Os arraiás no Rio se estenderam também por todo o mês de julho, afinal só junho não seria suficiente para tantos eventos bacanas… O hábito de promover festas juninas é muito antigo e reúne costumes de diversos lugares do mundo. No Brasil, as maiores festas juninas acontecem no nordeste – mas a tradição vem ganhando cada vez mais força no Rio! Eu vivi ótimos momentos juninos cariocas e conto aqui sobre quatro festas.

Arraiá do Copa

Pela primeira vez, o Belmond Copacabana Palace, hotel símbolo do Rio, entrou no clima de arraiá! As paredes e pilares dos salões principais foram revestidos com chita, o teto ganhou bandeirinhas e havia cenários caipiras (muito legal para tirar fotos, rs). Barracas ofereciam comidas típicas deliciosas e até uma réplica de fogueira gigante fazia parte da decoração – era pura cor e alegria! A festa já começou animada, com um show da Preta Gil. Mostrando a forma nordestina de celebrar a tradição junina, uma quadrilha com cerca de 80 dançarinos abrilhantou  os salões do Copa! Para fechar a noite, rolou um show maravilhoso da musa Elba Ramalho. O primeiro Arraiá do Copa foi um sucesso, não apenas por ter sido uma festa perfeitamente organizada e com cada mínimo detalhe pensado, mas também pela vibe que tomou conta da noite. Pessoas de todas as idades, quase todas vestidas a caráter, se divertiram e curtiram um arraial com a estrutura que só o hotel mais tradicional da cidade poderia proporcionar. Foi lindo, tomara que aconteça todos os anos!

Locanda na Roça

A tradição junina chegou à serra em alto estilo na festa promovida pela Locanda della Mimosa! A belíssima pousada em Petrópolis abriu suas portas a não hóspedes para realizar a primeira edição da Locanda na Roça. O ambiente externo se tornou uma grande comemoração para pessoas de todas as idades. Desde crianças até idosos aproveitaram o evento que começou no início da tarde. A decoração não podia ser mais fofa, com barracas de diversas brincadeiras típicas, como pescaria, correio do amor, derruba latas. Para beber, a adega da Locanda oferecia excelentes vinhos. O cardápio criado pelo chef italiano Danio Braga contava com mini porções de pratos quentes, eu experimentei um arroz da roça que estava maravilhoso. Algodão doce feito na hora e lindas maçãs do amor encantavam crianças e faziam adultos relembrarem a infância… O grupo Caxote fez um show contagiante com muita música brasileira, seguido do cantor Lucas Israel, que interpretou sucessos do sertanejo universitário.

Arraiá da BOA + Casamento Coletivo

A Antarctica sempre incentiva festas juninas através do patrocínio de diversos eventos por todo o Rio de Janeiro, além de promover o seu Arraiá da Boa. Nesse ano, a marca decidiu inovar e fez um casamento coletivo! Mostrando que leva a sério a campanha “Coisa BOA gera coisa BOA”, a Antarctica proporcionou a oficialização do matrimônio de 100 casais que não tinham condições financeiras de realizar a cerimônia! As inscrições aconteceram através do site da marca, que também arrecadou doações de itens para a festa e voluntários para participar da organização. A mobilização foi tão grande que alguns dias antes da festa foram abertas 15 vagas extras para que funcionários da AMBEV também pudessem casar! Assim, o total de 115 casais oficializaram sua união num sábado de julho, no Terreirão do Samba. Muitas surpresas foram preparadas para receber os noivos no grande dia, uma delas foi o maquiador Fernando Torquatto e sua equipe, que produziram todas as noivas com muita emoção. Essa grande celebração do amor foi seguida de uma festa junina aberta ao público com show da Preta Gil, no qual todas as noivas subiram no palco para jogar o buquê.

Arraiá do Morro 

O Bondinho também promoveu sua comemoração junina! O evento aconteceu no Morro da Urca, com barraquinhas de comidas típicas a preços camaradas, decoração com bandeirinhas e shows de forró ao vivo. Para as crianças, o Circo Macaco Prego fez uma apresentação temática aos sábados e o musical infantil “Luiz e Nazinha” aconteceu aos domingos. O Arraiá do Morro aconteceu por três finais de semana seguidos em julho, sempre com acesso gratuito para todos os visitantes do complexo. O Bondinho vem promovendo diversas ações para incentivar a frequência de moradores da cidade e o arraiá foi mais uma super bem sucedida. Claro que também foi incrível pros turistas, imagine que legal conhecer o Bondinho justamente num dia de festa?! Eu acho o Morro da Urca um dos melhores lugares para assistir o pôr do sol, então aproveitei para ficar lá até o entardecer. Valeu a pena, peguei um crepúsculo fantástico no dia que estive no Arraiá do Morro.

Escrever um comentário