Um restaurante na Orla de Copacabana, com ambiente bonito, onde se pode sentar enxergando o mar e comer bem (de preferência, frutos do mar). Esse é o desejo de muitas pessoas para um almoço ou jantar no Rio… Depois de muito procurar, encontrei o lugar que atende todos esses requisitos e ainda oferece muito mais: Venga Chiringuito.
Pegando emprestado o nome “chiringuito”, que é atribuído aos quiosques das praias espanholas, o Venga batizou sua terceira loja de Venga Chiringuito. Isso porque a casa fica bem na frente da Praia de Copacabana, na altura do Posto 5. Se os outros dois endereços do Venga no Rio têm o conceito Bar de Tapas, oferecendo as iguarias da culinária espanhola em pequenas porções, no Venga Chiringuito a proposta é um pouco diferente. Tapas estão por lá – elas não poderiam faltar! Mas o grande diferencial são os pratos com frutos do mar fresquissímos, que vêm diariamente da colônia de pescadores do Posto 6, a poucos metros de distância.
Todas as manhãs, o pessoal do Venga Chiringuito busca os peixes que acabaram de sair do mar. Dessa forma, o cardápio varia e sempre há o peixe do dia. É só pedir ao garçom que ele irá informar qual é o astro principal de um dos carros chefe da casa, o “pescado al horno”, ou seja, um peixe inteiro assado no forno servido com vegetais. O valor também muda dependendo do tamanho do peixe, no dia em que eu estive lá eram três tamanhos disponíveis. Nós escolhemos o menor deles e foi mais do que suficiente para duas pessoas (custava em torno de R$ 100). Chegou à mesa um prato de apresentação linda, bem colorido e farto. Além do peixe extremamente macio, com tempero que realçou seu sabor suave, os acompanhamentos eram deliciosos. Batatas, cebola, berinjela, abobrinha, brócolis e tomates – cada um no seu ponto perfeito de cozimento – tornaram a refeição completa e muito prazerosa a cada garfada.
Um bar muito bonito compõe o ambiente do Venga Chiringuito. É de lá que saem as sangrias, estrelas da casa. Mas também há uma boa seleção de vinhos, nós optamos pelo Rosé Finca Las Moras para brindar no nosso almoço. Importante frisar que o Venga Chiringuito também é point à noite, todas as bebidas podem ser consumidas num happy hour e até o início da madrugada. Mas o cardápio muda, já que existem pratos servidos apenas no horário do almoço. Voltando a falar no cardápio, nós experimentamos também uma salada e uma entrada. Camarões ao alho e salada de rúcula com queijo manchego e amêndoas foram nossas opções para iniciar o almoço. Pratos divinos… Os camarões tenros e carnudos estavam especiais!
Na hora da sobremesa, dividimos dois doces. Os irresistíveis churros acompanhados de calda de chocolate e doce de leite – esse fui eu que escolhi, já que gosto de doces muito doces. A Carol, que é colaboradora do blog e estava comigo nesse dia, optou por uma sobremesa de outro estilo, o creme de queijo com coulis de morango. Assim, terminamos nosso almoço felizes com churros sequinhos e cheios de cobertura e o contraste do sabor do queijo com morangos em uma calda saborosa.
Também preciso ressaltar o atendimento, fiquei impressionada com a quantidade de informações que o garçom nos passou. Ele conhecia muito bem todas as categorias do cardápio, explicou como alguns pratos são feitos e fez sugestões com segurança. Mais um ponto pro Venga Chiringuito! Outro atrativo do lugar é o belo ambiente. Há detalhes que remetem à pesca e frutos do mar, salão amplo e área externa aconchegantes. Tudo é alegre e despojado, mas planejado com cuidado para que os clientes tenham conforto à beira mar.
O Venga Chiringuito fica na Av. Atlântica, 3880, em Copacabana. Abre todos os dias a partir das 12h. Conheça mais sobre o Venga Chiringuito e outras casas da rede no site deles.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
Escrever um comentário