Situado na badalada Dias Ferreira, a rua do Leblon que concentra opções gastronômicas, o Quadrucci existe desde 2001. Nesses vários anos de história, vem se mantendo como um ótimo restaurante de comida italiana e oferece aos clientes almoços e jantares na agradável varanda junto à calçada ou no aconchegante ambiente interno. O chef Ronaldo Canha costuma mudar o cardápio duas vezes por ano, e a última novidade do Quadrucci é o menu degustação de quatro tempos pelo valor de R$ 95.

Nada melhor do que confiar a escolha dos pratos ao próprio chef do restaurante, né? Confesso que adoro essa ideia! No menu degustação do Quadrucci, o chef Ronaldo Canha faz uma seleção de quatro pratos (uma entrada, dois principais e uma sobremesa) que fica em cartaz por tempo limitado. Para cada combinação de pratos, ele elege um tema, e pode mesclar novidades do cardápio a pratos já conhecidos dos clientes. Experimentei o menu que reúne algumas das novidades de inverno e adorei!

Tive um jantar que, na minha opinião, ficou exatamente no ponto de equilíbrio entre comfort food e originalidade. Diria que é uma experiência gastronômica muito gostosa e pouco complicada – os pratos revelam sabores acertados, com execução impecável e apresentação bonita. Outro ponto importante é que as porções são fartas, cada prato é bem servido e os quatro pratos compõem uma refeição mais do que suficiente para quem está com bastante fome.

Antes que o primeiro prato do jantar degustação chegasse à mesa, comecei a noite com um drink da seção dedicada especialmente aos gim tônicas, na qual cada marca de gim é combinada com ingredientes específicos. Escolhi o refrescante Gim Amázzoni com laranja, manjericão e zimbro.

Já que o tema do nosso menu era “novidades de inverno”, a entrada foi a recente criação vegana do chef Ronaldo: bolinho de feijão fradinho com tahine de castanha de caju e salada de repolho. Inspirado no falafel, o bolinho leva um mix de sete especiarias. Surpreendente, equilibrado e saboroso! Como primeiro prato principal, um risoto de costela com agrião e pimenta biquinho. Prato que é mais tradicional do que inovador e conquistou pela seu tempero e ponto perfeitos, a carne se desmanchava…

Mas foi o segundo principal que mais me arrancou suspiros! A paleta de cordeiro acompanhada de raviolone de cogumelos e purê de couve flor (foto principal do post) é regada na hora com o consomé do assado, conferindo uma pompa ao prato. Mais uma carne de textura incrível, dessa vez acompanhada por uma massa artesanal finíssima e de recheio delicado.

Durante o jantar, o chef Ronaldo passou na nossa mesa e falou um pouco sobre sua paixão por carnes, revelando que tem preferência pelo preparo feito com baixas temperaturas, por longas horas. Tá explicada a perfeição da costela e do cordeiro!

Originalmente, o menu contava com a nova tartelete de banana em caramelo de amendoim com crumble de paçoca e sorvete de iogurte, que é novidade no cardápio. Mas eu tenho um probleminha na minha vida gastronômica: uma das poucas coisas que não como é justamente banana. Então precisei cometer a gafe de trocar a sobremesa, rs (mas pelo menos tirei foto da tartelete!). Optei pelo fondant de chocolate belga em biscoito crocante com morangos frescos, que é a sobremesa mais pedida do Quadrucci. E que sobremesa! A cremosidade e o sabor intenso de chocolate ganharam o coração da chocólatra aqui!

Como a ideia do menu degustação é apresentar aos comensais receitas escolhidas pelo chef, a combinação de pratos citada aqui fica disponível por tempo limitado. Mas, cada menu promete manter o alto grau apetitoso do jantar que saboreei no Quadrucci! E se você ficou com muita vontade de comer algum dos pratos descritos aqui, todos eles estão no cardápio atual do restaurante.

Levando em conta a localização e o ambiente do Quadrucci, diria que o valor de R$ 95 é bem atrativo para esse menu degustação. Ele está disponível diariamente no jantar e aos sábados, domingos e feriados também no almoço. O Quadrucci fica na rua Dias Ferreira, 233 – loja A, no Leblon. O restaurante abre todos os dias a partir das 12h.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento. 

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário