A história da Cervejaria Búzios teve início há bastante tempo, quando o casal de engenheiros químicos Luiz Rogério e Vera viajava pela Europa e se encantava experimentando cervejas especiais. Naquela época, as cervejarias artesanais ainda não eram comuns no Brasil e eles trabalhavam em sua área de formação. Anos mais tarde, em 2010, depois de muito sonhar e planejar, decidiram produzir sua própria cerveja e chamá-la de Búzios, para homenagear a região de belas praias do estado do RJ! 

Já que a ideia era homenagear as praias e o sonho era grande, Luiz Rogério e Vera decidiram não apenas fazer uma cerveja chamada Búzios – e sim a Cervejaria Búzios, onde cada estilo de cerveja teria o nome de uma praia! Com  23 possibilidades para explorar, eles optaram por ir mais a fundo nessa ideia e criar cada cerveja com elementos que tenham relação com a praia cujo nome está em seu rótulo.

Isso significa que o tom da cerveja pode fazer uma alusão à cor da areia da praia, ou a leveza pode ter uma relação com a calmaria do mar, ou o amargor pode lembrar as ondas agitadas… Cada cerveja tem uma personalidade, pensada em mínimos detalhes e desenvolvida ao longo de meses de muita pesquisa e testes para chegar até o resultado ideal.

Assim, além de terem nomes de praias de Búzios, as cervejas também têm um slogan que destaca uma característica. Mas não da forma convencional de descrever cervejas, são adjetivos relacionados à personalidade mesmo! Por exemplo: Geribá, premium american larger, é a descolada / Brava, american IPA, é a invocada / Manguinhos, munich dunkel, é a romântica / Tartaruga, cerveja de trigo, é a tranquilona. Muito bacana, né?!

Parece que esse jeito de apresentar as cervejas transmite ao público o carinho com o qual elas são pensadas e produzidas! Também é uma maneira de facilitar o entendimento de quem não é muito familiarizado com termos cervejeiros, mas gosta de experimentar cervejas diferentes. Algo que todas as cervejas da Cervejaria Búzios têm em comum é seu alto teor de drinkabilidade. Ou seja, são muito fáceis de gostar e de beber, mesmo que algumas tenham propriedades como alto teor alcoólico ou amargor pronunciado, todas são agradáveis ao paladar, mesmo para quem não curte cervejas muito fortes.

Tanta dedicação e cuidado para desenvolver cervejas especiais rendeu à Cervejaria Búzios o pomposo título de cervejaria do estado do RJ com maior número de prêmios internacionais! O sucesso faz o casal Luiz Rogério e Vera sonharem e se dedicarem ainda mais – e já que ainda tem muita praia em Búzios para virar cerveja e muito estilo de cerveja para ser explorado, eles estão sempre pensando em novidades!

A última a ser lançada foi a Forno, uma irish red ale, que é a cerveja da paixão e tem uma linda cor avermelhada, como forma de homenagear as areias da Praia do Forno… Uma cerveja com equilíbrio perfeito entre dulçor e amargor é a oitava da Cervejaria Búzios. Outro detalhe que não passa despercebido são os rótulos das cervejas, cada um trazendo uma ilustração da praia que está sendo representada. Os desenhos coloridos e alegres, tão bonitos que dá vontade de colecionar as garrafas da Cervejaria Búzios.

As cervejas da podem ser encontradas em diversos pontos de venda no Rio, como Supermercado Zona Sul, Deli Delícia, Botto Bar, e Empório Santa Therezinha. E a Cervejaria Búzios tem seu quiosque no mercado de produtores UpTown, com todas as cervejas disponíveis em garrafas ou torneiras (os chopes podem ser levados para casa em growlers de 2 litros!). O UpTown fica na Avenida Ayrton Senna, 5500 – bloco 12, na Barra da Tijuca. Confira mais informações no site e facebook da Cervejaria Búzios.

Conheça aqui todos os estilos e prêmios da Cervejaria Búzios:

  • BRIGITTE, witbier, a cerveja exótica

Eleita a Melhor do mundo, no seu estilo, no World Beer Awards 2017; Premiada Na Austrália, em 2017, no Australian Beer Awards; Eleita a Melhor Witbier das Américas, no Worldberawards 2015; Premiada com na Copa das Cervejas no Chile, em 2015.

  • BRAVA, american IPA, a cerveja invocada

Premiada com Bronze no WorldBeerAwards em  2017 e 2016; Premiada com Prata no WorldBeerAwards em 2015.

  • MANGUINHOS, munich dunkel, a cerveja romântica

Premiada com medalha ouro no World Beer Awards em 2017 e 2015; Premiada com a Medalha Prata na Copa das Cervejas no Chile em 2014; Premiada no Brasil pela ABRADEG (Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja) em 2013 e 2012

  • ARMAÇÃO, bohemian pilsner, a cerveja sofisticada e descontraída

Eleita a melhor do Brasil em seu estilo pelo World Beer Awards 2017; Premiada pela ABRADEG (Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja) em 2013

  • GERIBÁ, premium american larger, a cerveja descolada
  • TARTARUGA, cerveja de trigo, a cerveja tranquilona
  • FERRADURA, belgian strong golden ale, a cerveja intensa
  • FORNO, irish red ale, a cerveja da paixão (recém lançada no Mondial de La Bière 2018)

 

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário