Eu moro no Rio de Janeiro há pouco mais de quatro anos. Sou gaúcha e decidi me mudar simplesmente porque sonhava em morar aqui! Sou apaixonada pelo Rio e costumo receber muitas mensagens de leitores expressando seu amor pela cidade. Então, aproveitei um fato do meu primeiro dia no Rio para convidar os seguidores do Instagram @vida_carioca a compartilharem situações bacanas que já viveram ou citarem algo que gostam muito na cidade. O resultado foi tão incrível que me motivou a deixar registrado num texto os melhores comentários/mensagens. Assim, esse é um post feito com ajuda de muitas pessoas que participam do Vida Carioca!
Um relato do dia em que cheguei ao Rio para morar
No dia 1° de abril de 2014, cheguei aqui sozinha, cheia de malas e de expectativas… Peguei um táxi no aeroporto e fui até o endereço onde ficaria hospedada. Acabei esquecendo meu notebook no banco de trás. Só que antes mesmo que eu percebesse, o taxista deu a volta na quadra e pediu ao porteiro que me chamasse para devolver o que eu havia esquecido. Quando o vi, eu disse: “Nossa, muito obrigada mesmo” e ele respondeu: “Imagina, não tem o que agradecer”. E ali, na minha primeira hora de moradora do Rio, eu entendi que essa não é a cidade da malandragem… É a cidade onde as pessoas se ajudam e acolhem quem vem de fora. É a cidade onde todos aproveitam a praia e assistem ao pôr do sol juntos, independente das diferenças na conta bancária. É a cidade onde o vendedor que circula pela areia, trabalhando por horas debaixo do sol forte, conta sua história sorrindo e acaba dando uma lição de vida. Onde parece que a esperança é realmente maior do que tudo!
Os problemas também estão saltando aos nossos olhos, é impossível não vê-los. Nossa cidade merecia ser muito mais bem tratada. Mas a beleza exuberante do Rio resiste firmemente, assim como essa vibe carioca que é difícil de explicar com palavras… Morar aqui e conviver com o jeitinho desse povo (jeitinho esse que, na minha opinião, nada tem de pejorativo!) é algo que me emociona constantemente. Embora já me sinta totalmente pertencendo ao Rio, não consigo me acostumar e deixar de me encantar com as paisagens maravilhosas e, acima de tudo, com a cultura tão especial dessa cidade. Tenho certeza que as pessoas de bem são maioria por aqui, assim como o lado positivo é bem maior do que o negativo – mas as coisas precisam melhorar e o Rio precisa do nosso apoio. Vamos valorizar a parte boa da nossa cidade?
Assim como eu, muitas outras pessoas são apaixonadas pelo Rio… Então, eu reuni aqui muitas coisas boas e histórias bacanas do Rio contadas pelos leitores/seguidores do Vida Carioca (os comentários foram feitos nesse post no Instagram)!
A vibe boa do Rio
O Rio emociona e faz aflorar o melhor da gente. É uma cidade acolhedora e leve. A vida pulsa em cada esquina, em cada olhar. O Rio é mágico, tem vibe positiva. O Rio de Janeiro e os cariocas são amor. Há pessoas puxando papo na fila do mercado, da farmácia, de qualquer lugar. Os feirantes que dizem que “pode pagar na semana que vem”. Os vendedores ambulantes das praias com suas histórias, eles não desistem de viver suas vidas com dignidade e resistem bravamente, dando esperança de um mundo melhor. O Rio é querido, cheio de pessoas queridas e natureza exuberante. Vemos a mão de Deus nos desenhos das paisagens e sentimos a presença dele na vibe das pessoas.
Não há cidade mais bonita no mundo e que te deixe de tão bom humor quando você vê toda a beleza do avião, quando chega ao Santos Dumont. É uma cidade que pulsa, vibra, encanta, acolhe de um jeito delicioso e único. Lugar cheio de energia e astral. O Rio é o melhor lugar com as melhores pessoas, que te acolhem realmente. É uma energia que não se explica, apenas se sente. Ao admirar a beleza chega a escorrer uma lágrima de gratidão. Rio é uma mistura de simplicidade, solidariedade e leveza, é revigorante.
O Rio acolhe, cariocas são acolhedores e tem uma alegria contagiante. Todos ajudam quando precisamos de informação. No Rio existem cantinhos que trazem dimensões diferentes de um mesmo lugar, são cidades dentro da cidade. Estando em algum desses lugares, dá para perceber que a anergia a sintonia com o universo são diferentes… Essas são as sensações do Rio! É impossível não amar uma cidade que recebe de braços abertos pelo Cristo Redentor, que tem um pôr do sol exuberante, que tem a Lagoa Rodrigo de Freitas (perfeita para pedalar), o Aterro do Flamengo (com tanta paz e natureza). É uma cidade maravilhosa pelo que nos faz ser quando nela estamos. A vida pede leveza para quem mora no Rio.
Não tem coisa melhor do que deixar o estresse, cansaço, olho gordo e tudo mais no mar! No Rio, a gente é assim… Tem o tempo para trabalhar, mas sobra um tempinho para tomar uma cerveja e bater um papo na orla. E nem precisa morar do lado da praia, pega o busão, o metrô, o BRT. O lance é chegar e curtir esse presente que é a nossa cidade!
Relatos sobre o Rio
“Fui ao Rio a convite de amigos, mas com bastante medo e receio. Ao chegarmos, ficamos encantados com a cidade, com as pessoas e a recepção. Pegamos um Uber para ir à praia e meu marido esqueceu a carteira com uma grande quantia de dinheiro no carro. Nem percebemos que ele estava sem a carteira, e o motorista foi nos procurar no ponto que havia nos deixado na praia, para devolvê-la com tudo dentro! Hoje sou apaixonada pelo Rio por vários motivos.”
“Depois de estar no Rio, me sinto renovada. A energia não dá pra explicar, só sentir. Sempre me pego de boca aberta tentando acreditar o quanto o Rio é lindo e a energia boa que ele traz!”
“Na minha primeira visita ao Rio, peguei um Uber para ir ao Cristo. O motorista do nunca tinha ido ao Cristo e curtiu muito a Estrada da Boa Vista, parando em vários mirantes para admirar a beleza dessa cidade maravilhosa.”
“Minha irmã é deficiente visual e tem um monte de histórias sobre o jeitinho “intrometido” e cuidadoso dos cariocas com ela, na rua. Ela costuma rir de como as pessoas pegam direto no pé dela, literalmente! Chegam e falam “Peraí, só um instantinho, o cadarço do tênis está desamarrado” e já vão abaixando e refazendo o laço. Depois dizem “Pronto, já pode ir! Ah, quer ajuda para atravessar?””
“Nasci e sempre vivi no Rio, continuo me encantando todos os dias. Deixo meu carinho e gratidão a todos que vem de fora e amam a minha cidade maravilhosa. Sejam bem vindos e voltem sempre, estamos de braços abertos esperando vocês.”
“Estava de férias no Rio e pedi informações numa parada de ônibus. Todo mundo começou a ajudar, teve até uma senhora que não pegou o ônibus dela e ficou comigo até o meu chegar. Nunca vou esquecer disso.”
“Morei no Rio por 3 anos e fui embora com o coração na mão e a certeza de que não existe outra cidade tão linda e de povo tão acolhedor nesse mundão! Me emociono só de lembrar da vida nessa super vibe carioca.”
“Já fui um carioca que só criticava a cidade e queria ir embora, mas depois passei a entender que o Rio precisa do nosso zelo e nosso amor. Coisas ruins tem sim, mas que cidade não tem? Fico feliz de ver que muitas pessoas vem de outros lugares pra cá e se sentem de fato cariocas!”
“Minhas férias tem destino certo: Rio. Penso seriamente em pedir transferência e ir morar no Rio. Pois me sinto tão bem, de tal forma que em nenhum outro lugar é igual, nem mesmo em minha terra natal. É uma sensação inexplicável quando chego e uma saudade imensurável quando volto.”
“Sou suspeita para falar o quanto esse lugar arrepia e toda a gratidão que sinto. Lugar que só abriu portas boas, conhecendo pessoas maravilhosas e renovando meus sonhos. Rio é Rio, muito difícil não se apaixonar.”
“Há 25 anos, todos os verões vou ao Rio de férias e escolhi também comemorar meu aniversário de 50 anos.”
“Já estive no Rio oito vezes e estou sempre pronto para voltar, cada ida é uma experiência diferente e ótima.”
“Só tenho lembranças de experiências maravilhosas no Rio. Nasci no interior fluminense e tudo que sou devo ao Rio, amo a cidade e sempre vou ser grato.”
“Nasci e vivo há 50 anos no Rio e até hoje a beleza dessa cidade ainda me encanta e me emociona.”
“A parte boa supera todo o resto, não troco minha cidade por nenhuma outra. Já viajei o mundo todo, não há lugar como o Rio.”
Não é fantástico olhar o nosso Rio de Janeiro pelo lado bom e perceber que esse lado é enorme? Essa cidade especial merece e precisa do apoio de todos!
Termino esse post com um comentário que foi dirigido a mim e me emocionou… Uma pessoa que nem me conhece pessoalmente escreveu: “Ela não nasceu no Rio, mas o Rio nasceu nela” – achei uma ótima definição, é bem isso que eu sinto! ❤️
Obs: na parte “A vibe boa do Rio” eu juntei frases de pessoas diferentes formando um texto, na parte “Relatos sobre o Rio” eu deixei os comentários de cada pessoa separados. Obrigada a todos que participaram! (Aqui está o link da publicação no Instagram).
Esse post está ilustrado com uma foto minha com um menino lindo, querido, educado, encantador que conheci num dia de praia no Leblon. Acho que ele representa bem a vibe da vida carioca!
Quer colaborar com essa corrente positiva pelo Rio de Janeiro? Então compartilha esse post com pessoas que amam o Rio e vamos espalhar coisas boas. 🙂
Leia também meu post sobre morar no Rio, onde conto mais sobre minha percepção e minha relação com a cidade que escolhi para ser minha casa.
- Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.
__________________________________________________
- Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
3 comentários
Sou de Pelotas RS, e estou que nem você. Quero ir morar no Rio simplesmente porque quero. Amo o mar, essa vibe de caminhar na praia e apreciar as coisas pequenas da vida. Espero que daqui uns meses eu esteja aí. Se tudo der certo. Bjao
Sou de Porto Alegre vou ao Rio duas vezes por ano pois senão morro de saudades!!!!Amooo o Rio de Janeiro!!!
Ah, que legal, vc é gaúcha de Poa como eu! Também morria de saudades do Rio e vinha muito de férias… Essa cidade é demais! <3