os dias!
Foto principal do post: Ensaio-show na Quadra da Mangueira
Leia também outras matérias de carnaval no Vida Carioca:
- Como acompanhar escolas de samba o ano todo
- Samba-enredo da Mangueira 2019: a história que a história não conta
- Sapucaí: comparação camarote x arquibancada
- Carnaval de rua no Rio: guia de sobrevivência
- Escolas de samba e sambas-enredo de domingo (carnaval 2019)
- Escolas de samba e sambas-enredo de segunda-feira (carnaval 2019)
__________________________________________________
- Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário