Você prefere pizza ou sorvete? Sinceramente, eu não consigo decidir. E por que fazer uma escolha dessas, se a gente pode ficar com os dois? Rs. Para apreciar pizzas e gelatos “veramente” italianos, não existe melhor lugar do que a Vero. Fundado por Andrea Panzacchi, italiano de Bolonha que mora no Rio há alguns anos, o local já conquistou diversos prêmios de melhor sorvete da cidade. Para ficar ainda melhor, agora a Vero também tem pizzas!

A cada dia, a Vero oferece 30 sabores de gelatos desenvolvidos com insumos fresquíssimos, sem adição de conservantes, gordura hidrogenada ou qualquer ingrediente artificial. Com pleno conhecimento da tradicional receita italiana, o chef Andrea gosta de inovar. Assim, costuma apresentar sabores bastante inusitados, como: gorgonzola, limão com lavanda, azeite de oliva com manjericão. Experimentei todos esses e fiquei impressionada! Não é à toa que a Vero, inaugurada há quase oito anos, conquistou de vez os cariocas. E com a intenção de oferecer mais delícias da gastronomia italiana, Andrea teve a maravilhosa ideia de utilizar seu espaço para produzir também pizzas.

Vendidas “al taglio” (por fatia), as pizzas seguem o mesmo princípio dos sorvetes: ingredientes frescos e sabores que podem mudar a cada dia. Se engana quem pensa que, por ser italiano, Andrea gosta de insumos importados. Pelo contrário, o chef se dedica a garimpar verdadeiras preciosidades de pequenos produtores brasileiros para suas criações. Um belo exemplo são os cogumelos produzidos na Serra Fluminense – grandes, carnudos e saborosos. Ficam perfeitos na pizza cuja massa é feita com uma mistura de farinhas italianas e coberta com molho de tomate pelati. Para chegar à fórmula da massa da pizza, Andrea conta que fez uma adaptação e ficou com um meio termo entre pizzas tradicionais de diversas cidades da Itália. A pizza da Vero não tem massa fina nem muito grossa, mas sua característica principal, na minha opinião, é a leveza. As fatias de pizza são grandes, alimentam e saciam, mas sem pesar.

Não é fácil escolher entre os sabores, por isso experimentei quase todos… Rs. Começando pela clássica Marguerita, passando pela sensacional Bolonhesa – a versão em pizza para o tradicional prato de massa, e pela deliciosa pizza de linguiça de pernil com cebola roxa e tomilho. Mas a minha preferida foi a de gorgonzola, pera e nozes. A pera caramelada e o crocante das nozes contrastam de forma marcante com o gorgonzola. Mas, resumindo: é impossível escolher mal o sabor, todos valem a pena! Ah, também tem opção vegana, com molho pesto, palmito, abobrinha e tomate. Um toque especial fica por conta do azeite picante, que é temperado na casa e fica à disposição em lindas azeiteiras antigas.

Na Vero, há diversos detalhes que tornam o ambiente muito fofo e aconchegante. Quase pedi pra levar pra casa as tábuas nas quais as pizzas foram servidas! Outro destaque é uma mesa para compartilhar, feita de tacos multicoloridos. Andrea costuma estar na loja recebendo os clientes, servindo pizzas e gelatos e conversando com todos. Ele é muito simpático e deixa transparecer sua paixão pela gastronomia italiana e pelo Rio de Janeiro. Até me identifiquei com o fato de o chef ter escolhido morar aqui depois de ter vindo algumas vezes visitar a cidade (foi mais ou menos isso que eu também fiz). Depois de comer muita pizza, acompanhada por um delicioso lambrusco de alta qualidade – bebida similar ao vinho, mas mais leve por ter graduação alcoólica mais baixa – chegou o momento de partir para a sobremesa.

Sem brincadeira, eu acho que provei todos os gelatos! A vitrine é tão tentadora, cheia de cores lindas e texturas incríveis, que dá vontade de passar horas olhando e escolhendo… Legal avisar que há sabores sem adição de açúcar ou leite. Muitas frutas estão por lá, como jabuticaba, amora, melão, caju completo (esse com a fruta e a castanha). A sensação ao experimentar cada sorvete é de estar degustando a própria fruta em outra textura. Realmente é impressionante a qualidade dos gelatos. Mas, como boa chocólatra, eu enlouqueci mesmo foi na ala dos cremosos! Andrea me contou que o Cremino de Avelã é o seu preferido (ele costuma comer no café da manhã! Inveja define minha sensação ao saber disso, rs) e confesso que foi um dos que mais gostei também. Tanto que pedi um copinho pequeno com esse sabor + café com chocolate, outro que achei indescritível de tão bom.

Que experiência deliciosa na Vero Gelato, Pizza e Café! É um lugar para comer muito bem de forma muito simples! Só chegar ali, pedir sua fatia de pizza, que é assada no forno à lenha na hora, escolher uma mesa ou mesmo levar para comer em outro lugar. E o mesmo se aplica ao gelato! Para quem quiser consumir pizza + gelato (o que eu recomendo muito), ainda tem combos que podem vir acompanhados de um café especial. A Vero fica na Rua Visconde de Pirajá, 229, em Ipanema. Abre todos os dias a partir das 10h30 até 00h30.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.

Escrever um comentário