Vanessa Lobo, mineira que há nove anos mora na capital fluminense, deixou de dar aulas de história em BH para contar histórias no Rio. Assim surgiu o Catavento Músicas e Histórias! Sorte das crianças e dos adultos que as acompanham nas ricas e coloridas aulas de musicalização e contação de histórias.

Idealizado em 2014 por Vanessa, moça cativante que também é atriz, professora de teatro e arteterapeuta, o Catavento Músicas e Histórias tem sede numa vila em Botafogo. Mas também há a possibilidade dos encontros acontecerem em casa, aniversários, festas do pijama e eventos. As turmas de musicalização e contação de histórias do Catavento abarcam até 8 aluninhos com idades entre 6 meses e 3 anos.

São 50 minutos de músicas infantis tradicionais e cantigas de roda. Os pequenos têm contato com diversos instrumentos musicais, brinquedos de madeira variados, fantoches, livros e todo um universo lúdico. Sobre tapetes coloridos, um músico, um violão e uma rodinha de crianças encantadas e atentas à história que a Vanessa lê e interpreta com seus dotes de atriz. Diante desta vivaz contadora de histórias os bebês nem piscam! E a mamãe aqui também adora. Meu filho de 1 ano faz parte dessa festa, fechamos um grupo de bebês da mesma idade no play de nosso prédio. Então, toda terça, nós, adultos que os levamos, também temos a oportunidade de entrar nessa ciranda! Como nossos filhos ainda não estão na creche, encontramos no Catavento uma forma interativa e divertida de beneficiar o tempo deles. Porque, enquanto brinca, a criança significa o mundo.

Essa hora dedicada às mais genuínas brincadeiras põe a criança em contato com as emoções, desperta a curiosidade, propicia a criatividade e aguça o sensorial – “O que tem dentro dessa caixa?”, “Que som esse objeto faz?”. Também estimula o desenvolvimento e favorece a ligação com o mundo social, já que o grupinho compartilha, interage e guarda os brinquedos depois. E os pais se divertem junto imersos no imaginário infantil! Agradeço ao Catavento por plantar essa sementinha lúdica em mim e trazer arte pra vida do meu filho! Além das aulas, há uma peça de teatro, “Ciranda de Histórias” voltada para um público maiorzinho, a partir de 4 ou 5 anos.

Que os bons ventos te tragam pra esse elogio à infância! Mais informações sobre o Catavento aqui.

5 comentários

  1. Que legal!! Eu estive com o Catavento na comemoração do carnaval deste ano, para bebês. Foi uma festa, minha filha de um ano e meio amou!

    • Que máximo que sua filha curtiu!! O trabalho do Catavento é muito lindo e especial! 🙂

    • Oi Silvia! Foi uma farra bem gostosa, não é? Beijos

  2. O Catavento – Músicas & Histórias estará nesse domingo, dia 20 de Agosto no Mercado Mistureba + Misturebinha, no Lagoon! O evento começa às 12:30h, o Catavento será às 15:15h pra quem quiser conhecer.

  3. Carolina, obrigada por fazer parte da nossa história, partilhando conosco momentos de alegria e descobertas do seu pequeno, pelo olhar atencioso e pelas belas palavras! Gratidão.

Escrever um comentário