É um lugar onde existe muita paixão pela comida – essa foi minha conclusão após uma noite extraordinária na Curadoria! A casa, especializada em charcutaria, produz todas as carnes que são servidas por lá. Os ingredientes utilizados nas receitas são totalmente artesanais e os pratos são preparados na frente dos clientes. Uma cozinha aberta possibilita a interação dos comensais com os cozinheiros, trazendo bastante informalidade ao ambiente.

A história da Curadoria teve início quando Diogo, sócio da casa, decidiu fazer um curso de charcutaria. Até então, o assunto era apenas um hobby… Logo, ele começou a fazer pastrami e oferecer aos amigos. Mas não era um pastrami comum, era algo de qualidade bem acima da média! Com o incentivo de amigos e propaganda boca a boca, o pastrami passou a ser fornecido para eventos e estabelecimentos (Bar do Momo e Vizinho Gastrobar estão entre os primeiros compradores). Realizando testes com o objetivo de chegar à excelência, Diogo passou a produzir também bacon, lombo canadense, salmão defumado, linguiças e salsichas – tudo de forma 100% artesanal.

É legal entender que charcutaria é quase uma “arte culinária”! Pode ser visto como um costume simples, já que é um método de conservação de alimentos desenvolvido numa época na qual não existia tecnologia para preservar carnes. Por isso, usava-se sal. Ao mesmo tempo, charcutaria é algo extremamente complexo, pois as técnicas possíveis são muitas (cura, defumação, cozimento, desidratação, por exemplo). Ainda existem grandes variações em decorrência da matéria prima utilizada e do tempo dedicado ao processo. Dessa forma, as possibilidades são infinitas… E a sensação ao experimentar os produtos da Curadoria é que, dentro dessa infinidade  de resultados que a charcutaria pode oferecer, a marca encontrou a fórmula ideal para cada uma de suas carnes.

Para entender a vibe da Curadoria, o ideal é começar com a deliciosa tábua de charcutaria, que reúne porções de bacon, pastrami e lombo canadense, acompanhados de picles, kimchi e molho de pimenta. Chips de tubérculos são apresentados em uma farta porção, regados com manteiga de garrafa, queijo grana padano ralado na hora e ciboulette. Crocância e sabor nota 10! Apesar de as carnes serem estrelas principais da casa, mesmo os pratos sem carne surpreendem… Confesso que não iria optar por uma receita vegana estando num lugar desses, mas uma pessoa da mesa pediu e experimentei o vinagrete de shimeji. Muito bem temperado, ficou perfeito com o pão da casa, e me fez perceber que a Curadoria busca oferecer toques especiais em cada uma de suas receitas.

Foi então que chegaram os carros chefe da casa, três sanduíches absurdos: o de pastrami (foto principal do post) e o de lombo canadense vêm com com maionese da casa, mostarda l’ancienne, queijo meia cura gratinado e picles. Já o de salmão defumado leva sour cream e as originais pipocas de alcaparra. Todos são servidos no pão de leite. Como estávamos em uma degustação, dividimos alguns sanduíches entre algumas pessoas – recomendo chamar seus amigos para a Curadoria e fazer o mesmo! Até porque é bem difícil escolher o melhor sanduíche. Tudo, absolutamente tudo, é produzido de forma artesanal. O que garante sabor excepcional! O pastrami, grande responsável por fazer a fama da Curadoria, é algo que toda pessoa que gosta de carne merece experimentar!

Quando já estávamos impressionados o suficiente com a Curadoria, o pessoal da cozinha perguntou: vocês tem espaço para os burgers? (Como dizer não nesse momento?! Impossível, rs!) E então os dois hambúrgueres da casa foram apresentados. O Classic vem com blend de peito, acém e bacon, maionese, picles, cebola roxa, queijo cheddar e muito bacon no pão brioche. Um burger de respeito, a carne é incrível, o bacon é surreal e tudo se completa. Dá para dizer sem medo que é um dos melhores burgers que comi nos últimos tempos. A outra opção é o Da Porca, com blend de sobrepaleta suína e bacon, maionese de manjericão e queijo minas padrão. E ainda tinha as sobremesas! Uma noite é pouco para a Curadoria… É um lugar para ir muitas vezes.

Na ala das sobremesas, o bolo laranja quentinho com farofa crocante e mousse de chocolate amargo foi unanimidade na nossa mesa… Um doce simples, mas não comum. Para acompanhar toda essa comida, tem drinks criados pela mixologista Jéssica Sanchez, cerveja e mate da casa. E além de tudo isso, a Curadoria tem uma atmosfera muito especial! A equipe parece trabalhar feliz, eles cozinham com animação, conversam com os clientes e vibram com elogios aos pratos. Dão a sensação de serem apaixonados pelo que estão fazendo. Ah, e os uniformes são macacões super estilosos!

Esse paraíso para carnívoros chamado Curadoria fica no Vogue Square, na Avenida das Américas, 8585. Abre nos seguintes dias e horários: quarta e quinta 17h – 23h / sexta 16h – 1h / sábado 15h – 1h30 / domingo 16h30 – 23h30. Mais informações no facebook da Curadoria.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

 


  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

2 comentários

  1. Adoro pastrami, na próxima ida ao Rio preciso conhecer esse lugar.

    • Vá conhecer mesmo! Para quem gosta de pastrami é imperdível! E mesmo quem não gosta, acho que mudaria de ideia na Curadoria… Rsrs 😉

Escrever um comentário