Invadi a pauta do Rio para contar sobre a minha viagem para a Alemanha, já que ela foi fruto do Vida Carioca. Eu ganhei a passagem da cia aérea Lufthansa num concurso de fotos da Oli Ale – Casa da Alemanha na Praia (contei mais aqui). Antes e durante a viagem, eu recebi algumas dicas preciosas que me ajudaram muito! Então selecionei alguns pontos que achei imperdíveis, a maior parte fora do roteiro turístico, para criar as minhas próprias dicas da Alemanha. Aqui está o que mais gostei nas três cidades que eu conheci: Berlim, Hamburgo e Frankfurt. “Dicas da Alemanha”

Berlim

Cidade rica em cultura, bonita, organizada, segura e cheia de história. Uma história de muito sofrimento, que é lembrada em diversos pontos e nos faz refletir constantemente… Grande exemplo de reconstrução. É preciso no mínimo uns 4 ou 5 dias para conhecer a cidade, principalmente para conseguir se localizar e explorar algumas áreas que guardam verdadeiros tesouros.

  • Sandemans Walking Tour: nosso primeiro passeio foi um tour a pé, com duração de 3 horas. Conhecemos diversos pontos da cidade e ouvimos fatos históricos e curiosidades contados por um guia. Ao final do tour, cada pessoa paga o valor que considera justo. Ideal para fazer logo na chegada, assim dá para se localizar na cidade e definir as próximas programações. O tour sai do Portão de Brademburgo, diariamente, em diversos horários.
  • Hofbrauhaus: restaurante/bar tipo um biergarten fechado, o local é enorme, com mesas para dividir. Os pratos são ótimos e bem servidos e canecões de cerveja circulam o tempo todo pelo salão! Havia música ao vivo com uma banda muito animada, que tocou desde músicas alemãs até clássicos do rock.
  • East Side Gallery: a parte do muro de Berlim que ficou de pé e foi pintada por artistas do mundo inteiro. É constantemente restaurado e apresenta grafites muito variados, incluindo aquele super famoso de dois homens se beijando. Vale muito a pena caminhar por lá, além do contato com a arte é bem impactante ver resquícios do muro que dividiu a cidade.
  • Mitte: bairro moderninho junto ao centro, com várias lojas de roupas e marcas conhecidas, muita gente circulando e cheio de achados gastronômicos. Um local com letreiro em neon e as palavras “japa junk food” na porta me chamou atenção. Resolvi entrar e, além de comer uma comida incrível com preço justo, conheci um dos restaurantes com decoração mais original que já vi. Se chama Sixty Seven.
  • Mauerpark: mercado de rua cheio de pequenas marcas locais com produtos bacanas. Muitas opções de comidas deliciosas e com preço bom, música e um alto astral incrível! O dia de ir lá é domingo.
  • Monkey Bar: ambiente descolado com toque de requinte e vista para o zoológico fazem desse um dos bares mais procurados da cidade. É um pouco caro, mas vale conhecer e tomar um drink, especialmente no entardecer.
  • Potsdam: cidade junto a Berlim, onde ficam os castelos prussianos. Com atmosfera de interior, fica a +ou- 1 hora de Berlim e o valor da viagem está incluído no ticket das zonas ABC. Muita área verde e construções belíssimas e suntuosas compõem uma excelente opção de passeio!
  • Friedrichshain: um dos bairros com maior concentração de bares e restaurantes. É legal ter tempo para caminhar pelas ruas e encontrar um lugar para comer ou beber algo. Estive lá num momento de muita fome e achei uma hamburgueria maravilhosa, a Burgeramt. “Dicas da Alemanha”
  • Transporte: eu comprei o passe de metrô das zonas ABC para todo o tempo e achei ótimo. A cidade é muito grande, há coisas para conhecer em várias áreas que são distantes e o transporte público leva para qualquer lugar. Ainda que não seja tão simples entender o mapa do metrô, rs. Dicas da Alemanha

Hamburgo

Essa foi a cidade pela qual me apaixonei, não tinha ideia de que é um lugar tão bonito e agradável… O que eu mais gostei de fazer foi passear com um mapinha na mão, me perdendo e me encontrando em uma cidade linda. Andar pelos canais e construções de tijolos, parques muito arborizados e, acima de tudo, sentir uma vibe sensacional. Posso dizer que essa é uma das cidades que mais gostei de conhecer na vida! “Dicas da Alemanha”

  • Porto: além de ser um dos maiores da Europa, o Porto de Hamburgo tem um visual lindo e conta com vários restaurantes que servem fish & chips. Sim, esse é um dos pratos típicos por lá! Também há diversos sanduíches de peixe. Refeições deliciosas e com preço bom. “Dicas da Alemanha”
  • Passeio de barco de graça: saindo da estação Landungsbrucken, há barcos que funcionam como transporte público, portanto o valor da viagem está incluso no ticket do metrô. Ele faz paradas em vilarejos e até em uma praia!
  • Elbe Tunnel: construído em 1911 para facilitar a passagem dos operários pelo Rio, o túnel passa por mais de 500 metros por baixo d’água. É hoje o maior túnel desse tipo que ainda é usado por pedestres e carros. Do outro lado, há um mirante com vista linda de Hamburgo.
  • O melhor currywrust da Alemanha: um lugarzinho simples foi o indicado pelo Financial Times por servir a melhor versão do prato mais tradicional do país, que consiste em salsichas com molho de tomate e curry. Eu experimentei e é delicioso! Se chama Imbiss bei Schorsch.
  • Miniatur Wunderland: um minimundo com réplicas de diversas cidades/países. É o maior museu de ferromodelismo do mundo e uma das atrações mais visitadas na Alemanha. As miniaturas são encantadoras, há lagos, montanhas de neve, aeroporto e mais inúmeras paisagens. Adultos e crianças ficam boquiabertos tentando observar todos os detalhes!
  • Transporte: usei os tickets diários de metrô que valem a partir das 9h até às 6h do dia seguinte. Também fiz muitas coisas a pé e achei bem fácil me localizar utilizando um mapa de papel ou Google Maps no celular.

Frankfurt

Cidade não muito turística, é um grande centro financeiro e tem um aeroporto gigante que é um dos mais movimentados do mundo. Fiquei apenas um dia lá, chegando pela manhã bem cedo e embarcando de volta para o Brasil à noite. Confesso que estava tão encantada pelos meus destinos anteriores que não tinha grandes expectativas. Mas acabei me surpreendendo e passei um dia incrível! “Dicas da Alemanha”

  • Romerberg: uma das principais praças da cidade, rodeada de prédios com arquitetura germânica, o local existe desde o século 12. Vale a pena passear também pelos arredores, que concentram alguns pontos turísticos.
  • Eisener Steg: ponte com vista linda, bom lugar para tirar fotos e ainda é caminho para o restaurante que eu amei.
  • Apfelwein Wagner: local onde fiz minha refeição preferida de toda a viagem! Gostei tanto que até me inspirei para escrever um post sobre gastronomia e cultura… Restaurante bem rústico e tradicional, pessoas de todos os estilos e idades (muitos locais!) comem pratos típicos e bebem vinho de maçã, a bebida mais característica de Frankfurt.
  • Maintower: com 56 andares e 200 metros de altura, esse é o único arranha céu da cidade com terraço aberto para visitações. Seu elevador chega a 18 km/h e o visual lá em cima é surreal. Fechei minha viagem com chave de ouro ao presenciar o sol aparecer entre as nuvens no final de tarde em que visitei esse lugar! “Dicas da Alemanha”
  • Transporte: existe uma estação de metrô dentro do aeroporto e a viagem ao centro demora em torno de 40 minutos. Fora isso, não precisei de transporte porque fiz tudo caminhando. “Dicas da Alemanha”

Extras para facilitar a vida:

  • Em Berlim, fiquei hospedada no Meininger Berlin Hauptbahnhof, hostel que fica junto à estação principal. É super bem localizado e fácil para chegar e sair da cidade. Os quartos são novos, organizados e muito limpos. Em Hamburgo, decidi ficar no hostel da mesma rede, o Meininger Hamburg City Center. Me surpreendi com o quarto muito grande! A localização também é ótima. Ambos tem excelente custo/benefício, principalmente pra quem viaja sozinho.
  • Voos da Lufthansa saem diariamente do Galeão à noite e vão direto para Frankfurt, chegando lá no início da tarde. Há bastante conforto e serviço de bordo é excelente (eu viajei na classe econômica).
  • Usei o chip com internet da Easysim4u, que recebi ainda no Rio e coloquei no meu celular dentro do avião. Ou seja, tive internet durante todo o tempo sem ter trabalho algum!
  • Como tava bem frio, usei minha bota de trilha Ecosafety todos os dias, foi o calçado perfeito.
  • É importante saber que na Alemanha todo o comércio fica fechado aos domingos. Não há lojas nem supermercados abertos. 

Escrever um comentário