Idealizado por Gian Pomposelli, precursor do parkour no Brasil, o Voltz Parkour fica no bairro Jardim Botânico. O local oferece arte, lazer e recreação, com atividades para crianças e adultos. E foi totalmente reformado, recebendo novos grafites e um novo Parkour Park! 

Acabo de conhecer esse lugar inovador, diferenciado e apaixonante chamado Voltz Parkour. Fui recebida pelo proprietário, Gian Pomposelli, que me mostrou o espaço e me apresentou as artes do Voltz – nome dado por ele, que significa energia do percurso!

Ao invés de usar a nomenclatura “aulas” ou “atividades”, Gian prefere chamar de “artes” as modalidades especiais oferecidas no local. São elas: trampwall, freerunning (acrobacia + parkour), piscina de espumas, circo (tecido, corda lisa e trapézio), acrobacia aérea, street dance, escalada, slackline e área de trampolim acrobático. Há também oficinas e workshops de grafite com artistas convidados. E a Voltz acaba de lançar uma seleção de aulas de artes integradas inspiradas na arte urbana, como colagem com lambe-lambe, objetos com sucatas, criação de slime e pintura com tinta orgânica.

Fui com meu filho de 2 anos, que ficou encantado querendo participar de tudo, mas a faixa etária mínima permitida por lá é de 5 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados dos pais. De qualquer maneira, independentemente da idade do seu filho, para pais extremamente zelosos que queiram acompanhá-los, uma vez que estamos falando de esportes radicais, há bancos estrategicamente posicionados no espaço onde podem se sentar confortavelmente.

Gian Pomposelli é pioneiro em parkour no Brasil. Parkour, pra quem não sabe, significa percurso em francês e trata-se de uma arte urbana francesa de sobrepor obstáculos com o próprio corpo. Não é necessário roupa especial pra isso, basta a técnica. O parkour é um esporte bastante criativo, que trabalha coordenação, equilíbrio, força, flexibilidade, reflexo, concentração, medo e decisão. Bem dinâmico, faz saltar, rolar, pular, rastejar, pendurar, equilibrar!

A Voltz Parkour é marcada por diferentes elos de artes e fusão dos atletas. Os instrutores são os próprios atletas e são super alto astral. Tive a oportunidade de conhecê-los e observar um pouco de seu trabalho. Outro diferencial é que visam o coletivo e não a competição – acho isso especial! Todos os trabalhos da Voltz são voltados para cultura, arte, música, esporte e lazer e dirigidos para a saúde física e qualidade de vida.

Quem vai ao espaço Voltz também tem a oportunidade de ver uma verdadeira exposição de arte urbana com grafites de artistas cariocas famosos, como Eco, Lamarca, Guga Liuzzi e Andy Costa. O fundador do espaço, Gian Pomposelli, é multitalentos – um visionário, eu diria. Trabalhou para outras pessoas em grandes eventos como as Olimpíadas e Cirque du Soleil, por exemplo.

Mas, há cinco anos resolveu criar seu próprio lugar, o Voltz Parkour, toda essa estrutura montada internamente num galpão coberto, porém aberto, que faz parte do colégio Divina Providência, uma área imensa no arejado bairro do Jardim Botânico. A decoração é toda ideia dele. Tudo se assemelha ao mobiliário urbano, os comes e bebes são servidos num food truck e a recepção funciona numa banca de jornal. As próprias artes (digo, as atividades) estão pichadas num muro, uma parede do espaço. Tudo para um perfeito parkour!

Agora em julho, de 02 a 27, está aberta a Colônia de Férias. Há várias opções de pacotes e também diárias (inscrições e valores no site). Sempre tem colônia durante as férias escolares, em janeiro e julho. Este mês foi lançado o primeiro mascote, o macaco Voltz, que vai incrementar as aulas de parkour durante as férias. Em relação às aulas, quero dizer, às artes, informações sobre horário, disponibilidade e valores devem ser consultadas pelo telefone. Há também possibilidade de aulas avulsas e todo inscrito ganha uma meia de trampolim personalizada da Voltz Parkour.

Anote aí: no dia das crianças, 12/10/2018, acontece lá o evento Voltz Kids Parkour e nos dias 13 e 14/10/2018, o Challenge Parkour para o público adolescente e adulto – que nada mais é do que um encontro brasileiro de atletas simpatizantes da arte urbana do parkour. A entrada é grátis, mas é necessário um pré-cadastramento pelo site.

Ah! Durante os finais de semana, a Voltz Parkour está aberta para eventos e festas de aniversário! Confira no site alguns vídeos das festinhas e veja que vontade que dá… Lembrando que atende todas as faixas etárias, dos pequenos aos adultos. Já pensou comemorar seu aniversário lá?

O Espaço Voltz Parkour fica na Rua Lopes Quintas, 274, no bairro Jardim Botânico – localizado dentro do Colégio Divina Providência (telefones 3172-5972 / 99670-3422 ). Artes de segunda a sexta das 9h às 21h, festas e eventos aos sábados e domingos de 9h às 18h30. Saiba mais no site e no facebook da Voltz Parkour.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espaço.

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

 

1 comentário

Escrever um comentário