“Meu coração, não sei por que/ Bate feliz quando te vê/ E os meus olhos ficam sorrindo/ E pelas ruas vão te seguindo/ Mas mesmo assim/ Foges de mim” – Todo mundo sabe que essa música é do Pixinguinha. Mas e a letra, você sabe quem a compôs? Pois foi Carlos Alberto Ferreira Braga, o Braguinha! E é a história dele que o espetáculo “O Menino das Marchinhas – Braguinha para crianças” vem contar!

Carioca da gema nascido em 29 de março de 1907, conhecido também por João de Barro, Braginha morreu aos 99 anos deixando mais de 400 músicas gravadas. Ele é considerado o compositor de carreira mais longa no Brasil! “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” encena a história de Carlinhos, um menino com aptidões musicais que convive com uma adorável avó pianista. O pai proíbe a avó de estimular o talento musical do neto, pois quer que ele siga seus passos na fábrica de tecidos. Carlinhos forma um bloco com dois amigos da escola, às escondidas do pai e com o suporte da avó, criando assim belas canções. O bloco era o quarteto Bando dos Tangarás, composto também por Noel Rosa, além de Almirante e Alvinho.

A gente não faz ideia de quão vasto é o repertório Braguinha… Ele realmente imprimiu forte contribuição na arte popular brasileira. São de sua autoria sucessos como “A Canoa virou”, “Balancê”, “Cantores do Rádio”, “Pirulito que bate bate”, “Chiquita Bacana” “Pirata da Perna de Pau” e por aí vai. Pra você que gosta de carnaval, é uma grande satisfação! Pros avós deve bater até um saudosismo.

Nós adoramos a peça, é muito alegre e divertidíssima do início ao fim. Os atores são muito carismáticos! A atriz que interpreta a avó, Martina Blink, ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante do CBTIJ. Beto Vandesteen faz o pai, os colegas do bloco de Carnaval são Jean Pontes (Henrique) e Augusto Volcato (Alvinho), cômicos! O protagonista é interpretado por Pedro Henrique Lopes de forma muito cativante. A gente sente ternura por aquele menino cheio de vida! Profissional diversificado, é ele também quem assina o roteiro. A direção da peça fica por conta de Diego Morais.

Meu filho de 1 ano e 10 meses saiu do espetáculo suado de tanto bater palma e do balancê na cadeira. Minha afilhada de 10 anos riu o tempo todo e pra mim foi uma tarde de puro contentamento. Os 402 lugares do Teatro dos Quatro estavam tomados e era unânime a interação do público. “O Menino das Marchinhas” mais parece um show! Imperdível, especialmente se você for fã de marchinhas de carnaval.

“O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” faz parte do projeto Grandes Músicos para Pequenos, criado pela Entre Entretenimento. O projeto também homenageia Luiz Gonzaga e Milton Nascimento, com os espetáculos “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças” e “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”.  As três peças já tiveram várias temporadas, tendo sido assistidas por mais de 150 mil pessoas! Essa é uma bela maneira de contar às crianças sobre a vida de importantes artistas que fazem parte da cultura brasileira… Qual músico você gostaria de apresentar para o seu filho?

Com 55 minutos de duração, “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” está em cartaz no Teatro dos Quatro, que fica no Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea – Telefone: 21 2239-1095). A temporada vai até 29/04. Logo depois, é a vez de “Bituca – Milton Nascimento para crianças”, de 05 a 27/05. As sessões acontecem aos sábados e domingos às 17h, com ingressos a R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada). Você pode conferir mais informações no site do projeto Grandes Músicos para Pequenos.

Créditos das fotos: Diego Morais

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.


  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário