Quando o assunto é cerveja, uma das pessoas que desenvolve papel de extrema importância é o garçom. Por isso, a Antarctica resolveu não apenas homenagear os garçons, mas também oferecer um curso gratuito para formação e atualização desses profissionais! A Academia da Boa é um amplo espaço com sala de aula e bar, assim a teoria e a prática podem acontecer no mesmo lugar. Os alunos podem estudar e depois praticar ali mesmo.

Já faz algum tempo que a Antarctica vem desenvolvendo ações que valorizam todos os profissionais que têm relação com a cerveja. Nas web séries da marca, aparecem personagens que são vendedores de cerveja na beira da praia, catadores de latinhas, donos de bares, garçons… De forma muito divertida, as tramas envolvem a cultura carioca e mostram personalidades que de fato são comumente encontrados pelo Rio de Janeiro.

A série que está rolando atualmente é “Quase Numa Boa – No Curso de Garçom”, cujos personagens principais são Marcelão e Mauro. Um deles é o típico garçom gente boa, que gosta de puxar assunto com todo mundo. E o outro, não menos típico, é o garçom mal humorado, que custa a abrir um sorriso. Os dois formam uma dupla muito engraçada, eu ri muito assistindo aos episódios da série no YouTube.

O local escolhido para a Academia da Boa na vida real não poderia ser mais adequado: Lapa, o bairro mais boêmio do Rio. Numa área da Fundição Progresso que até então estava fechada, a Antarctica construiu um bar lindo! Com decoração no estilo boteco, espaço para várias mesas e roda de samba, o ambiente ficou fantástico.

Numa área privada para as aulas, acontece o curso em parceria com o Senac, que garante um certificado de garçom. O objetivo é formar pessoas que estejam em busca de uma profissão e também atualizar profissionais que já trabalham como garçons. Muita gente reclama do serviço em bares no Rio de Janeiro, mas poucos sabem que grande parte dos garçons não têm oportunidade de passar por treinamento antes de começar a trabalhar.

Por outro lado, também existem muitos garçons incríveis, que se tornam até símbolos dos bares onde trabalham, conquistando uma clientela fiel. Por isso, a Antarctica fez uma pesquisa para escolher profissionais do Rio que representem bem a personalidade de garçom! Eles são os mestres da garçonaria, convidados a fazerem parte do projeto e homenageados na Academia da Boa.

A profissão de garçom é majoritariamente masculina (especialmente em botecos), mas a Antarctica fez questão de achar uma mulher para fazer parte do time de mestres. Já na web série, quem dá as aulas de garçom também é uma mulher. Achei muito bacana essa preocupação! Afinal, cerveja e boteco são coisas de mulher sim (eu amo!!!).

Além disso, também existe a Academia da Boa Digital, que é uma espécie de game através do Facebook Messenger, onde o garçom pode assistir a vídeos informativos e depois responder questões. A cada mês são lançados desafios diferentes e, acertando as respostas, pode-se acumular pontos e trocá-los por prêmios. O programa Academia da Boa Digital é exclusivo para garçons e garçonetes do Rio de Janeiro e tem como objetivo aumentar ainda mais o alcance da ação.

Fiquei encantada com esse projeto, que beneficia todas as pessoas que participam dele, no maior estilo “coisa boa gera coisa boa” – o slogan da Antarctica. Os alunos saem preparados para o mercado de trabalho, os mestres da garçonaria vêem sua experiência ser valorizada e os clientes ganham um serviço melhor. Além disso, o bar da Academia da Boa é um local pensado para curtir a cultura de boteco. Com muita cerveja gelada, petiscos deliciosos, música ao vivo e, claro, bom atendimento. A Academia da Boa deve formar 500 garçons presencialmente até o final do ano. Para saber mais sobre a Academia da Boa e acompanhar a web série “Quase Numa Boa – No Curso de Garçom”, acesse o site e o facebook da Antarctica.

*Post publicado em 29/04/18 e revisado em 30/08/18.

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário