O Tropicalismo, movimento cultural de exaltação ao novo e oposição à censura, ludicamente adaptado para o público infantil! Na forma de uma rainha má, o jovem autor Pedro Henrique Lopes coloca a ditadura como pano de fundo. O maravilhoso projeto Grandes Músicos para Pequenos desta vez traz ao palco Caetano Veloso e Gilberto Gil para os pequenos cidadãos, com o espetáculo “Tropicalinha – Caetano e Gil para crianças”. Alegria, Alegria!
- Post escrito pela colaboradora Carolina Machado.
O Vida Carioca é fã do Projeto Grandes Músicos para Pequenos, que criou uma divertida maneira de resgatar a cultura brasileira mostrando às crianças a vida de importantes artistas nacionais de sucesso mundial! Espetáculos de alta qualidade que fazem a diferença e ainda satisfazem o público adulto.
“Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” é o quarto espetáculo de Grandes Músicos para Pequenos. Estreou em curta temporada no Teatro XP Investimentos, onde estive em agosto de 2018, com plateia lotada e sessões extras. Depois chegou ao Imperator – Centro Cultural João Nogueira e ao Anfiteatro Morro da Urca. E agora reestreia no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, a partir de 23 de março de 2019!
Fui apresentada ao projeto no segundo espetáculo, “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” e pronto, fui fisgada. De todas as peças de teatro que fui até hoje com meu filho, essa foi a que ele mais curtiu! Chegou a suar de tanto bater palmas e dançar na cadeira, e isso que ele não tinha nem dois aninhos. Em seguida, assistimos “Bituca – Milton Nascimento para crianças”, super engraçada e ao mesmo tempo emocionante, tocando em assuntos como adoção, racismo e bullying. Perdi o primeiro da série, “Luiz e Nazinha: Luiz Gonzaga para Crianças”. Justo ele, o Gonzagão, meu ídolo, que ironia! Aguardarei nova temporada para assistir com certeza.
Quando soube que lançariam um próximo, não pude resistir. Então lá estávamos nós logo na estreia. E como não poderia ser diferente, meu filho de 2 anos adorou, porque este projeto é demais e o teatro, fascinante! Fui sem saber nada da sinopse, imaginando um cenário meio “Hair”, meio hippie para falar da Tropicália, mas me deparei com seres encantados. Já já explico o encanto.
Virei admiradora do trabalho de Pedro Henrique Lopes, idealizador do Projeto Grandes Músicos para Pequenos, juntamente com o Diego Morais, que dirige os espetáculos. Os dois formam a Entre Entretenimento. O Pedro também assina a dramaturgia dos espetáculos e atua em todas as peças. É um ator excepcional e carismático e ainda, pasmem, tem uma voz maravilhosa! Versatilidade e talento nato o definem. É uma delícia assisti-lo!
Os artistas dramatizados nos musicais infantis são escolhidos pela relevância da obra. E agora é a vez dos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil, que fazem parte da história brasileira e continuam ativos, trabalhando e criando. As peças anteriores, que homenagearam Gonzagão, Braguinha e Bituca, ganharam vários prêmios e são sucesso de público! A escolha dos homenageados da vez também levou em consideração o aniversário de 50 anos do lançamento do disco “Tropicalia ou Panis et Circencis”, lançado em 1968 como manifesto musical do movimento tropicalista.
Caetano e Gil: ambos foram presos pela ditadura e exilados em Londres. Esses dois artistas foram os líderes do Tropicalismo, movimento revolucionário nascido no Brasil no final dos anos 60, quando a liberdade de expressão estava ameaçada. O movimento tropicalista ocorreu nas artes, vide a Antropofagia de Oswald de Andrade, mas principalmente na música, tendo também representantes como Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes, Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Ben e Maria Bethânia. Exaltava o novo, e além de contestar a ditadura no país e driblar a censura, trouxe mudanças artísticas e estéticas (psicodelia, roupas coloridas, penduricalhos, cabeleira armada) e desejava aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular.
E como tratar de um tema tão duro quanto a ditadura militar, que vigorou no Brasil por 21 anos, para o público infantil? Êxito do autor que brinca com as possibilidades teatrais. A história de “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” é ambientada no Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária (Martina Blink, ela participou de todos os quatro espetáculos, sendo premiada em “Braguinha”), que decreta a proibição da música e das cores.
Dois amigos, Caê (Pedro Henrique Lopes, cativante!) e Gil (Orlando Caldeira), se unem para trazer as artes de volta ao reino, numa alusão ao movimento tropicalista. Também estão no elenco, Flora Menezes (Pobo), Hamilton Dias (Lindoneia) e Rafael de Castro (Juca). Algumas canções completas e trechos de 43 músicas compostas por Caetano e Gil, individualmente ou em parceria, recheiam o repertório e enaltecem a plateia. O repertório é bem vasto porque os dois artistas compuseram mais de 600 músicas cada um e a peça pincela bem várias fases de suas carreiras!
Cenário e figurinos são de Clívia Cohen. O dramaturgo Pedro Henrique Lopes brilhou ao transformar o enredo tropicalista em personagens exagerados e fantásticos, incorporando a ditadura numa rainha déspota de um reino fictício. Assim como no Tropicalismo, subverteu a ordem divertindo o público e também inflamando-o. Porque “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” exalta, de forma bem leve e sem fazer militância, a importância da participação de cada um de nós na luta por nossos direitos.
“Atenção/Tudo é perigoso/Tudo é divino maravilhoso/Atenção para o refrão/É preciso estar atento e forte/Não temos tempo de temer a morte”. “Tropicalinha” fala de amizade, já que Caetano e Gil fundaram um movimento cultural revolucionário, e dá o recado de que juntos somos mais fortes. É contestador e revigorante. A gente sai achando que vai mudar o mundo. E por que não? “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” forma (pequenos) cidadãos.
O musical infantil foi vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 e Musical Rio 2018 de Melhor Espetáculo Infantil e Botequim Cultural 2018 de melhor Direção em Teatro Infanto juvenil.
“Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” volta ao cartaz no Teatro Clara Nunes (Rua Marques de São Vicente, 52 – 3º andar do Shopping da Gávea. Tel: 21-2274-9696). Sábado e Domingo, às 16h. R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia). Temporada: 23/03 a 28/04/19. Mais informações no site e facebook de Grandes Músicos para Pequenos. A bilheteria do teatro funciona todos os dias de 13h às 21h.
Leia também nossos posts sobre outros dois musicais do projeto, “Bituca – Milton Nascimento para crianças” e “O Menino das Marchinhas – Braguinha para crianças”.
- Crédito das fotos: Junior Mandriola (cena) e Andrea Rocha ZBR (estúdio).
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.
__________________________________________________
- Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
1 comentário