Ingrediente multiuso que traz vários benefícios à saúde, o azeite de oliva tem o poder de realçar o sabor de muitos pratos. Assim, um bom azeite é aliado da boa gastronomia! A marca portuguesa Esporão, grande produtora de azeites extra virgens, promoveu um almoço com presença da oleóloga Ana Carrilho, que conduziu um bate papo descontraído sobre azeites. O evento aconteceu no restaurante O Navegador, no Clube Naval.
Utilizando as azeitonas provenientes da região de Alentejo, em Portugal, a Esporão busca preservar as melhores características da matéria prima e respeitar a natureza. Interessante saber que Portugal produz 90.000 toneladas de azeite de oliva por ano, o que representa 3% da produção mundial. Dessa quantidade, quase 75% vai para exportação. E o Brasil é um dos principais países a receber azeites portugueses! Antes de iniciar nosso almoço, tivemos a oportunidade de degustar cinco azeites Esporão. Da mesma forma que se faz com vinho, é importante cheirar o azeite antes de levá-lo à boca. Assim, é possível perceber as sensações olfativas antes das sensações gustativas.
A experiência de degustar azeites é muito bacana, pois ficam claras suas diferentes características. Mesmo que os cinco fossem azeites extra virgens (o que significa que são da melhor categoria, feitos com suco de azeitonas saudáveis e sem defeito algum), cada um tinha seus próprios aspectos marcantes. O que mais me chamou atenção foram as sensações de amargo e picante. Eu adoro azeite de oliva e costumo usar não apenas para finalizar pratos, como também para preparar. Ou seja, é o óleo que uso quando é preciso fritar algo. Por isso, gostei muito de saber que a informação de que o azeite de oliva perde suas propriedades benéficas quando é submetido a altas temperaturas não passa de um mito!
Responsável técnica da Esporão, a oleóloga portuguesa Ana Carrilho ainda esclareceu que a cor não deve ser considerada um parâmetro de qualidade do azeite. Essa é apenas uma característica que resulta do tipo de azeitona utilizada e do grau de maturação de um azeite. Para essa agradável “aula” sobre azeites, a Esporão escolheu o restaurante O Navegador. Com um lindo ambiente no 6º andar do Clube Naval, no Centro do Rio, o restaurante da chef Teresa Corção oferece comida brasileira feita com ingredientes super selecionados, que vêm de todas as regiões do país. Nesse almoço especial, pudemos experimentar os azeites Esporão com uma colorida salada orgânica, que surpreendeu pelos chips de cenoura e beterraba. O prato principal foi um maravilhoso peixe com crocante de mix de castanhas (do Pará, de caju e barú) acompanhado de purê de batata baroa e legumes assados.
Achei legal perceber que tanto os Azeites Esporão quando o Restaurante O Navegador procuram valorizar os insumos naturais, dessa forma evitando agredir a natureza e usando-a a favor da gastronomia. Acredito muito que a base para uma vida mais saudável não é a restrição de qualquer alimento, e sim a informação. Saber de onde vêm o que está no nosso prato e consumir comida produzida de forma consciente é sinônimo de saúde! Conheça mais sobre os Azeites Esporão no site da marca.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia da marca.
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário