Musical em cartaz no Oi Futuro, “Thomas e as Mil e Uma Invenções” traz um menino com nome e cabeça de inventor que almeja criar algo novo para conquistar a menina dos sonhos. História recheada de ideias que acendem e apagam é livremente inspirada na vida de Thomas Edison.

– Post escrito pela colaboradora Carolina Machado

O musical infanto-juvenil “Thomas e as Mil e Uma Invenções” conta a história de um menino de nove anos. Thomas Edison da Silva é filho de pai eletricista que tem como ídolo o inventor da lâmpada elétrica, o cientista americano Thomas Alva Edison. Paralelamente aborda também, sutilmente, as expectativas que nós pais temos sobre nossas crianças. Thomas é uma criança como todas as outras, enérgico, criativo e engenhoso, mas que carrega o peso do nome de um gênio e por isso passa muito tempo confabulando uma porção de ideias eletrizantes no laboratório que criou dentro de casa.

O cientista Thomas Alvas Edison é conhecido como o inventor da lâmpada elétrica, porém seu curriculum é bem mais vasto. Em seu nome estão registradas mais de 2.000 patentes, sendo apenas 400 delas ligadas à eletricidade. E ainda é autor de frases célebres tal como “Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.” Um retrato seu estampa a parede do laboratório de Thominhas na casa onde vive com os pais, a avó e o gato Petit Gâteau na zona norte do Rio.

O cenário combina direitinho com a mente fervilhando de ideias de nosso querido protagonista e isso, pra mim, é um dos pontos altos da peça. Mérito do artista plástico Glauco Bernardi que também criou objetos cênicos que foram inseridos na dramaturgia. Tais objetos foram baseados no projeto “Pequenos Grandes Inventores”, idealizado pela autora de “Thomas e as Mil e Uma Invenções”, onde crianças da Escola Municipal Senador Corrêa sugeriram invenções para deixar as pessoas mais felizes. Eu adorei especialmente o mundo cênico onde a história ganhou vida!

E é essa busca que move Thomas ao longo da história. Ele é desafiado por Marion, a garota popular da escola por quem é apaixonado, a criar algo novo e apresentar a grande descoberta na festa de aniversário dela. Marion tem uma irmã gêmea, Mirna, ambas interpretadas pela atriz Thais Belchior, outro ponto alto da dramaturgia. A personagem da Mirna arranca muita risada da plateia. Ela é o oposto da irmã egocêntrica e sente uma paixão platônica por Thomas. No início da história, Mirna presenteia o amigo com carambolas que, segundo ela, são carimbos de estrelas no céu da boca. Que sabida!

“Thomas e as Mil e Uma Invenções” é um daqueles espetáculos bem caprichados e vale ser visto, além do entretenimento, pela qualidade artística. O texto original é de Vanessa Dantas e as músicas são de Tim Rescala, ambos profissionais premiados. Ela, por adaptar ópera para o teatro para crianças. Ele, como autor de óperas, musicais, música de câmera e eletroacústica. Trazer para o palco a história de um célebre inventor da humanidade incentiva as crianças a nunca deixarem de imaginar. Realmente a Vanessa teve uma ideia iluminada (me perdoem o trocadilho!).

A direção do musical é de Fabianna de Mello e Souza. O elenco traz Gabriel Stauffer, Hugo Kerth, Letícia Medella e Thais Belchior. Os atores interpretam ao vivo as treze canções, criadas por Tim Rescala, acompanhados da banda formada por Daniel Ganc (violão), David Ganc (flauta), Léo Pereira (cavaquinho) e Oscar Bolão (percussão).

Eu ri bastante durante a peça, que é tanto para pais quanto pra crianças, mas também saí comovida. Porque aborda a essência imaginativa da criança e também fala, a meu ver, do peso das projeções narcísicas dos pais que ela carrega. Na história, ao batizar o filho de Thomas Edison, o pai espera que o menino seja um sucesso trilhando os mesmos passos do cientista famoso para superar sua própria frustração de ser um eletricista que só conserta e nada cria. Contudo, o bonito dessa história é que mesmo havendo expectativa, bem retratada na música “Meu Filho Vai Ser o que Eu Não Pude Ser”, naquela família prevalece acima de tudo carinho, amor e liberdade.

Mais uma peça que diverte e faz pensar! Não poderia ser diferente quando ambientada no Oi Futuro. E o final é surpreendente… Aprendi várias coisas: a imaginação é o caminho e a paixão ilumina a todos. Qual é a sua?

“Thomas e As Mil e Uma Invenções” dura 70 minutos e está em cartaz até 10/06/2018 no Oi Futuro Flamengo (Rua Dois de Dezembro, 63). Sábado e domingo, às 16h. Haverá sessões com libras nos dias 12/05 e 02/06 e com audiodescrição no dia 26/05. A indicação é livre, mas acho ideal para crianças que têm entre 7 e 10 anos. Ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A bilheteria abre de terça-feira a domingo, das 14h às 20h (21 3131-3060) e você também pode comprar online. Saiba mais no facebook do espetáculo.

  • Crédito das fotos: Dalton Valério

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.


  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

 

1 comentário

Escrever um comentário