Além de ser um mix de loja e bar, a Mestre Cervejeiro é um local ideal para os amantes de cerveja. Criada para fomentar a cultura cervejeira, a rede comercializa cervejas para levar para casa e também para beber na hora. Ainda reúne uma série de itens relacionados à cerveja, como copos, growlers e acessórios úteis. São três lojas no Rio, eu fui conhecer a Mestre Cervejeiro Grajaú e conto aqui como foi a minha experiência.
Como blogueira, preciso iniciar esse post dizendo que achei inspirador conhecer um pouco da história da rede Mestre Cervejeiro, já que tudo começou com um blog. Isso mesmo! Em 2004, o sommelier de cervejas Daniel Wolff criou o mestrecervejeiro.com. Após passar uma temporada no exterior, ele voltou ao Brasil e percebeu a falta de canais para compartilhar informações cervejeiras. Dessa forma, decidiu criar um site sobre o assunto. Em 2009, foi inaugurado o primeiro espaço físico Mestre Cervejeiro, em Curitiba. E em 2012, foi implantado o sistema de franquia, que permitiu o grande crescimento da marca. Atualmente, a Mestre Cervejeiro conta com 60 unidades em diversas regiões do Brasil. Assim, é a maior rede de lojas de cervejas artesanais do país.
Aqui no Rio, há três lojas. Eu estive na Mestre Cervejeiro Grajaú, na zona norte da cidade. Essa unidade possui um diferencial para os clientes que preferem beber lá mesmo, ao invés de levar para casa. Em função de uma parceria com o Bandana’s Pub, que fica bem próximo, a loja oferece um cardápio exclusivo! Percebendo a demanda dos clientes por algo mais consistente para comer enquanto degustam as cervejas artesanais, o pessoal da Mestre Cervejeiro Grajaú chamou o chef Vinicius Batalha para criar pratos especiais para a loja (é um cardápio diferente do que é servido no Bandana’s Pub). O chef decidiu ir além do menu tradicional de boteco e apresentar petiscos inspirados em culinárias de alguns países que tem tradição em cerveja: Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e, claro, Brasil.
Já que é uma franquia, o ambiente da Mestre Cervejeiro segue um padrão. O espaço é muito bonito e organizado, com prateleiras onde ficam dispostas as garrafas de cerveja (de acordo com sua origem) e uma estilosa geladeira onde todas estão no ponto perfeito para consumo. Uma das partes que mais gostei foi a área reservada para os itens cervejeiros, com diversas opções bacanas para dar de presente a quem gosta de cerveja! Os growlers são lindos e cheios de presença, mas também há produtos mais simples, como os copos e abridores de garrafa – são opções para todos os gostos e bolsos. A Mestre Cervejeiro Grajaú é bem espaçosa e confortável, dá vontade de ficar lá bastante tempo experimentando cervejas diferentes e harmonizando com os quitutes do cardápio.
Falando em harmonização, logo abaixo da descrição de cada prato, há o estilo de cerveja que combina com ele. Assim, fica bem fácil escolher o pedido. Mas o pessoal do bar também é extremamente simpático e disposto a sugerir cervejas e petiscos. Nós experimentamos uma criação do chef Vinicius Batalha que é um absurdo: massa de pastel trançada recheada com queijo brie envolvido no presunto de parma. Uma explosão de sabor! Muito brie e parma de qualidade no recheio. É legal para dividir, já que é um prato pesado. Ele faz parte da Escola Inglesa. Da Escola Americana, provamos os anéis de cebola empanada com molho blue cheese. Outra combinação original que estava deliciosa. Não podia faltar algo da Escola Brasileira, então pedimos os dadinhos de tapioca com geleia de pimenta. Muito sequinhos, crocantes e macios por dentro, acompanhados de uma geleia picante na medida. Nota 10 para os petiscos, todos estavam incríveis!
Entre os muitos rótulos de cervejas, experimentamos vários (não podia ser diferente, né? Rs!). Com destaque para a Octopus On The Storm, que estava em uma das torneiras da Mestre Cervejeiro Grajaú – a casa tem duas torneiras, nas quais as cervejas variam a cada semana. Essa é uma Belgian Golden Strong Ale, com coloração dourada e adição de sementes de coentro e cardamomo, que garantem refrescância. Também me chamou bastante atenção a Hop Arábica, que leva café, mas mesmo assim é uma cerveja clara. Muito boa e surpreendente. Mas há muitas opções, diversas vindas de outros países (vi até uma cerveja defumada que experimentei num bar na Alemanha) e também várias produzidas no Brasil e no Rio de Janeiro.
Uma coisa é certa na Mestre Cervejeiro Grajaú: você irá beber bem! A loja/bar é uma excelente pedida, seja para comprar cervejas especiais e levar para casa ou para um agradável happy hour, como eu fiz no dia em que conheci o local. A Mestre Cervejeiro Grajaú é um ótimo destino para tomar cervejas de qualidade na zona norte carioca! O endereço é Rua Farias Brito, 07. Abre de segunda a sexta a partir das 14h e sábado a partir das 12h. Mais informações no facebook da Mestre Cervejeiro Grajaú.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
2 comentários
Não conhecia, valeu pela indicação, você escreve muito bem
Olá! Que bom que curtiu a dica, esse lugar é ótimo para quem gosta de cerveja!
E muito obrigada pelo elogio! 🙂