Inaugurado no final de 2016, o Garoa Bar Lounge se tornou um dos primeiros lugares que vem à mente tanto de quem quer um bar animado quanto de quem quer tomar um ótimo drink. Situado na Dias Ferreira, é comandado pelo jovem mixologista Igor Renovato, que montou uma equipe de competentes bartenders. Do balcão do Garoa saem verdadeiras preciosidades da mixologia!

Basta passar na frente do Garoa para perceber o sucesso do bar. O local se tornou um dos points da zona sul, com direito a uma multidão bebendo em pé na calçada. Mas se você prefere sentar, não tem problema, o ambiente interno é bem aconchegante. E muitas vezes tem lugar lá dentro mesmo nos dias de mais movimento – é que bar point tem disso, quem vai para “ver e ser visto” quer mesmo é ficar do lado de fora. Se você é do time da calçada e faz questão de um bom drink, também não há motivos para se preocupar. Os garçons atendem lá e os coquetéis do Garoa são pensados para serem feitos em escala.

O Garoa Bar Lounge é a primeira filial do bar homônimo que já existe na cidade espanhola Santiago de Compostela há mais de 10 anos. Escolhido para ser o responsável pelas bebidas da unidade carioca do Garoa, o mixologista Igor Renovato faz muito mais do que criar bons coquetéis. Com simpatia e animação contagiantes, ele recebe os clientes com um sorriso no rosto e adora apresentar novidades. Sua competência e carisma resultaram no prêmio de melhor bartender do Rio de Janeiro pela Veja Comer & Beber 2018,  ao mesmo tempo que o Garoa foi eleito o melhor bar de drinks da cidade!

Igor Renovato preza pelo trabalho em equipe, por isso os coquetéis do Garoa são criados por todos os bartenders da casa. Douglas Henrique (mais conhecido como Pretinho Cereja), Gregóri Sanglardh e Daniel Estevan compõem a equipe junto ao Igor. Isso significa que todos ali entendem muito de mixologia, não apenas sabem reproduzir receitas. Na mais nova carta de drinks, lançada em maio de 2019, há 12 opções inéditas, sendo que três foram pensadas por cada bartender. Como inspiração, as variadas rotas para percorrer o Caminho de Santiago, uma homenagem à cidade natal do Garoa.

À base de muita criatividade e estudo, cada bartender desenvolveu drinks de estilos diferentes, desde os mais fáceis de beber aos mais complexos. Sempre tendo um dos caminhos como inspiração: Igor Renovato ficou com o caminho espanhol; Pretinho Cereja com o caminho francês; Gregóri Sanglardh com o caminho português; Daniel Estevan com o caminho inglês. Coisa muito fina esses novos drinks, não são apenas bonitos e agradáveis ao paladar, também carregam uma boa dose de cultura!

O profissionalismo do pessoal do bar, notável em cada coquetel, é tão evidente quanto o clima bom do Garoa! O ambiente é agradável, a equipe de garçons é atenciosa e a vibe do balcão é de descontração. Inclusive, eu até já fui parar atrás do balcão, rs. Há coquetéis variados, bem equilibrados, com apresentação bonita e que atendem todos os gostos. Para acompanhar, deliciosas comidinhas livres de frituras, como a tábua de queijos e charcutaria, as empanadas bem recheadas e o saboroso tartar de salmão. Assim, uma noite no Garoa Bar Lounge passa rápido e se transforma numa bela experiência etílica!

Sobre os drinks que aparecem nas fotos:

Pamplona, de Pretinho Cereja (Caminho Francês) – Grey Goose, mix cítricos, Saint Germain, vinho rosé infusionado com morangos. Leve, refrescante e cítrico, esse foi um dos meus preferidos!

Amigos, de Gregori Sanglardh (Caminho Português) – Yaguara Ouro, Licor 43 e refrigerante de leite de marshmallow. Uma homenagem ao samba “Toda Hora”, que tem em sua letra o verso “Amigo eu nunca fiz bebendo leite / Amigo eu não criei bebendo chá”, de autoria dos bambas Moacyr Luz e Toninho Geraes.

Campo de Estrelas, de Gregori Sanglardh (Caminho Português) – Beefeater, Yaguara Ouro, Seji Kombucha de hibisco, gengibre e frutas vermelhas. Literalmente, uma pequena obra de arte, já que o drink vem coberto com papel de arroz com ilustrações impressas em tinta comestível que reproduzem quadros de artistas clássicos!

Salute!, de Daniel Estevan (Caminho Inglês) – Chivas Extra, vermute de Jerez Fernando Castilla, Campari reposado em barril e ameixa seca. Para os adoradores de bebidas com amargor acentuado!

De Compostela, de Igor Renovato (Caminho Espanhol) – Gim Bombay com infusão de queijo, Brandy de Jerez, xarope de pão, molho de maracujá e mexilhão em conserva. Originalidade no nível máximo, o drink vem acompanhado de nada menos que um mexilhão!

Todos os novos drinks custam R$ 32. Ainda há mais oito clássicos do Garoa, que são fixos no cardápio, e uma extensa lista de Gim Tônicas. Seja nos sofás e poltronas aconchegantes ou na calçada lotada, o Garoa Bar Lounge é sempre uma boa pedida! Fica na Rua Dias Ferreira, 50, no Leblon. Abre de terça a sábado das 19h às 2h e domingo das 19h à 0h.

*As experiências contadas nesse post foram cortesias do estabelecimento. Publicado em 14/04/2018 e atualizado em 24/05/2019.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

1 comentário

Escrever um comentário