Orgulho e alegria que não cabem em mim ao escrever esse post! Vou explicar: o artista responsável por “Ícaro”, Luciano Mallmann, ator cadeirante, é meu conterrâneo gaúcho e meu amigo há 10 anos! Além de ter uma história incrível e ser uma pessoa maravilhosa, o Lu é extremamente talentoso e está em cartaz pela primeira vez no Rio desde que sofreu o acidente que lhe tornou cadeirante, em 2004.

“Ícaro” é uma peça de teatro documental, o que significa que a história é contada através de depoimentos que misturam ficção e realidade. É um monólogo bem diferente, no qual não há cenário nem troca de figurino – e o ator prende a atenção da plateia sem tornar o espetáculo cansativo. São vários personagens com os quais a gente se envolve rapidamente! Cada um é apresentado em forma de depoimento e cabe ao espectador entender o contexto daquela pessoa em cima da cadeira de rodas. Os personagens são fictícios, criados a partir de relatos reais de cadeirantes que Luciano coletou ao longo de alguns anos.

Mas não pense que “Ícaro” se restringe ao universo de quem usa cadeira de rodas ou trata das limitações impostas pela deficiência física. É muito além disso! Sem querer dar spoiler, diria que a grande mensagem da peça é nos fazer entender que pessoas são, acima de tudo, pessoas. Não importa o que aconteça em nossas vidas e quão grandes sejam os problemas que nos afligem, cada um age de forma diferente frente a impasses similares… “Ícaro” certamente consegue nos fazer refletir sobre a vida, mas está longe de ser um espetáculo triste. Pelo contrário, prepare-se para dar boas risadas! É emocionante no sentido de aflorar diversas emoções nos seus 70 minutos de duração: dá aflição, vontade de rir, de chorar

Durante todo o tempo, é impossível não estar envolvido com o texto e a interpretação.Luciano chama atenção por sua enorme destreza ao transitar de um personagem ao outro e conseguir caracterizar homens e mulheres completamente distintos utilizando apenas sua atuação e uma dramática iluminação! O Teatro Poeirinha, anexo do Teatro Poeira, é ideal para “Ícaro”, já que é super intimista (com apenas 60 lugares) e  toda a plateia fica bem próxima do ator, podendo usufruir de cada detalhe da peça.

“Ícaro” combina elementos que o tornam extremamente original e marcante. O próprio estilo documental numa peça de teatro ainda não é muito explorado, sendo feito apenas por uma pessoa e essa pessoa ser um cadeirante que aborda a partir de sua realidade a complexidade das sensações humanas, então… Diria que isso tudo faz com que seja uma oportunidade cultural única, estou super feliz que a peça fica em cartaz no Rio por um mês e meio! Na sua noite de estreia, o espetáculo foi assistido por nomes como Marieta Severo e Paulo José, que saíram do teatro enaltecendo a peça.

O Rio de Janeiro tem importância especial na vida de Luciano: ele morou aqui por oito anos, período no qual se dedicou à carreira de ator, participando de inúmeros trabalhos no teatro e TV. Foi nessa época que ele se acidentou ao treinar uma acrobacia, ficou tetraplégico (ele é considerado “falso tetra”, já que tem movimento nos braços) e então voltou a morar em Porto Alegre, onde em 2008 nos conhecemos trabalhando em uma agência de publicidade e nos tornamos amigos. Como a vida dá muitas voltas, Luciano sentiu vontade de voltar a atuar, realizou alguns trabalhos nessa área e em 2016 começou a escrever “Ícaro”. Fez sua estreia em março de 2017, no mesmo ano ganhou o Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e desde então roda o Brasil com sucesso de crítica por onde passa.

E agora, o Rio é a cidade escolhida para receber “Ícaro”! Os ingressos desse espetáculo tão bonito custam apenas R$ 40 inteira e R$ 20 meia. Mas, atenção: leitores do Vida Carioca pagam meia entrada! Basta enviar os nomes para o email martidea@gmail.com dizendo que viu essa promoção no Vida Carioca, e então eles estarão na lista amiga na bilheteria do Teatro Poeira. O Teatro Poeirinha, onde acontece “Ícaro” fica junto ao Poeira (Rua São João Batista 174, Botafogo – 21 2547-0156). A temporada vai até 16/12, com sessões de quinta a sábado às 21h e domingo às 19h. Acompanhe também o facebook de “Ícaro”.

Luciano e eu logo após apresentação de “Ícaro” no Teatro Poeirinha

__________________________________________________

  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário