Há exatos 95 anos, no dia 13 de agosto de 1923, o Copacabana Palace foi inaugurado. Planejado para ser um hotel de luxo num bairro ainda pouco movimentado na então capital do Brasil, o Copa passou por todas as fases do Rio de Janeiro nesse quase um século de existência. Se consolidou como um ícone da cidade e coleciona histórias de celebridades mundias que já se hospedaram por ali. Se reinventou ao longo dos anos e nunca deixou de proporcionar experiências inesquecíveis para seus hóspedes e visitantes!

A construção do prédio que abriga o Copacabana Palace teve início em 1919, com o objetivo de hospedar visitantes internacionais que viriam ao Brasil para um evento chamado “Exposição do Centenário da Independência”, em 1922. Porém, alguns percalços de logística impediram que o hotel ficasse pronto na data planejada… Naquela época, não havia tecnologia e expertise para construir algo da dimensão do Copa, que foi o primeiro grande prédio de Copacabana! Mas, em 13 de agosto de 1923, o Copacabana Palace estava pronto.

Para sua inauguração, aconteceu uma grande festa, que contou com a presença da atriz e cantora francesa Mistinguett (mundialmente conhecida na época) e diversas outras personalidades. Começava ali uma tradição do Copa: festas memoráveis nos suntuosos salões! Bailes, premiações, festas de aniversário e casamento acontecem no hotel com frequência. E, cada vez mais, o local tem se caracterizado por abrir suas portas também a não hóspedes, através de eventos com valores mais acessíveis, como o Bloco de Carnaval e Arraiá do Copa. Além dos restaurantes Pérgula, Cipriani e Mee, todos abertos ao público e com preços que não são exorbitantes.

Para fazer uma refeição na Pérgula, por exemplo, entradas custam a partir de R$ 54 e principais a partir de R$ 74 (leia aqui o post sobre a Pérgula). Também é possível experimentar o brunch, servido aos domingos – uma experiência gastronômica única e inesquecível (leia aqui o post sobre o brunch). A Pérgula é o restaurante principal do Copa, que passou por uma reforma completa no último ano, justamente como parte das comemorações de 95 anos do hotel. É lá que o café da manhã dos hóspedes é servido e de lá saem todos os pedidos de serviço de quarto. A estrutura é impressionante, com uma grande equipe de profissionais que é comandada pelo chef Filipe Rizzato, responsável pelo restaurante e pelo chef executivo do hotel, David Mansaud.

O Cipriani é o restaurante italiano do hotel, enquanto o Mee é oriental (e um dos poucos estabelecimentos do Rio a ostentar uma estrela Michelin). Ah, para não hóspedes, também é possível tomar um drink no bar da piscina. Para entrar na piscina, é preciso estar hospedado no hotel ou comprar o pacote de day use. Mas, se você for ao Copa pode aproveitar para tirar fotos usando a piscina mais famosa do Rio como cenário! Já fiz isso algumas vezes, rs.

Inaugurada em 1935, 12 anos depois de o hotel estar funcionando, a piscina também contribuiu bastante para a fama internacional do Copacabana Palace. Diversas celebridades fizeram fotos de seus mergulhos aí – mesmo antes do advento das redes sociais, imagens de Janis Joplin, Lady Di, Jane Mansfield, entre outros, ganharam o mundo! Outro fato histórico é que Maria Lenck, a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, deu aulas de natação na piscina do Copa. Em 2017, pela primeira vez a piscina foi esvaziada (pois, junto com a Pérgula, passou por uma reforma). E numa iniciativa inédita, foi realizada uma festa dentro da piscina vazia! Tive o prazer de estar lá nessa data, assim me participando um pouquinho da história tão rica que tem esse lugar chamado Copacabana Palace (leia aqui o post sobre o evento na piscina vazia).

Também já pude viver outras experiências muito especiais no Copa, como a aula de culinária com o chef sino-americano Ken Hom. Consultor do Mee, ele é considerado um dos melhores chefs do mundo e é um dos responsáveis por espalhar segredos da culinária chinesa em diversos países (leia aqui o post sobre a cooking class com Ken Hom). Já experimentei pratos de todos os restaurantes, já tomei vários drinks e já estive em alguns eventos. Comer e beber lá é sinônimo de satisfação, tudo é feito com muito cuidado. A beleza do hotel também é surpreendente, realmente de encher os olhos!

Mas sempre que vou ao Copa, o que mais me chama atenção é a gentileza de absolutamente todas as pessoas lá dentro. É algo impressionante! A simpatia e atenção com as quais todo o time do Copacabana Palace, desde garçons até profissionais da comunicação do hotel, trata quem está por lá, é de fato algo encantador. Diria que é um lugar com uma energia muito bonita, que faz qualquer pessoa que entra ali se sentir especial… Além disso, o Copa têm feito ações que atingem toda a população, mesmo quem nem entra no hotel. No final de 2017, por exemplo, um incrível video mapping (projeção no prédio do hotel) foi exibido por alguns dias como presente de final de ano para a cidade, reunindo o público em frente ao hotel, para apreciar gratuitamente o espetáculo!

Muitos não sabem que, nos anos 80, o Copa passou por momentos difíceis e quase fechou. Mas então passou a ser administrado pela rede Belmond (na época, Orient Express). Em 2014, o hotel passou a se chamar Belmond Copacabana Palace, embora seu nome na fachada não tenha sido alterado. Falando em fachada, o Copa também é tombado como patrimônio histórico do Rio de Janeiro. Realmente são muitos motivos para comemorar… Que venham mais muitos anos de história, chegar aos 95 com esse gás todo não é para qualquer um! Parabéns a todos os responsáveis por fazer do Copacabana Palace esse lugar extraordinário!

Para terminar o post, um vídeo com um pouquinho do maravilhoso video mapping que rolou em 2017:

__________________________________________________

– Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no Facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário