Autoestima é coisa séria. A percepção de cada um sobre si mesmo faz total diferença na vida. Duas mulheres que vem fazendo um trabalho muito especial relacionado à autoestima feminina: Joana e Carla do blog Futilidades. Entre muitas outras coisas bacanas, elas promovem eventos nos quais o que mais importa é se sentir bem – além de serem oportunidades para trocar histórias de vida.
Lá em 2010, quando a blogosfera estava começando no Brasil, as amigas cariocas Joana Cannabrava e Carla Paredes criaram o Futilidades. A ideia era falar sobre moda, beleza, saúde e assuntos do universo feminino. Só que elas sempre tiveram uma pegada de blogueiras da vida real, dividindo com as leitoras muitas sensações e, às vezes, até questões mais íntimas. Posts sobre opção pessoal de método contraceptivo e crônicas de relacionamentos podem ser encontrados no Futi. Mas foi em 2017 que elas mudaram de vez o posicionamento. E no dia em que completou 7 anos, o blog virou Futi – Um Papo Sobre Autoestima. Tenho orgulho de dizer que esse é um dos blogs que eu acompanho há muito tempo, desde bem antes de pensar em morar no Rio (sou gaúcha e me mudei pro Rio de Janeiro em abril de 2014).
Caminhos da vida acabaram me fazendo conhecer pessoalmente a Jô, pois ela também mora aqui (atualmente, a Cá mora em Nova York)! E assim pude acompanhar de perto a nova fase do blog e participar ativamente de alguns momentos. Uma iniciativa incrível foi a criação de um grupo fechado no Facebook, no qual o objetivo é criar uma rede de apoio. É difícil explicar o impacto desse grupo… São mais de 4.000 mulheres que fazem relatos sobre situações de suas vidas, dos mais diversos assuntos. Desde histórias sobre doenças graves até roupas, passando por relacionamentos abusivos e tantas outras coisas. Nos posts desse grupo, é comum ver uma série de comentários amigáveis, marcados por empatia e sororidade. Para garantir o bom funcionamento do grupo, a Jô e Cá acompanham tudo pessoalmente, aprovação de novos membros e leitura de todos os posts são responsabilidades delas.
Isso já seria maravilhoso, mas as meninas foram além e criaram oportunidades fora do ambiente virtual. Sempre com o intuito de que cada pessoa se sinta bem consigo mesma, já aconteceram alguns piqueniques em várias cidades do Brasil e duas festas no Rio. A primeira pool party rolou em fevereiro, como uma celebração pelo fim do verão e forma de incentivar que todas as 80 mulheres estivessem confortáveis com seus corpos em biquínis e maiôs! Eu estive lá e aproveitei muito o astral incrível da festa, foi um dia de sol e animação na piscina. Me chamou atenção a diversidade… Lá havia mulheres dos mais variados tipos físicos, cada uma com sua beleza! Afinal, o que pode ser mais bonito do que pessoas diferentes? Qual seria a graça se todas as pessoas fossem iguais ou parecidas? Aquela ideia de padrão de beleza é tão sem sentido… Finalmente ela está caindo por terra e iniciativas como as dao Futi são muito importantes para isso.
Já a segunda pool party aconteceu em outubro, como forma de dar boas-vindas à primavera. Depois do sucesso da primeira festa, a expectativa pela segunda era grande. No dia, aconteceu algo fora dos planos: muita chuva e vento. Mas esse imprevisto não foi capaz de prejudicar a festa! Toda a estrutura e decoração foi transferida para o ambiente interno do Hotel Grand Mercure, que tem uma excelente estrutura tanto no rooftop com piscina como no salão de eventos que fica logo ao lado (as duas edições aconteceram lá). Dessa vez, foram 100 mulheres dançando como se não houvesse amanhã, celebrando e vivendo um momento especial! E ainda teve pulo coletivo na piscina no final da festa! Contando com patrocinadores e parceiros, as duas pool parties do Papo Sobre Autoestima foram gratuitas (para convidadas e leitoras) e ainda com direito a presentinhos. A BioExtratus, marca que é também patrocinadora do blog Futilidades, esteve presente nas duas festas. Disponibilizou seus produtos de cabelos para que todas pudessem usar durante os eventos e de lembrança deu produtos em tamanho normal. Por sinal, eu conheci a BioExtratus através do Futi e fiquei apaixonada pela qualidade, estou usando direto e faz muito bem pro meu cabelo.
O Papo Sobre Autoestima tem sido muito bacana na minha vida… Venho refletindo e enxergando as coisas de outra maneira (até escrevi um texto sobre a relação da minha autoestima com a vida no Rio), buscando autoconhecimento e entendendo que tudo está dentro da gente mesmo. Autoestima pouco tem a ver com beleza, status, dinheiro ou fatores externos. Embora outras pessoas (mesmo sem saber) às vezes façam a gente se sentir mal, é dentro de nós que está a chave para ser feliz! Quem quiser conhecer mais o trabalho da Jô e Cá no Futi – Um Papo Sobre Autoestima, recomendo muito a leitura do blog, no qual assuntos bem variados são abordados. Também tem uma matéria incrível da Revista Elle sobre o projeto.
Escrever um comentário