Com o objetivo de apresentar os verdadeiros sabores da Amazônia, o ASA Açaí é um simpático espaço de pé direito alto e decoração moderna na zona portuária do Rio.
Seu nome é, na verdade, uma sigla, que significa Ação Sustentável da Amazônia. E o restaurante leva a sério a intenção de utilizar apenas ingredientes que são desenvolvidos na região norte do país de forma amigável com o ecossistema. Isso significa que todos os produtos tem sua origem controlada e sua produção é feita sem uso de aditivos químicos, em cooperativas com estrutura familiar. Assim contribuindo para a preservação da floresta amazônica e para a saúde do planeta! “Asa Açaí”
O ASA faz parte do grupo Aprazível, já conhecido por oferecer sabores brasileiros de maneira inovadora. Eu fui convidada a conhecer o local num dia especial, quando o chef paraense Ernesto Júnior preparou uma degustação utilizando ingredientes do norte do Brasil de um jeito surpreendente. Experimentamos diversos pratos em pequenas porções. Para mim, ficou difícil eleger um preferido… Mas acho que o mais marcante foi justamente o primeiro prato, guacamole da Amazônia! Nessa versão de guacamole, não há abacate e sim açaí. Eu não imaginava que essa combinação ficaria boa, mas ela é deliciosa… E foi assim que aprendi que o açaí tradicional não é adoçado. Por isso, serve como acompanhamento de pratos salgados e inclusive é base de alguns pratos principais! “Asa Açaí”
Seguimos para o próximo prato, onde a atração era a mandioca: pirão de farinha d’água grelhado com goma de tucupi e jambu com peixe ao forno + escondidinho de maniva com cogumelos e purê de mandioca com azeite de tucumã. Esse escondidinho me conquistou, estava maravilhoso. E então vieram as três apresentações de pupunha. Incluindo um nhoque com molho de grana padano que eu nunca diria que é feito de pupunha! Uma das frutas mais tradicionais da Amazônia, o cupuaçu, marcou presença em forma de geleia, acompanhando uma galette de farinha de mandioca e cordeiro ao forno com toque de açaí. Contraste do doce e salgado e das texturas perfeitas de cada item tornaram esse mais um prato memorável. Para a sobremesa, cuscuz de tapioca com sorvete de açaí e um tiramissú que tinha cupuaçu no lugar do biscoito e cacau no lugar do café. “Asa Açaí”
Eu, que infelizmente nunca estive no norte do Brasil, pude experienciar no ASA Açaí algo totalmente novo em termos de sabores. Além de aprender um pouco sobre a cultura do nosso país, que é tão rica! Fiquei bem encantada com o ideal do restaurante, que busca promover algo benéfico para absolutamente todos os envolvidos no processo do alimento. Esses pratos que citei aqui não estão no cardápio, com exceção do maravilhoso guacamole da Amazônia! Mas há outros pratos que são sucesso na casa. Como a galinha ao tucupi,o picadinho do norte e o caranguejo com purê de banana da terra. O açaí de primeira qualidade, carro chefe do estabelecimento, é servido em vários tamanhos e pode ser entregue em casa em porções de 1kg. Outros ingredientes também podem ser levados para a casa, como as castanhas de baru e os nibs de cacau. Ah, vale muito experimentar as Ribeirinhas. São bebidas feitas com cachaça artesanal e frutas típicas – foi com elas que iniciamos essa viagem pelos sabores da Amazônia! “Asa Açaí”
O ASA Açaí fica na Rua Sacadura Cabral, 79, no Centro. Abre de segunda a sexta, das 11h30 às 18h. “Asa Açaí”
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
1 comentário