Romeu e Julieta, a história de amor mais contada de todos os tempos, acaba de ganhar uma nova versão! O conto de Shakespeare aparece modernizado em um espetáculo embalado por músicas de Marisa Monte. Dirigido por Guilherme Leme Garcia, Romeu e Julieta Musical tem uma pegada jovem, belo figurino e, por incrível que pareça, canções que soam como se tivessem sido feitas especialmente para essa história.

O amor intenso de dois jovens que não podiam ficar juntos porque pertenciam a famílias rivais foi contado por Shakespeare no início de sua carreira, lá em 1595. E não é que agora, em 2018, Romeu e Julieta Musical ao som de Marisa Monte faz a trama parecer atual?! Um espetáculo vibrante mostra essa clássica história de uma forma bastante animada e envolvente. As cenas onde os Montecchios e Capuletos se enfrentam vêm cheias de referências atuais, transpondo as situações para os dias de hoje.

Já as roupas dos personagens mesclam tradição e modernidade. Por sinal, o figurino criado pelo estilista João Pimenta é um ponto muito forte de Romeu e Julieta Musical. Não precisa nem ser ligado em moda para ficar encantado com os vestidos na grande festa na casa dos Capuletos. Também chamam atenção os coturnos e calças justas usados pelos jovens… Apenas para dar alguns exemplos, pois o figurino é bem rico e muito bonito.

Com a intenção de apresentar Romeu e Julieta de forma que ficasse interessante para o público jovem (objetivo que certamente foi atingido!), o diretor Guilherme Leme Garcia aceitou a sugestão de Gustavo Gasparini para a trilha sonora. Foi dele a ideia de que todas as músicas da peça fossem de Marisa Monte. Algo ousado e com resultado no palco impressionante. Só assistindo ao espetáculo para entender o quanto cada canção se encaixa com a cena onde é cantada! Realmente é surpreendente ver as músicas e a história que a gente já conhece se encontrarem de maneira tão harmônica.

Nos papéis principais, a bela Bárbara Sut dá vida a uma Julieta negra! Assim como no conto de Shakespeare, ela tem a leveza de uma menina e a coragem de uma mulher. Thiago Machado interpreta Romeu, expressando a felicidade de estar apaixonado e o desespero frente aos percalços para ficar junto de sua amada. O casal Romeu e Julieta está tão entrosado, que mesmo sabendo o final da história, por um momento eu juro que torci para que tudo desse certo e eles pudessem ficar juntos… Rs.

São 25 músicas de Marisa Monte, interpretadas por todos os personagens, sempre com beleza e emoção. O cenário, obra de Daniela Thomas, reconstrói as torres de pedra das cidades medievais apostando no minimalismo. Entre muitos outros talentos em Romeu e Julieta Musical, ainda gostaria de destacar Fernando Torquatto no visagismo e Vera Holtz na preparação do elenco. E assim, duas horas de espetáculo voam… Saí da peça com a sensação de que essa montagem da ‘mais bela história de amor que existe’ foi feita com dedicação e paixão. É emocionante ver o teatro brasileiro cada vez maior!

Romeu e Julieta Musical está em cartaz no maravilhoso Teatro Riachuelo, lugar histórico com interior novinho em folha e instalações super modernas. A temporada no Rio iniciou em 09 de março e vai até 27 de maio. São quatro apresentações por semana: sexta 20h, sábado 16h e 20h e domingo 18h. Os ingressos custam de R$ 50 a R$ 160 e podem ser comprados na bilheteria do teatro (uma dica valiosa: apresentando o cartão do Metrô Rio, todos ganham 50% de desconto comprando na bilheteria) ou online. Mais informações no site do Teatro Riachuelo e no facebook de Romeu e Julieta Musical. O Teatro Riachuelo fica na Rua do Passeio, 40, na Cinelândia.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.


  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário