Um bar de blues com música ao vivo e cardápio inspirado na culinária americana – isso existe no Rio de Janeiro! O Mississippi Delta Blues Bar fica numa casa na Gamboa, a região junto ao Píer Mauá que vem sendo revitalizada. Conheci o local numa terça-feira e fiquei surpresa com o que encontrei após passar pela modesta fachada. O ambiente, decorado com itens que remetem aos Estados Unidos, estava cheio de pessoas que curtiam um show informal de alta qualidade, conversavam e bebiam drinks e cervejas.

O Mississippi Delta Blues Bar já existe há alguns anos em Caxias do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Em 2017, a gerente do bar decidiu se mudar para o Rio e abrir uma filial por aqui. Escolheu a Gamboa, bairro que está se tornando cada vez mais agradável em função da grande mudança que teve início com a construção da Praça Mauá e o Museu do Amanhã. Mas a região ainda tem um quê de “fora do circuito”, o que confere ao Mississippi Delta um ar meio escondido. Talvez por isso, quando entrei lá, logo pensei: “que achado”!  Mas talvez tenha sido por ver, pela primeira vez, um show de jazz e blues rolando de jeito bem parecido com as rodas de samba (tão populares no Rio e que eu tanto amo).

A ideia é exatamente essa, uma espécia de roda de blues, o que significa que o repertório não está rigidamente definido e músicos que estão na plateia podem dar palhinhas. Isso é o que acontece nas noites de terça. De quinta a sábado, há diversos shows, inclusive com artistas internacionais. Algumas noites são bastante animadas, já que nas sextas e sábados as apresentações ao vivo podem ter mais cara de festa! Embalados por ritmos da família do blues – jazz, rock, country – os clientes do Mississippi podem escolher entre as mesas junto ao palco, mesas do segundo andar ou mesmo ficar em pé no salão ou junto ao balcão. Falando em balcão, é de lá que saem drinks clássicos e shots para lembrar os bares americanos (bebidas naquele estilo beira de estrada que sempre aparecem em filmes, rs).

Junto às doses de whiskies, bourbons e licores, também há espaço para coquetéis autorais, como a deliciosa caipirinha de uva, manjericão e tabasco. Nesse caso, a cultura dos EUA foi representada pelo tabasco, enquanto a uva é uma homenagem a Caxias do Sul, cidade onde o bar nasceu e que é grande produtora de uvas. Achei muito criativo, e o resultado foi um drink incrível! No cardápio, pratos bem diferentes do que é de costume em bares e botecos. Para fazer jus à vibe americana, há opções como Mac & Cheese (macarrão com queijo) e Baked Potato (batata assada recheada). Eu fiquei com o sanduíche Hot Pastrami, com queijo, rúcula, mostarda, pepino e pimenta do reino.

O bar também conta com algumas torneiras de cervejas especiais e até um pequeno espaço onde há venda de roupas e produtos com convergência com a proposta do Mississippi Delta. A sócia da casa, minha conterrânea gaúcha Babi, circula pelo ambiente conversando com os clientes, muitos já frequentadores assíduos do local. Ela trabalhou por 10 anos como bartender e gerente no Mississippi Delta de Caxias do Sul (a maior cidade da Serra Gaúcha), e então surgiu o sonho de trazer o bar de blues para o Rio de Janeiro! Me identifiquei com a história, já que também saí do Rio Grande do Sul para morar no Rio. Apaixonados por blues, os proprietários do Mississippi decidiram difundir essa parte da cultura americana por aqui, deixando-a mais do jeito brasileiro. Um exemplo legal disso são as noites dedicadas ao forró – já que “forró é o blues brasileiro”.

No segundo andar do Mississippi, um espaço ideal para comemorações. Mais reservado, aconchegante e com vista privilegiada do palco. O local abre nos seguintes dias e horários: terça das 17h à 00h, quinta e sexta das 17h à 01h, sábado das 19h às 02h. Fica na Rua Pedro Ernesto, 89, na Gamboa. Nas noites de terça-feira, dedicadas ao Clube do Blues, a entrada é gratuita. Nos outros dias, os valores de couvert artístico variam de acordo com os shows, para consultar a agenda é só olhar o facebook e o site do Mississippi Delta Blues Bar.


  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

4 comentários

  1. Sou de Caxias do Sul, cliente e parceiro do bar por aqui. O Missi é tudo isso que a Juliana falou e mais um pouco! Dá até inveja ver que uma parte do “nosso” bar foi para o Rio, mas o orgulho é tão maior que essa inveja nem se percebe. O Rio de janeiro continua lindo. Parabéns ao Toyo e a Babi por colaborarem com isso! Long live!

    • Olá Rogério! Que bacana seu comentário, adorei!
      Eu sou gaúcha de Poa e também senti esse orgulho ao ver um bar do RS fazendo tão bonito por aqui!

  2. Sou suspeita, mas…. O Mississípi é um visinho do IPN Memorial fantástico. Super recomendo.

Escrever um comentário