Santa Teresa, um dos bairros mais lindos do Rio, está recebendo a primeira edição do festival gastronômico Santa na Mesa. O evento reúne diversos bares e restaurantes do bairro, que oferecem pratos especiais. Também tem atrações culturais, feira de produtores e aulas de culinária.
Um bairro bucólico, onde as ruas são estreitas e há arte para todo lado que a gente olha… Local onde a música sempre tem espaço e a gastronomia é um grande atrativo, com opções de todos os estilos e valores. Assim é Santa Teresa! Algo que torna o bairro especial é a união dos proprietários dos estabelecimentos, que costumam promover eventos em conjunto. E foi assim que surgiu o Santa na Mesa, que tem sua primeira edição entre os dias 22/09 e 01/10.
O Santa na Mesa reúne diversas atrações bacanas. Uma grande quantidade de bares e restaurantes está oferecendo pratos especiais para o festival, organizados em roteiros por categoria. Por exemplo, roteiro de comida contemporânea, cervejas especiais, café da manhã, sanduíche – uma boa dica é fazer um passeio a pé pelo bairro e ir provando diversos quitutes! Eu conheci o Santa na Mesa no último sábado e fiz exatamente isso. Depois de iniciar o dia no Bonde de Santa Teresa (uma experiência maravilhosa, que vale demais!), pude conhecer vários estabelecimentos.
Eu já frequento bastante Santa Teresa, mas costumo ir mais à noite. Confesso que fiquei muito surpresa com esse passeio diurno… Caminhar sem pressa pelas ruelas do bairro e aproveitar para conhecer os bares e restaurantes com calma é certamente uma das melhores opções de lazer no Rio! Sem exagero. O bairro é encantador e os estabelecimentos são fantásticos. Fiquei especialmente maravilhada com o Espírito Santa, restaurante de comida da Amazônia, e com o bar e o restaurante do Hotel Mama Shelter, que são abertos ao público. Em outro post, vou detalhar mais o tour a pé por Santa Teresa. Agora ainda tem muito mais pra falar sobre o Santa na Mesa!
A maior parte da programação do evento se concentra no Parque das Ruínas, lugar que é um fenômeno! Um casarão que foi palco de encontros de artistas e intelectuais na Belle Époque carioca teve suas ruínas preservadas e restauradas, assim se tornando uma enorme galeria de arte. Há um espaço bem grande a céu aberto e uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara. Nesse cenário de cinema, o Santa na Mesa oferece feira de produtores com diversos orgânicos para levar para casa; barracas de vários restaurantes do bairro com seus carros-chefe em versão comida de rua; cervejas artesanais; apresentações musicais e um astral incrível!
Entre as opções para comer e beber, só delícias. Experimentei o Picadinho Mulato no stand do Espírito Santa e amei. Ele tem um ingrediente secreto que dá um toque muito especial. E vem numa boa porção, acompanhado de farofa. Outra boa opção com carne são as iscas de filé do Maloca Carioca, servidas dentro de um pão – prato lindo e muito saboroso. Ainda existe uma área chamada Circo dos Sabores, onde uma cozinha foi montada para receber chefs da cena carioca. Eles darão aulas de culinária utilizando produtos da própria feira do Santa na Mesa. Pela manhã, há atrações infantis. À tarde, música ao vivo. Não é demais?! Um evento completo, para toda a família, com muita comida boa, num lugar lindo. E com entrada gratuita. Imperdível!
Deixo aqui a programação cultural do próximo fim de semana:
- 29/09 – Tricerátopo (Jazz Trio) no Café do Alto, às 19h.
- 30/09 – Choro no Parque e convidados no Terraço Panorâmico do Parque das Ruínas, às 17h.
- 30/09 – Céu na Terra comemora 20 anos com uma festa no Largo das Neves, ao cair da tarde.
- 30/09 – Maloca Lounge com DJs convidados no Maloca Carioca, às 21h.
- 01/10 – apresentação do espetáculo infantil Brinquedos Cantados, do Céu na Terra, às 14h no Parque das Ruínas. Às 17h, também no Parque das Ruínas, apresentação do tradicional Pastoril.
- 01/10 – Bonde do Choro (Chorinho) no Café do Alto, às 17h.
- 01/10 – Daniel Santos e convidados (Jazz) no Espírito Santa, às 20h.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do evento.
Escrever um comentário