Além da praia, das cachoeiras e dos parques, muitos cariocas vão a rodas de samba aos domingos. Algumas dessas rodas são bastante tradicionais e movimentam a cidade há muitos e muitos anos. Confira algumas opções para fechar o fim de semana com um samba dos bons!
- Post escrito pelo colaborador Bernardo Pilotto.
“Há os que vão pra mata
Pra cachoeira ou pro mar
Mas eu que sou do samba
Vou pro terreiro sambar”
(Samba-enredo “Domingo” – Waldyr da Vala, Aurinho da Ilha, Ione do Nascimento e Adhemar de A. Vinhaes)
Em 1977, quando a G.R.E.S. União da Ilha do Governador trouxe o domingo como seu enredo, os compositores do samba-enredo daquele ano foram muito felizes ao lembrar que é um costume do carioca aproveitar o domingo para curtir um bom samba ao vivo. E essa tradição se mantém até os dias atuais! Diversas rodas de samba acontecem aos domingos por toda a cidade, fazendo com que o último dia da semana seja ideal para curtir esse ritmo tão brasileiro e carioca.
Listamos aqui algumas rodas de samba aos domingos:
Samba do Peixe
A roda, que conta com a presença dos cantores Chico Alves, Eduardo Galotti e Ernesto Pires, acontece um domingo por mês na tradicional Rua do Ouvidor, no centro da cidade, entre o bar Toca do Baiacu e a Livraria Folha Seca. O samba normalmente começa as 15h e é gratuito. Muitos cantores e compositores de samba, como Didu Nogueira, Marina Íris e Zorba Devagar, batem ponto e dão canja por lá.
A bebida é garantida por ambulantes e pela Toca do Baiacu, que também serve almoço e petiscos. Aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página do músico Ernesto Pires no Facebook, onde as datas do Samba do Peixe costumam ser divulgadas.
Samba na Serrinha
No último domingo de cada mês acontece essa roda na mítica Casa do Jongo (rua Silas de Oliveira, 101), em Madureira, na Zona Norte. O samba começa por volta das 15h e segue firme até depois das 22h. Os organizadores tem feito homenagens a bambas (em maio, a homenagem foi para o compositor Beto Sem Braço) e outros, como Aluísio Machado, batem ponto por lá. Gratuito.
A Casa do Jongo e os organizadores do samba vendem bebidas e também petiscos. Aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página do Samba na Serrinha no Facebook.
Gloriosa Roda de Samba
Comandada pelo músico Paulão 7 Cordas, a roda acontece no 3º domingo de cada mês, a partir das 15h, na Feira da Glória, na Zona Sul.
Na Feira da Glória é possível comprar bebidas e comidas e a maior parte das barraquinhas aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página da Gloriosa Roda de Samba no Facebook.
Cacique de Ramos
A tradicionalíssima roda do Cacique de Ramos acontece todos os domingos, gratuitamente, na quadra do bloco em Ramos (Rua Uranos, 1326), na Zona Norte. Reúne, em média, mais de 1000 pessoas.
No local é possível comprar bebidas e comidas. Aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página do Cacique de Ramos no Facebook.
Centro Cultural Solar Wilson Moreira
O projeto “Flores em Vida”, do Coletivo Sindicato do Samba, leva um bamba para se apresentar em um domingo por mês no Centro Cultural Solar Wilson Moreira, na Praça da Bandeira, Zona Norte da cidade. Em 2018, foram homenageados e marcaram presença: Aluísio Machado, Zé Katimba, Edil Pacheco, Marquinhos Diniz Nelson Sargento, Tia Maria do Jongo, Noca da Portela e Zorba Devagar. O samba começa por volta das 15h e é gratuito.
No local é possível comprar bebidas e comidas, muito gostosas por sinal. Aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página do Centro Cultural Solar Wilson Moreira no Facebook.
Bip Bip
O tradicional bar Bip Bip, em Copacabana (Rua Almirante Gonçalves, 50), na Zona Sul, também tem samba aos domingos. A música começa por volta das 19h30 e não tem hora para acabar. Gratuito.
No local é possível comprar bebidas. Não aceita cartão.
Clique aqui para acessar a página do Bip Bip no Facebook.
Gostou da lista? Então chame os amigos e bom samba!
Imagem do post: Samba do Peixe.
__________________________________________________
- Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário