Com o conceito ‘espresso bar’, o Cafe ao Leu é um espaço pequeno e cheio de paixão pelo café! Nada de um simples cafezinho – o que o local oferece são cafés de altíssima qualidade. Grãos vindos de pequenos produtores, escolhidos pessoalmente pelo barista Leo Gonçalves, que é proprietário da loja, são torrados e moídos lá mesmo.

Numa rua tranquila de Copacabana, a Almirante Gonçalves, chama atenção o toldo listrado em preto e branco, que remete a uma cafeteria no exterior. É diferente do que estamos habituados aqui no Rio… O Cafe ao Leu chegou justamente para isso: surpreender seus clientes. Quem resolve conferir a novidade, automaticamente tem vontade de voltar. Assim, a casa já conquistou clientela fiel logo nos primeiros meses de funcionamento.

O barista Leo Gonçalves, fundador da marca Soul Barista (que em 2017 virou Cafe ao Leu), que se tornou conhecida na feira carioca Junta Local, gosta de viajar pelo Brasil e conhecer de perto as fazendas e produtores de pequeno porte. É assim que ele escolhe os grãos que vai receber, ainda verdes, para então definir sua torra e fazer a moagem – de forma que seja possível oferecer cafés na sua melhor versão!

Os espressos são feitos numa máquina de última geração, da marca italiana Victoria Arduino (coisa fina!). Mas também há outros métodos, como bunn, V60 e aeropress. Aqui, cabe um aviso: Leo carrega o título de campeão brasileiro de aeropress! Contextualizando para quem, como eu, adora café, mas não conhece tanto esse universo: existe uma competição que elege o barista que prepara o melhor café utilizando o método aeropress. Leo foi o vencedor em 2017 e representou o Brasil na etapa mundial, que aconteceu na Coreia do Sul! Bacana, né?!

Já deu para entender que o café é a estrela principal e tudo gira em torno dele. Porém, as comidinhas também são de alto nível! Criadas pela chef Aline Tavares (do Caverna), as receitas do Cafe ao Leu têm gostinho de feito em casa com carinho e bons ingredientes. O cookie de chocolate assado diariamente é algo que faz o coração de qualquer chocólatra disparar! Mas, em alguns dias, ele dá espaço ao cookie de doce de leite com flor de sal, já que o menu de quitutes varia. Enroladinho de presunto e queijo e o pão de queijo da Canastra também são companheiros ideais para os cafés.

Ainda tem cafés gelados, drinks com café e o verdadeiro cappuccino (que leva apenas café e leite cremoso)… Alguns minutos no balcão observando o trabalho do Leo e tirando dúvidas sobre o Cafe ao Leu são suficientes para entender a valorização de cada mínimo detalhe – o que tem como resultado cafés perfeitos e ambiente muito acolhedor. Importante frisar que não é apenas uma cafeteria, lá ainda é possível comprar café para fazer em casa (devidamente recomendado de acordo com seu gosto e método que você utiliza) e também há uma sala para cursos e workshops, direcionados tanto para profissionais quanto para entusiastas da bebida.

Trata-se de um lugar imperdível para amantes de café! O Cafe ao Leu fica na Rua Almirante Gonçalves 50, em Copacabana. Abre de segunda a sábado das 10h às 18h. Confira mais informações no Facebook e Instagram do Cafe ao Leu.

Atualização: o Cafe ao Leu ganhou o prêmio de melhor café da cidade da Veja Comer & Beber Rio de Janeiro 2019!

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário