O Mondial de La Bière chega a sua quinta edição com cerca de 135 expositores espalhados por 17 mil metros quadrados! Uma super estrutura ocupa três armazéns do Píer Mauá e oferece cervejas para todos os gostos. Também há diversas opções gastronômicas, palestras, concursos e atrações musicais. De 11 a 15 de outubro, o Rio recebe um dos maiores eventos cervejeiros do país!

Se em 2013, primeiro ano do Mondial de La Bière no Rio, o evento já tinha uma boa quantidade de rótulos (em torno de 650), nesse ano a variedade de cervejas é quase um absurdo: mais de 1.000 opções! Vindas de cervejarias de diversos estados brasileiros, cervejas dos mais diversos estilos estarão presentes. Já que a ideia é experimentar, as medidas servidas são 100 e 200ml. Para consumir, os visitantes adquirem um cartão que pode ser recarregado com o valor desejado e utilizado em todo o evento. O Mondial de La Bière se consolidou como uma espécie de vitrine de lançamentos cervejeiros, por isso é comum que as cervejarias apresentem novidades no evento!

Ainda há o concurso MBeer Contest, no qual os juízes avaliam as cervejas sem qualquer informação prévia, nem mesmo o estilo. Profissionais brasileiros e estrangeiros irão eleger as melhores cervejas no dia 12/10. Os visitantes também poderão votar em suas cervejas preferidas. O resultado da votação popular será revelado após o final do Mondial de La Bière. Bandas de folk, jazz, reggae, rock e samba vão animar o evento, em palcos com vista para a Baía de Guanabara. Entre uma cerveja e outra, há postos de hidratação com água gratuita – assim fica bem mais fácil aproveitar o Mondial de La Bière sem passar do limite. O bom é ir para o evento sem pressa e passear pelos muitos estandes, que prometem estar incríveis nesse ano.

Confira aqui alguns lançamentos e atrações que cervejarias cariocas prepararam para o Mondial de La Bière:

  • Jeffrey: a cerveja do patinho estará presente nos três armazéns do evento! A ideia é convidar o visitante para um passeio por três cidades que são muito importantes na história da marca. Nova York, Copenhague e, claro, Rio de Janeiro – mais especificamente, a Rua Tubira, onde fica a loja conceito da Jeffrey. Para beber, cervejas criadas em parceria com criativos convidados, como o maestro Isaac Karabtchevsky, o artista plástico Rafo Castro, os chefs Pedro Siqueira, Kátia Barbosa e Paula Prandini. Todas inéditas, limitadas e exclusivamente apresentadas no Mondial de La Bière.
  • Mohave: para aumentar sua linha de cervejas, a Mohave lança uma witbier. Chamada de Yucca, a nova cerveja traz cascas de laranja, de limão siciliano e coentro, que garantem as notas cítricas características do estilo. Mas a Yucca também leva camomila em sua composição, que é o grande diferencial da cerveja.
  • Green Lab + Antuérpia: as duas marcas se unem para lançar a primeira Toast Ale brasileira! Criado na Inglaterra, esse estilo de cerveja utiliza em sua composição farelos de pães que seriam descartados. Dessa forma, a Toast Ale é uma cerveja sustentável, além de ser deliciosa. Só para ter uma ideia, na primeira fase de produção, foram feitos 3 mil litros de cerveja, para os quais foram utilizados 180 quilos de pão que seriam jogados no lixo. O trabalho foi acompanhado pela Gastromottiva, ONG que utiliza a gastronomia como ferramenta de inclusão social. Após a produção, parte do resíduo de cevada da brassagem foi reutilizado para produzir, novamente, pão. Não é incrível? Já tive oportunidade de experimentar essa cerveja e amei!
  • Bar Urca + Bohemia: uma cerveja exclusiva foi desenvolvida para o tradicional bar carioca, point de tantos cervejeiros da cidade. A B.R.U 39 é uma pilsen feita com a técnica Dry Hopping, que confere refrescância e leveza, para combinar com o clima quente do Rio de Janeiro.

Informação muito importante: todos os visitantes tem direito à meia entrada solidária. Ou seja, se você levar um quilo de alimento, paga meia (R$ 60). O Mondial de La Bière acontece entre os dias 11 e 15/10 nos Armazéns 2, 3 e 4. Quarta e sexta das 15h às 23h / Quinta, sábado e domingo das 14h às 23h. Mais informações e ingressos online no site do Mondial de La Bière.

Escrever um comentário