Ostentando o título de melhor hamburgueria da cidade, segundo a Veja Comer & Beber, a Ex-Touro acaba de abrir sua segunda loja. A casa nasceu em 2015 na Cadeg e agora também tem um endereço na Barra. Eu fui lá conferir os burgers e entendi o porquê do prêmio!
O cardápio com seis hambúrgueres pode ser um problema para os indecisos, já que dá vontade de pedir tudo, rs… Por sorte, eu estava em uma degustação, então foram servidos vários burgers (cortados em quatro pedaços, logo depois das fotos). Assim foi possível experimentar quase todos! Por sinal, essa é uma boa ideia para uma mesa de amigos. O blend da Ex-Touro é feito com Wagyu e Angus, justamente as duas carnes mais nobres produzidas no Brasil! O disco de carne que vai em todos os sanduíches tem 180 gramas, sendo 60% Wagyu e 40% Angus. Aquele ponto perfeito, rosadinho por dentro, garante um burger de textura incrível. A carne se desmancha na boca… Suculência, maciez e sabor nota 10, um verdadeiro espetáculo para amantes de hambúrguer!
Outro diferencial é o pão. Todos os hambúrgueres são montados num brioche muito, muito fofinho. É um pão que segura bem os ingredientes, não esfarela, não pesa, colabora para a harmonia dos burgers. E então esse blend e esse pão são apresentados em duas versões mais básicas e quatro versões mais ousadas. A Ex-Touro oferece burgers bem originais, como o “Clint Boladão”, com queijo Monterey Jack, maionese de sriracha e farofa de bacon. Esse foi um dos que mais gostei, a farofinha de bacon crocante é sensacional! “Kobezilla”, receita exclusiva da loja da Barra, reúne queijo cheddar brasileiro, ketchup artesanal, maionese de wasabi e bacon caramelizado no melaço de cana. Uma explosão de sabor, sucesso total!
O burger que leva o nome da casa, Ex-Touro, é um dos básicos: queijo Monterey Jack, maionese da bacon, alface e tomate. Para acompanhar os hambúrgueres, onion rings de crocância muito acima da média, que são de produção própria (nada daquelas cebolas industrializadas que vem congeladas). Os anéis de cebola da Ex-Touro são empanados em massa de cerveja e farinha panko. Fritas da casa também são excelente pedida, muito sequinhas e cortadas com casca. E ainda tem o “Franguin du Cão”, inspirado nas Buffalo Wings americanas. O petisco consiste em cubos de peito e sobrecoxa de frango empanados com mix de temperos envoltos em molho de pimenta. Chega à mesa acompanhado de creme de gorgonzola. Boa opção de entrada para dividir enquanto você analisa o cardápio de burgers. Para beber, água, refrigerante ou cerveja. O menu da Ex-Touro é enxuto e assertivo, simplesmente tudo vale a pena, é impossível errar no pedido.
Algo que me chamou atenção é que, apesar de ter blend de carnes nobres e insumos de qualidade perceptível, os hambúrgueres não tem preços mais altos que o normal. Variam entre R$ 29 e 33. O ambiente da nova loja da Ex-Touro conta com três andares mais uma agradável varanda. As paredes do espaço ganharam artes bonitas e divertidas, todas fazendo alusão a burgers e ao Rio de Janeiro. Uma curiosidade sobre a história da Ex-Touro é que a casa foi inaugurada na Cadeg, em 2015, com a proposta de ser apenas um açougue, não uma hamburgueria. Só que o proprietário, Yasser Regis, já era conhecido entre os amigos por fazer um ótimo hambúrguer. Foi com o incentivo de pessoas próximas que, apenas um mês depois da inauguração, a Ex-Touro virou também um lugar para apreciar os burgers criados por Yasser. Em pouco tempo, a fama dos excelentes blends se espalhou pela cidade. Depois de muitas receitas testadas, Yasser chegou às opções atuais. Mas os testes sempre continuam, então pode haver um ou dois burgers especiais, além dos que estão no cardápio fixo da Ex-Touro.
A Ex-Touro certamente entrou para minha lista de hamburguerias preferidas! Os burgers são daqueles que ficam na memória, rs. A Ex-Touro da Barra fica no Shopping Blue Center, na Avenida das Américas, 12.300. Abre de terça a domingo a partir das 19h. A loja da CADEG (Rua Capitão Félix, 110, Benfica) abre de terça a domingo das 9h às 17h. Mais informações no facebook da Ex-Touro.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
Escrever um comentário