The Art Of The Brick, a exposição de esculturas feitas de Lego, está de volta ao Rio! Em torno de 80 peças compõem a mostra, que é imperdível tanto para adultos quanto crianças.
Após o sucesso no ano passado, The Art Of The Brick vem mais uma vez para a nossa cidade. Eu tive a oportunidade de ir logo na abertura oficial. A data contou contou com a presença do artista responsável pelas obras, o nova iorquino Nathan Sawaya. Falando sobre seu trabalho e sua vida, Nathan apresentou suas esculturas preferidas e ainda deu um relato inspirador. Ele contou que decidiu deixar sua carreira de advogado, na época em que trabalhava num conceituado escritório em Nova York, porque percebeu que se sentia melhor montando Lego nas horas vagas do que em reuniões de trabalho.
Atualmente, a exposição The Art Of The Brick já foi vista por mais de 2 milhões de pessoas em diversos países. É considerada pela CNN uma das 10 exposições globais imperdíveis! As esculturas são bastante complexas e grandes, algumas precisaram de meses para serem construídas. Uma das mais impressionantes é um esqueleto de dinossauro, que tem 80.000 peças! Nathan diz que resolveu criar essa escultura como forma de agradecer às crianças que visitam a exposição. Com o intuito de mostrar arte de uma maneira diferente, foram reproduzidas obras históricas, a exemplo de David, de Michelangelo.
Alguns dos quadros mais famosos do mundo, como Monalisa e O Grito, também ganharam sua versão em Lego! Um dos momentos mais surpreendentes pra mim foi quando vi a ala de retratos, nos quais as pequenas peças coloridas foram usadas como se fossem tinta… Sensacional! Mas as esculturas mais famosas certamente são as de figuras humanas. Algumas em tamanho real, em posições corriqueiras do dia a dia (destaque para Red Guy Sitting, um homem sentado numa poltrona, que parece estar pensativo). Outras em situações surreais, como Yellow, que representa um homem abrindo o peito e revelando peças soltas em seu interior. Essa é provavelmente a peça mais conhecida, já que foi escolhida para estar em todo o material de divulgação da mostra. Há ainda crianças, idosos, animais, caveiras. É criatividade que não acaba!
Nathan contou que sua inspiração vem do cotidiano, das relações entre pessoas, suas viagens, seus amigos. Ele costuma levar um bloquinho para anotar ideias e fazer pequenos esboços, e então os desenvolve em seu ateliê. Embora atualmente o artista conte com uma equipe que resolve questões de logística e é responsável por fazer a exposição The Art Of The Brick rodar o mundo, todo o trabalho artístico é feito apenas por ele mesmo! De fato, é bastante impressionante pensar que todas aquelas esculturas foram feitas por uma só pessoa… Como não poderia deixar de ser, Nathan é um entusiasta de sonhos e incentiva as pessoas a criarem e trabalharem com aquilo que acreditam. Frases do artista com esse tipo de mensagem estão espelhadas pela exposição.
The Art Of The Brick está no Village Mall, na Barra da Tijuca, até o dia 06 de agosto. No final da mostra, muitas peças de Lego ficam à disposição das crianças que quiserem brincar. Também tem lojinha com produtos oficiais da exposição e, claro, kits Lego. Os ingressos para The Art Of The Brick custam R$ 20 (R$ 10 meia entrada) e podem ser comprados aqui. Horários: de terça a sábado, 13h às 21h / domingo, 13h às 20h.
Escrever um comentário