Criado no ano 2000 com o intuito de valorizar a comida de raiz e dar visibilidade a estabelecimentos pequenos, o Comida di Buteco se tornou muito mais que um concurso! O evento, que começou em Minas Gerais, se espalhou pelo Brasil e nesse ano conta com quase 600 bares participantes, em 21 cidades. Para a nossa alegria, o Rio de Janeiro é atualmente a cidade mais forte do Comida di Buteco, com 58 concorrentes que se esmeram para encantar seus clientes e conquistar o prêmio de melhor boteco da cidade!
Eu tive o prazer de participar de uma caravana do Comida di Buteco, na qual visitei três bares com perfis diferentes (Serpentina Bar, Art Chopp e Bar Caiçara) e fiquei encantada ao entender melhor a dimensão do evento… Isso porque o concurso é responsável por mudar vidas de donos e funcionários de bares! Já que aumenta muito a demanda, gerando empregos e, às vezes, multiplicando os lucros.
No Rio, temos um exemplo muito bacana: o Bar do David, no Morro Chapéu Mangueira, foi o primeiro estabelecimento localizado numa favela a participar do concurso, em 2011. Em 2016 foi o vencedor do Rio e ainda levou o primeiro lugar nacional. Em 2017, se tornou bicampeão do Rio. Com isso, passou a ser um dos botecos mais disputados da cidade e inclusive foi ampliado, ganhando um novo andar.
Como funciona o Comida di Buteco? Na primeira etapa (entre abril e maio), todas as pessoas que visitam os locais participantes e pedem o petisco concorrente recebem uma cédula de votação. Então, devem dar notas para quatro quesitos: petisco; atendimento; higiene; temperatura da bebida. Sendo que o petisco leva 70% do peso da nota e as outras categorias, 10% cada. Um corpo de jurados também visita os bares e dá suas notas. Na apuração, votos do público e dos jurados tem peso de 50% cada.
Importante dizer que a audição é feita pela Vox Populi, que revela o ganhador de cada cidade apenas na cerimônia de premiação – ninguém fica sabendo antes! Na segunda etapa, em junho, uma comissão de jurados vai visitar os bares campeões de cada cidade. E assim é eleito o campeão dos campeões, que ganha o disputado prêmio de melhor boteco do Brasil!
Outro fator decisivo para o sucesso do Comida di Buteco é que o concurso é totalmente viabilizado com investimentos de empresas. Ou seja, os bares não pagam para participar. Mas eles precisam passar por uma seleção e atender alguns requisitos, como: não pertencer a grandes redes (no máximo, duas unidades, a exemplo dos participantes cariocas Galeto Sat’s e Os Imortais) e ser um bar familiar (ou seja, ter o dono presente no dia-a-dia).
Além disso, é preciso enviar a receita do petisco criado especialmente para o concurso com bastante antecedência. O Comida di Buteco é produzido por uma empresa que trabalha o ano inteiro unicamente para promover o evento. Como é algo de proporção enorme, tudo precisa de muito planejamento para dar certo. Fazendo uma comparação bem carioca, é tipo um “carnaval dos bares”, rs.
Entre os apoiadores do Comida di Buteco no Rio, está a Globo, que promoveu essa caravana (exclusiva para convidados) da qual eu participei. Num sábado de sol, nós visitamos três bares em diferentes regiões da cidade: Serpentina Bar na Freguesia, Art Chopp em Taquara e Bar Caiçara na Ilha da Gigóia. A seleção de estabelecimentos foi muito feliz, pois pudemos experienciar a diversidade, que é uma das características do Comida di Buteco. Cada um dos locais tinha sua própria essência – em termos de ambiente e petisco, quase não havia semelhança.
Mas, levando em conta a qualidade, sim, todos tinham algo em comum: a preocupação em proporcionar uma experiência memorável ficou clara nos três bares. Começamos pelo Serpentina Bar, que tem apenas um ano e meio de funcionamento. Na área externa nos fundos da ampla casa, experimentamos o Breguete Mineiro Carioca, um delicioso pão de queijo recheado com porquinho confit, geleia de bacon e chips de jiló.
Então seguimos para o Art Chopp, o campeão do Comida di Buteco 2015, onde fomos recebidos com muita animação pelo casal Diogo e Kelly e sua filhinha Manu, de apenas três meses. A história dessa família se mistura à trajetória do bar no concurso, já que Diogo pediu Kelly em casamento no mesmo momento em que eles receberam o prêmio em 2015! Com o lema “sem miserinha”, o pessoal do Art Chopp mal esperou que a gente sentasse e nos serviu um banquete.
Cerveja, espumante, cachaça, caipirinha, batidas de vários sabres e bolinho de queijo recheado com torresmo e linguiça estiveram na nossa mesa ao mesmo tempo! Isso sem falar nele, o indescritível petisco. Que não é bem um petisco, e sim uma coxa de peru defumada por seis horas em lenha frutífera de maçã, acompanhada de farofa caseira e cebola roxa ao vinho tinto. Não tem como explicar esse prato, é um sucesso absoluto!
Nossa última parada foi o Bar Caiçara, na Ilha da Gigóia. Eu ainda não conhecia a Ilha e amei, é um lugar muito bonito. Apesar de o acesso ser super fácil, junto à estação de metrô Jardim Oceânico, parece que a gente tá numa cidade de interior. É preciso usar um barquinho para atravessar o canal e chegar aos bares e restaurantes que ficam lá. O visual é lindo e o astral é especial! No Caiçaras, comemos o tornedor de acém assado com purê de aipim e farofa crocante. A carne se desmanchava e era tão saborosa que abriu nosso apetite na hora, rs. Fora que comer e beber no segundo andar do bar observando o entardecer no canal é bom demais!
Ah, uma observação importante é que todos os petiscos do Comida di Buteco custam no máximo R$ 25,90. Nessa caravana promovida pela Globo, tivemos a presença de Júlia Menna Barreto, que é uma das responsáveis pelo concurso! Foi ela que nos deu uma verdadeira aula sobre o Comida di Buteco. Alguns atores da novela das 21h também estiveram com a gente nesse passeio muito divertido e delicioso.
A primeira etapa do Comida di Buteco vai até 13/05 e qualquer pessoa pode participar da votação! No ano passado, foram mais de 520 mil votos. O concurso é uma oportunidade de comer e beber bem e ainda contribuir para o crescimento de estabelecimentos locais! Mas, se você não conseguir ir, saiba que os petiscos de maior sucesso costumam entrar para o cardápio fixo dos bares. Já estou ansiosa para conhecer o ganhador do Rio… Você pode consultar a lista dos participantes e conferir mais informações no site oficial do Comida di Buteco. Conheça aqui ações bacanas da Globo (abertas ao público e gratuitas) que acontecem no Rio!
- Leia também o post sobre o Bar do David, o bicampeão do Comida di Buteco.
____________________________________________________________
- Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário