Instalado num charmoso casarão em uma rua tranquila de Botafogo, o restaurante Miam Miam se encaminha para completar 13 anos de história. Quem comanda a cozinha é a premiada chef Roberta Ciasca, que aposta na comfort food com toques especiais, criando pratos originais e muito saborosos. O ambiente acolhedor é ponto forte da casa e a carta de drinks também merece destaque.
Logo depois da fachada discreta e a entrada estreita do Miam Miam, a luz baixa e os móveis antigos dão o tom intimista do restaurante. O mobiliário é dos anos anos 50, 60 e 70, com mesas e cadeiras variadas. As paredes são de tijolos à vista e alguns itens charmosos compõem a decoração. Diria que a sensação ao entrar no Miam Miam é de calma. O lugar é ideal para fazer uma refeição com tempo, com amigos, família ou a dois. O ambiente combina perfeitamente com o cardápio, que prioriza pratos que confortam. Na última reformulação do menu, a chef incluiu algumas receitas da estação, que são ideais para os dias de calor. As tábuas para compartilhar também são novidade.
Por sugestão da chef Roberta Ciasca, que nos recebeu com muita simpatia e atenção, iniciamos o jantar com a Tábua de Patês e a Tábua de Vegetais. Servidas em tábuas de madeira, com apresentação bem rústica, elas são seleções de especialidades da casa. Ideal para experimentar vários sabores e dividir entre várias pessoas. Desde polenta frita até chutney de abacaxi, passando por cogumelos marinados e rillette de pato – tudo isso fazia parte da nossa maravilhosa entrada. Aí já se percebe o estilo do Miam Miam: apesar de ser comfort food, não é comida simples. É comida elaborada, com ingredientes sofisticados e ousadia na combinação dos insumos. É originalidade que dá certo e pratos que proporcionam sensações únicas aos comensais!
Já que estávamos em seis pessoas, pedimos alguns pratos para dividir, assim realizando uma degustação e conhecendo boa parte do cardápio. Nossa mesa era de convidados do restaurante, mas essa ideia pode ser colocada em prática por qualquer cliente! Acho uma ótima opção para quem gosta de experimentar mais de um prato. Da ala dos principais, mas que também pode fazer as vezes de entrada, o “Surf and Turf” foi sucesso na mesa. Trata-se de uma crostata coberta com lula, bacon, abobrinha, tomate concassé e salada de ervas. Sensacional! Logo experimentamos duas saladas surpreendentes, ambas com uma característica em comum: não eram frias, eram pratos mornos. A Panzanella com Bacalhau e Alcaparrones, incrementada com tomates e pimentões era muito colorida e saborosa. Já o Salpicão BLT, com frango defumado, frango grelhado e bacon, era uma explosão de sabor – acho que nunca comi um salpicão tão gostoso. Que fique claro que essas saladas não tem nada de light, essa não é a proposta da casa. Legal também dizer que existem pratos veganos e vegetarianos.
E então a chef Roberta Ciasca nos apresentou sua criação “Pato, Pato e Grãos”, formada por pato em duas versões (magret e croquetinhos), triguinho com verdes, queijo de cabra e confit de fruta. Mais uma brincadeira com texturas e contrastes que deu muito certo. Esse prato é um absurdo de bom! A Mezzaluna de Abóbora com manteiga noisette, figos em caramelho de vinho e castanhas também é maravilhosa… Difícil não ser repetitiva, pois realmente fiquei encantada com todos os pratos que provei. Não consegui nem eleger um preferido, rs. Para fechar o jantar, ainda pedimos um dos apenas quatro clássicos que permaneceram no cardápio. O Arroz de Porco, com lascas de pernil assado, especiarias e abacaxi caramelado foi o último prato dessa noite deliciosa demais!
Para acompanhar nossos pratos, escolhemos drinks, que são outra especialidade do Miam Miam! Optei por dois clássicos da casa, o Ruella (vodka, limão, gengibre e grenadine) e o Rosito (espumante rosé, morangos e hortelã). Eu gosto de drinks cítricos, que puxam mais pro doce do que amargo. Adorei esses dois. Ainda fiquei com vontade de provar as caipirinhas, que têm sabores inusitados. Mesmo extremamente satisfeitos, é claro que ainda tínhamos aquele espaço reservado para a sobremesa (sempre, né? Rs). Quando eu achava que não tinha como gostar mais do Miam Miam, provei o Crepe de Pão de Mel com doce de leite, chocolate especiarias e sorvete crocante. O que dizer? Alegria em forma de comida, que doce delicioso!
Tá explicado porque o restaurante Miam Miam costuma estar cheio todos os dias, desde 2005. É um lugar não apenas para comer bem, mas também para degustar uma comida que afaga e apresenta novos sabores ao mesmo tempo. O trabalho da chef Roberta Ciasca é admirável! Com certeza o Miam Miam está na minha lista de restaurantes preferidos. Ah, uma curiosidade: Miam Miam é uma onomatopéia em francês, que quer dizer “comida gostosa”. Perfeito para nomear esse restaurante tão especial! A chef Roberta Ciasca também está à frente do restaurante Oui Oui e da sanduicheria Petit. O Miam Miam fica na Rua General Góes Monteiro, 34, em Botafogo. Abre de segunda a sexta das 12h às 15h30 e das 19h à 0h, sábados das 13h à 0h. Mais informações no site e facebook do Miam Miam.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
Escrever um comentário