A sensação de que o Rio de Janeiro resistiu e está renascendo… Foi isso que senti numa noite de música ao vivo no Bafo da Prainha! É das mesas, todas ao ar livre e com bastante espaço entre elas, que o público pode curtir os artistas que se apresentam na sacada do sobrado número 15 do Largo São Francisco da Prainha.
Estabelecimento irmão da Casa Porto, o Bafo da Prainha veio para trazer alegria e completar o astral democrático desse belo espaço na região central da cidade. O bar fica no bairro da Saúde, onde também está localizada a Pedra do Sal, lugar ícone do samba, a poucos minutos a pé da Praça Mauá (onde ficam o Museu do Amanhã e o MAR, Museu de Arte do Rio). E olha que incrível: o bairro acaba de ser citado na Time Out como um dos 49 bairros mais legais do mundo em 2021, levando em conta todos os novos hábitos impostos pela pandemia!
A programação do Bafo conta com músicos de altíssimo nível, na rua e de graça (lembre-se sempre de colaborar com o chapéu!), daquele jeito que é totalmente a cara do Rio. Como senti saudades disso! De fato é emocionante acompanhar esse momento de retomada da vibe carioca, ainda mais num lugar que conseguiu encontrar uma solução tão criativa e adequada para que possamos voltar a experimentar a liberdade, mas com responsabilidade. Essa “serenata às avessas” é uma ideia maravilhosa.
No dia que eu fui, uma quarta-feira, o show era do Tomaz Miranda, que é vocalista do Bloco Simpatia é Quase Amor e um dos compositores do samba-enredo da Mangueira 2019. Ele apresentou um repertório lindo onde a brasilidade ficou evidente, foi sensacional! Você pode ver um breve resumo do show aqui, incluindo o momento que uma música foi dedicada pra mim e pro Vida Carioca! Tomaz é meu amigo e sabe que “Se a Fila Andar”, de Toninho Geraes, é meu samba preferido 🙂
Experimentei a caipirinha de tangerina (R$ 17, com dose dupla toda quarta-feira) e os espetinhos assados na grelha (a partir de R$ 11,90), mas preciso voltar para explorar melhor o cardápio, que é de churrascaria com preços modestos. Ah, a cerveja de garrafa tava geladíssima. Então é isso, as coisas estão melhorando e nossa cidade está voltando a vibrar! A sensação de viver a retomada do Rio traz esperança de tempos melhores.
O Bafo da Prainha abre de quarta a domingo, sempre com atrações na sacada (música ao vivo ou DJ). Eles não fazem reservas, portanto é importante chegar cedo para pegar mesa. Eu estive lá numa quarta-feira, nos finais de semana costuma ficar mais cheio. Você pode acompanhar a programação no Instagram do Bafo.
Edit: o Bafo da Prainha foi eleito o melhor botequim do Rio pela Veja Comer & Beber! A premiação aconteceu em 20/10 e você pode conferir todos os vencedores aqui.
- Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.
Escrever um comentário