A cidade ganha um novo teatro e devemos comemorar! Em tempos em que a cultura é devastada e posta de lado, a abertura de um palco para as artes significa muito. Nós, os amantes da cultura, somos conscientes de sua importância, ofício que, além de diversão, gera tantos empregos e é celeiro de talento e competência. O Vida Carioca esteve na inauguração do Teatro Prudential, o antigo Teatro Manchete, que foi rebatizado e totalmente reformado. Viva a arte!

O Teatro Prudential, mais novo teatro do Rio de Janeiro, tem poltronas de veludo azul, capacidade para 359 pessoas, palco de 140m², ótima visibilidade e acústica, e conta ainda com um centro de convivência e ensaios, preparado para receber várias produções simultâneas e todas as artes cênicas! O nome da sala permanece o mesmo, Sala Adolpho Bloch, homenagem ao fundador da TV Manchete.

Na apresentação inaugural, passaram pelo palco diversos atores, orquestra, numa euforia contagiante! O evento ocorreu no dia 21/05, quando os convidados foram brindados com um pot-pourri de 20 musicais que já passaram pelos palcos do Rio e alguns ainda estão em temporada. Teve “Hair”, “Elis, a Musical”, “Wicked – A história não contada das Bruxas de Oz”, “Meu Destino é ser Star”, “Ayrton Senna”, “Merlin e Arthur – um sonho de liberdade“, “Romeu e Julieta” e mais.

Com apresentação de Cláudio Lins, Jéssica Ellen abriu a noite cantando “Casa” de Lulu Santos, tudo a ver com essa nova morada que o Rio acaba de ganhar! Outros pontos altos foram: Laila Garin interpretando “Como Nossos Pais”; o sapateado virtuoso do ator Reiner Tenente em “Cantando na Chuva”; Ícaro Silva, tanto como Jair Rodrigues quanto num número de “Ícaro and the Black Stars”; Raul Seixas e sua sociedade alternativa na voz de Paulinho Moska , que botou todo mundo para cantar; a força da voz de Myra Ruiz, a música “Paraíba” de Luiz Gonzaga e a bossa nova! Que graça!

Ney Latorraca homenageou sua rainha, Marília Pêra, e Gustavo Gasparani prestou homenagem a Beth Carvalho. Foi lindo, emocionante! Como se não bastasse a alegria do show, no final fomos surpreendidos: a parede de trás do teatro se abriu para o espelho d’agua do terraço do prédio.

Dando continuidade à abundância cultural, no dia 23/05 teve início a temporada de “PI-Panorâmica Insana” no Teatro Prudential. O espetáculo, que questiona o mundo contemporâneo, é dirigido por Bia Lessa e conta com Leandra Leal e Claudia Abreu no elenco.

O Teatro Prudential fica no Edifício Manchete, um ícone carioca na Glória. Tombado pelo patrimônio histórico, o projeto do prédio é de Oscar Niemeyer e o paisagismo, de Burle Max. Apresenta estilo modernista e foi, em seus primórdios, sede da Revista Manchete. De pé desde 1968, foi completamente restaurado e o teatro agora se chama Prudential.

Em 1968 era inaugurada a nova sede das empresas Bloch Editoras, o Edifício Manchete. O prédio possuía 12 andares, terraço panorâmico e ainda um teatro concluído somente em 1973. A primeira peça a subir naquele palco foi “O Homem de la Mancha”, com Paulo Autran, Bibi Ferreira e Grande Otelo! Em 1983 a Rede Manchete de Televisão iniciou ali suas atividades expandindo mais tarde suas instalações. Arnaldo Bloch veio da Rússia e fundou a revista. O “M” da piscina transformada em fonte continua lá.

O edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico em face de seu grande valor artístico: painéis de cerâmica da cobertura são de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e o jardim vertical de Burle Max. Possui um grande hall em pilotis no térreo e agora, completamente inovado, ganhou o Selo Silver de certificação LEED de construções sustentáveis, além de uma abertura atrás do palco para o espelho d’água.

Nesta nova fase, o Teatro Prudential foi desenvolvido pela Aventura e a Prudential do Brasil. Aniela Jordan e Luiz Calainho, sócios-fundadores da Aventura Entretenimento, produtora de musicais (também responsáveis pela reabertura do Teatro Riachuelo) e Aura Rebelo, vice-presidente de marketing & digital da Prudential do Brasil, fizeram um discurso alentador na inauguração do teatro. Aura disse que é gratificante devolver aquele teatro para o Rio de Janeiro e para o Brasil, pedaço do seu patrimônio.

O Teatro Prudential fica no Edifício Manchete, na Rua do Russel, 804, Glória. Saiba mais no site e no Facebook do Teatro Prudential. O teatro já havia sido reaberto em 2018, ocasião na qual assistimos “O Musical da Bossa Nova” por lá, mas logo fechou. Desejamos vida longa ao Teatro Prudential! A peça “PI-Panorâmica Insana” está em cartaz até 16/06 (mais infos aqui).

Créditos das fotos: Leo Marinho, Felipe Panfili e outras de nossa autoria.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.

__________________________________________________

  • Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário