Onde tomar café da manhã com horário flexível e uma vista linda do Rio? A Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana é um dos melhores lugares que conheço para isso! Com a vantagem de acomodar bem grupos grandes e ainda oferecer um passeio pela história da cidade, no Museu do Exército que também fica dentro do Forte.

Graças à localização privilegiada, em cima de uma grande rocha no final da Praia de Copacabana, o Forte de Copacabana tem uma vista sensacional da cidade. É possível ter a sensação de estar dentro do mar e enxergar toda a extensão da areia, até o Leme, além de boa parte do bairro. De fato, um visual para deixar qualquer pessoa boquiaberta. Como esse é também um local bastante turístico, é preciso estar preparado para enfrentar fila. Minha sugestão é, para quem tem disponibilidade, se programar para tomar o café da manhã na Confeitaria Colombo durante a semana. Foi o que fiz no dia em que tirei as fotos desse post.

Na ocasião, estávamos num grupo de 10 pessoas da minha família. Minha irmã, que mora em Barcelona, veio passar alguns dias no Rio e decidimos fazer uma reunião familiar por aqui! Não é tão simples encontrar lugares que ofereçam conforto para um grupo grande. Assim como o horário de café da manhã convencional às vezes não atende pessoas que estão de férias e querem dormir até mais tarde. Escolhemos a Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana para reunir todos em uma mesa farta de café da manhã e tivemos uma ótima experiência!

Já que fomos numa sexta-feira, o movimento estava bem tranquilo e esperamos apenas alguns minutos pela mesa. Ficamos na área externa, que conta com a vista maravilhosa – importante dizer que todos na mesa eram turistas, apenas eu moro no Rio. E é muito importante mostrar a beleza da cidade para as visitas, né?! Rs. Nós fazíamos questão de sentar com vista, mas sentar na área interna costuma ser mais rápido. Obviamente chegamos lá morrendo de fome… Como eu já conhecia as porções da Colombo, sugeri que pedíssemos apenas três “Chás do Forte” duplos. Aí está um outro ponto positivo da Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana: as porções são extremamente bem servidas!

Entre 10 pessoas famintas (três homens e sete mulheres) não conseguimos comer tudo. Mas sobrou bem pouco! O “Chá do Forte” é composto de: uma xícara de café ou chá ou chocolate ou leite, manteiga, mel, geleia, mini brioches, duas fatias de presunto, duas fatias de queijo prato, uma fatia de torrada petrópolis, cereais, iogurte, um copo de suco de laranja, um pedaço de bolo, dois casadinhos, dois petit-fours, dois palmiers. Isso é o que vem no individual, no duplo vem o dobro de tudo. A porção individual sai por R$ 47 e a dupla sai por R$ 84. Já que a porção dupla serve três pessoas, o custo-benefício acaba sendo muito bom!

Ah, antigamente, a Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana oferecia o “Café do Forte” e o “Chá do Forte”, duas opções que não diferiam muito, era mais no horário do serviço. Mas o cardápio foi reformulado e permaneceu apenas o “Chá do Forte”, que é servido de terça a sexta das 10h às 12h e das 16h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados é servido o dia todo. Nesse dia, nós chegamos um pouco antes das 12h, fizemos o pedido e permanecemos lá por um bom tempo – foi tipo um brunch. Também pedimos espumante (a carta de vinhos tem preço convidativo) para brindar durante a nossa refeição.

Ficamos bastante satisfeitos tanto com a comida quanto com toda a experiência! Foi uma excelente opção de programação para fazer com várias pessoas. Logo depois do café, aproveitamos para olhar o museu e conferir o visual na Cúpula dos Canhões, que é um nível acima da Confeitaria Colombo. O Forte de Copacabana abre de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h. A Confeitaria Colombo funciona das 10h às 20h. A entrada custa R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia. Saiba mais sobre o Forte de Copacabana aqui e sobre a Confeitaria Colombo aqui.

__________________________________________________

• Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉