“Correndo por aqueles que ainda não podem”, esse é o lema da Wings for Life, a prova que doa 100% do valor das inscrições para a pesquisa da cura da lesão medular. Ou seja, para que pessoas que usam cadeira de rodas possam voltar a andar! A Wings for Life acontece simultaneamente em diversos lugares ao redor do mundo, e nesse ano a cidade brasileira escolhida para sediar a prova foi o Rio!

Milhares de pessoas correndo ao mesmo tempo, em lugares diferentes, todos unidos por uma só causa. Essa é a ideia da corrida Wings for Life, promovida pelo instituto de mesmo nome, que não tem fins lucrativos e busca ajudar médicos e cientistas a encontrar uma solução para a lesão da medula espinhal. Como esse tipo de lesão não é considerada uma condição muito difundida, o apoio governamental e da indústria farmacêutica é baixo. Por isso, a esperança da cura depende muito de iniciativas privadas e doações.

E a Wings for Life encontrou uma maneira de colaborar com a causa através de uma corrida diferente e democrática. Na Wings, cada pessoa corre o quanto quiser – ou o quanto conseguir! Não existe linha de chegada, e sim um carro que percorre o trajeto. Quando esse carro chega até você, simboliza o final da sua prova. Além disso, cadeirantes são muito bem vindos e dividem a pista com os corredores. Tudo isso faz da Wings for Life uma corrida original, divertida e com uma vibe sensacional. Não existe clima de competição, já que todos estão lá por uma causa maior!

A ideia do Catcher Car (o carro que simboliza a chegada) é muito interessante. Funciona assim: 30 minutos após a largada, os carros entram na corrida com velocidade de 15km/h. Essa velocidade aumenta gradualmente, exatamente ao mesmo tempo em todos os lugares do mundo onde está acontecendo a prova. Assim, o último corredor a ser pego pelo carro, é o vencedor mundial. Nesse ano, quem ganhou foi o cadeirante Aron Anderson, que participou da corrida na Flórida e completou impressionantes 89,85km até o Catcher Car chegar!

Para que a prova possa ter o valor de inscrição totalmente doado para a pesquisa de medula, a Red Bull arca com os custos administrativos do evento em todos os locais onde ele acontece. No Brasil, esse ano a Wings for Life foi patrocinada pela Olympikus, que me chamou para viver a experiência dessa corrida tão especial. Foi a primeira vez que a Wings aconteceu no Rio, com largada na Pedra do Pontal e o mesmo percurso da Maratona do Rio (com a diferença que não há a linha de chegada no Aterro do Flamengo). A Olympikus levou um time muito bacana para “correr por aqueles que ainda não podem”: Bruno Gagliasso, Giovana Ewbank, Chico Salgado e Bruninho do vôlei. Tive o prazer de correr com eles por 10km – essa foi a distância que conseguimos completar até que o Catcher Car nos alcançasse.

Outra coisa legal é que a Wings for Life conta com embaixadores locais. Aqui no Rio, o embaixador foi o Fernando Fernandes, modelo que se tornou paraplégico após sofrer um acidente de carro em 2009. Atualmente, ele é atleta e já conquistou o título de campeão mundial de canoagem paralímpica! Laís Souza, ginasta que se acidentou durante um treino de esqui em 2014, também marcou presença lá. A minha conterrânea gaúcha Sabrina Ferri, que ficou tetraplégica ao cair de um balanço na Praia do Rosa (SC), é uma das cadeirantes mais ativas na busca pela cura da lesão medular e já tem tradição de participar da Wings todos os anos! Dessa vez, ela foi até com asas, em alusão ao nome da prova. Isso só  para citar alguns cadeirantes que representaram tantos outros participantes da prova.

Além de toda essa vibe sensacional, ainda pude experimentar o tênis Olympikus Challenger. Foi a primeira prova que fiz com ele e já decidi que esse será meu companheiro para os 21km na Maratona do Rio, dia 02 de junho. O tênis é muito confortável e tem excelente amortecimento, daquele tipo que “abraça o pé” e faz os quilômetros passarem sem preocupação! Ele ainda tem cores lindas e um ótimo custo-benefício (custa R$ 199 no site da Olympikus).

Impossível não se emocionar com a ideia da Wings for Life, né?! No site oficial da prova você pode obter mais informações, acompanhar as inscrições para a prova de 2019 e fazer doações a qualquer momento.

– Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário