Uma criança inteligente é aquela de mil porquês! “Por que o fogo queima? Por que a lua é branca? Por que a terra roda? Por que deitar agora?”. E aqui eu colei um pedaço de uma das canções da peça “Lá Dentro Tem Coisa”, inspirada no CD Partimpim, de Adriana Calcanhotto, vencedor do Grammy Latino de Melhor CD Infantil em 2004. O musical conta com texto de Adriana Falcão e direção de arte de Vik Muniz. Uma história muito divertida, e para lá de conflituosa, sobre os desafios que temos que enfrentar diante do desconhecido.

“Lá Dentro Tem Coisa” conta a história de Isabel, menina de coração inquieto e cheia de questionamentos, que recebe dos pais um inusitado presente em seu aniversário de 9 anos: a autorização para sair sozinha pela primeira vez!

E então ela vai, rumo à livraria, com suas unhas roídas e seu cabelo curto, morrendo de medo e dúvidas, tentando explicar tudo e nomeando um turbilhão de sentimentos que vão pipocando ao longo do caminho, entre eles o medo e a coragem. Como não se identificar com o receio ao desconhecido? Como não se estremecer só de pensar em sair da zona de conforto? Este foi o ponto de partida para Adriana Falcão, de quem sou fã desde o lançamento de seu primeiro livro, “Mania de Explicação”, e quem assina a dramaturgia juntamente de Rafael Gomes e Vinicius Calderoni. Além da inspiração nas canções do CD Partimpim, de Adriana Calcanhotto.

“Saiba: todo mundo teve medo, mesmo que seja segredo”, diz a letra de Arnaldo de Antunes, em mais uma das músicas selecionadas por Adriana Calcanhotto para seu CD Partimpim. Escolhas implicam em renúncias: “Lá Dentro tem Coisa” fala, portanto, de todo mundo! Tenho amigas adultas tão desassossegadas, pulsantes e pensantes quanto Isabel, que tem apenas 9 aninhos. Sorte a dela! Como tudo nessa vida é fluido e nós humanos somos ambíguos, a menina Isabel é vivida por duas atrizes, sendo uma o reflexo da outra.

Fui ao teatro na estreia da peça, no ano passado, acompanhada da minha afilhada de 9 anos, mesma idade da protagonista, e ela gostou bastante! Nos divertimos muito e pude notar a animação do público que aplaudiu de pé. As duas Adrianas (Falcão e Calcanhotto) também estavam na plateia àquele dia! Quis repetir a dose e fui ver a nova versão da peça que teve reestreia no Teatro das Artes com novo elenco. E vou contar: “Lá Dentro Tem Coisa” está ainda mais divertida! Desta vez fui acompanhada de mais gente, adultos e crianças, e todos adoramos. O especial dessa peça é que talvez os pais riam mais do que os filhos! Não digo mais porque poderia ser spoiler, mas quem assistir verá.

Já gostei de “Lá Dentro Tem Coisa” logo ao chegar, quando bati o olho na cenografia de Bia Junqueira, bem onírica, como o caminho que Isabel percorre, sozinha. E não poderia ser diferente, a direção de arte é de ninguém menos do que… Vik Muniz! Só gente fina! O figurino de Thanara Schönardie também me chamou atenção: roupas verde cheguei, rosa cheguei, tons fluorescentes, bem chocantes, assim como são as descobertas! Esse espetáculo maravilhoso foi idealizado por Felipe Lima.

Acho legal dizer que não é exatamente um musical, mas uma peça com canções que conduzem a história. Os arranjos são de Felipe Habib, que recria a forma de algumas canções como “Oito Anos”, “Ciranda da Bailarina” e o “Poeta Aprendiz” (de Vinicius de Moraes e Toquinho), que eu não conhecia e que agora não paro de ouvir. A direção é de Renato Linhares e o elenco é muito talentoso, gostei de todos os atores, são muito engraçados e naturais! As jovens e graciosas atrizes Lu Vieira e Aline Deluna são Isa e Bel, representando a dualidade que nos habita. Os pais de Isabel são interpretados por Carol Garcia (cômica!) e Thiago Marinho, casal surtado da peça!

E os sentimentos de Medo e Coragem são encarnados por Gabriel Stauffer e Thais Belchior Marinho (papéis excelentes!). Já tinha visto esses dois atuando em “Thomas e as Mil e Uma Invenções”. A presença da banda no palco, formada por três músicos multi-instrumentistas, faz toda diferença: João Bithencourt (piano e acordeon), Bartolo (guitarra, sintetizadores e jacaré) e Marcelo Callado (bateria e percussão). O elenco transmite direitinho a inquietação dos personagens e eles cantando ao vivo junto com a banda fazem a gente arrepiar, a interpretação das músicas realmente é maravilhosa.

Pode entrar que lá dentro tem coisa boa e à beça! Lá dentro cabe até o que não tem cabimento. Lá onde, na rua ou dentro da gente? Cola na Isabel e conclua você mesmo. Pega o guarda-chuva e vem para debaixo dessa deliciosa tempestade de emoções e sensações! E lá dentro ainda cabe uma música mais linda que a outra, lá dentro tem coisa perto do coração. Porque coração atormentado é melhor do que adormecido, não acha? O Vida Carioca recomenda!

A temporada vai de 03/11 a 09/12/18, com sessões aos sábados e domingos, às 17h. Em cartaz no Teatro das Artes (Rua Marquês de São Vicente, 52, Shopping da Gávea, 2º andar). Os ingressos custam R$60 (inteira) e R$30 (meia entrada). Podem ser comprados direto na bilheteria do teatro, que funciona de segunda a sábado das 13h às 21h e domingo das 13h às 20h. Mais informações no facebook de “Lá Dentro Tem Coisa”.

Crédito das fotos: Elena Moccagatta, Leo Aversa e Luciano Alves.

*Post publicado em 15/09/17 e atualizado em 06/11/18. A experiência contada nesse post foram cortesias do espetáculo.

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

1 comentário

Escrever um comentário