A etapa brasileira do WSL, o maior campeonato de surfe do mundo, acontece esse ano entre 09 e 20 de maio em Saquarema. A praia fica a aproximadamente 100km do Rio e é conhecida como “capital nacional do surfe”! 

O World Surf League Championship Tour tem diversas etapas ao longo do ano. Começou em março na Austrália e termina em dezembro no Havaí. A equipe do WSL viaja o mundo inteiro… Em cada lugar por onde eles passam é construída uma estrutura impressionante para receber os grandes nomes do surfe mundial! Nos últimos anos, a etapa brasileira havia acontecido na Praia da Barra da Tijuca, mas nesse ano foi transferida para Saquarema. Mais especificamente para a Praia de Itaúna, escolhida para sediar a competição por ser considerada uma das melhores praias do Brasil para a prática de surfe. A convite da Jeep, patrocinadora global do evento, eu curti um dia inesquecível no WSL em Saquarema!

Esporte a céu aberto numa praia linda com uma super estrutura só podia ser maravilhoso, mas ainda foi mais do que isso. Nós tivemos acesso a grande parte dos bastidores do WSL! Visitamos a área de edição de todo o conteúdo transmitido pelos canais oficiais, vimos os comentaristas no ar… E até entramos na sala dos jurados, que obviamente tem a vista mais privilegiada para o mar e os surfistas.

O surfe vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, em função de atletas que nos encheram de orgulho ao conquistar os primeiros lugares do ranking mundial. Como Gabriel Medina, Adriano de Souza (Mineirinho) e Filipe Toledo. Presenciar uma competição do porte do WSL em Saquarema, vibrar e torcer de perto é emocionante. Mas a experiência que vivi ainda se tornou mais especial. Adorei conhecer um pouco da rotina de quem trabalha no evento e perceber a sua paixão pelo esporte… Para completar, ainda conhecemos a australiana Stephanie Gilmore, seis vezes campeã mundial, bem no momento que ela havia recém saído do mar!

Na pausa para o almoço, desfrutamos de um buffet vegano na Casa Flutuar,  um espaço com astral único. Aliás, a vibe em todo o entorno do WSL em Saquarema estava fantástica. Além da própria competição, tinha atrações para todos os públicos: música ao vivo, food trucks, feira de artesanato, ações dos patrocinadores. A Jeep preparou algo inovador. Num cenário com uma escultura de areia e um carro lindo da marca (o Jeep Wrangler), 24 câmeras GoPro fazem um registro ao mesmo tempo. Assim é criada uma imagem de 180 graus! Achei o efeito simplesmente sensacional! Termino esse post com a minha foto/vídeo que resultou da ação.

Escrever um comentário