O Rio de Janeiro é mesmo uma cidade surpreendente! Um dos passeios mais marcantes que já fiz por aqui foi para as cinco Praias Selvagens, que ficam na Barra de Guaratiba: Praia das Conchas, do Perigoso, do Meio, Funda e Inferno. São praias lindíssimas e quase inexploradas!
Elas são chamadas de Praias Selvagens porque não existe comércio algum e pouca ou nenhuma intervenção humana na natureza. Fica até difícil acreditar que existam praias tão bonitas e quase vazias, mesmo em finais de semana de sol, em pleno Rio de Janeiro! Na Praia Funda, onde paramos para o primeiro mergulho, encontramos um mar digno de caribe e praticamente vazio. Essa foi nossa recompensa após trilha de quase uma hora.
Sim, o único meio de acessar as Praias Selvagens é através de trilha. E ela não é simples, diria que o caminho começou num nível médio e foi passando para nível bem difícil, rs. Existem trechos de escalaminhada e a trilha é bem longa, somando a isso um dia de sol e calor (que são os melhores para curtir praias paradisíacas como as Praias Selvagens), o resultado é uma aventura para a qual é indicado ter bom condicionamento físico. O caminho da trilha não é tão bem demarcado em todos os trechos. Por isso, o ideal é ir com alguém que conhece o local. Preferencialmente, um guia. Eu tive o privilégio de conhecer as Praias Selvagens com um dos melhores guias de turismo do Rio, o Guilherme Camocardi da Rio4Fun.
A Praia Funda foi o lugar onde passamos mais tempo. Lá pudemos relaxar, tirar muitas fotos e nos preparar para seguir o passeio. Já que a trilha nos coloca acima dos morros que costeiam as Praias Selvagens, a visão é extremamente privilegiada em alguns pontos! É possível admirar vistas inacreditáveis dessas praias tão lindas. Com o auxílio do nosso guia, pudemos conhecer as particularidades de cada uma das Praias Selvagens. A Praia do Meio e a Praia do Inferno são bem pequenas, cada uma tem em torno de 300 metros de extensão. Já a Praia do Perigoso tem 1,5 km de extensão e é a mais procurada. Também pudemos conhecer a Pedra da Lua, que ficou bastante popular por ser uma formação rochosa com alguns buracos que proporcionam fotos muito divertidas.
No mesmo dia, ainda conhecemos a Pedra do Telégrafo, que fica bem próxima das Praias Selvagens. A famosa foto nessa Pedra, que parece ser um precipício graças ao ângulo do fotógrafo, não era o nosso objetivo principal. Por isso, não encaramos a fila para a foto. Apenas admiramos a vista e foi de lá que partimos para a trilha até as Praias Selvagens. Depois de um dia de bastante esforço físico, mergulhos e vistas deslumbrantes, fechamos o passeio de uma forma perfeita! O Guilherme, que além de guia de turismo é especialista em dicas gastronômicas, nos levou para comer peixe frito num pequeno restaurante de pescadores. Comida simples e deliciosa, pra ficar ainda melhor foi acompanhada de uma cerveja bem gelada!
O caminho da Zona Sul até a Barra de Guaratiba dura em torno de 1h/1h30 quando é feito de carro ou van, como foi nesse dia. O passeio para as Praias Selvagens com a Rio4Fun foi fantástico e inesquecível! Recomendo demais para cariocas e turistas que querem explorar um Rio de Janeiro ainda pouco conhecido! Para entrar em contato com a Rio4Fun, acesse o site. A empresa faz passeios personalizados por todo o Rio de Janeiro, de forma muito organizada e profissional.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia da Rio4Fun.
Escrever um comentário