Depois de morar quase a vida inteira em Porto Alegre, me mudei para o Rio de Janeiro há cinco anos. É comum que os amigos cariocas perguntem se sinto falta de churrasco, talvez eles não saibam que a tradição gaúcha realmente difícil de encontrar no Rio é o xis! Mas, finalmente, consegui resolver esse problema e achei um verdadeiro xis gaúcho no Dantes, bar e restaurante com ótimo custo-benefício em Copacabana.
Não sei se essa iguaria típica da minha terra natal está disponível em algum outro lugar, mas realmente o primeiro xis que eu experimentei e atestei a qualidade foi no Dantes! Quem já sabe o que é um xis gaúcho, pode pular essa parte… Para quem não sabe, eu explico: trata-se do lanche mais tradicional no Rio Grande do Sul, onde há muitos lugares que vendem apenas xis – seriam tipo hamburguerias raiz, já que a palavra “xis” vem do diminutivo de “cheeseburger”!
Para ser um xis de verdade, alguns ingredientes são imprescindíveis, como maionese, ovo, queijo, milho, ervilha. Somado a isso, dentro do pão pode ter salada, presunto, hambúrguer de carne, coração de galinha, linguiça, frango, estrogonofe… O céu é o limite quando o assunto é xis, rs! Outro fator importante é que o verdadeiro xis deve ser prensado. A batata palha em cima do pão também é bastante tradicional.
Sócio do Dantes, meu conterrâneo gaúcho Thiago Bri decidiu oferecer aos cariocas esse quitute adorado no Sul. São seis sabores de xis, todos muito bem servidos (o ideal é dividir entre duas pessoas). Eu fiquei com o xis gaúcho tradicional: hambúrguer bovino de 200g, alface, tomate, milho, ervilha, presunto, queijo e ovo, com maionese da casa. Esse sanduíche enorme e cheio de sabor sai por R$ 25.
Para acompanhar, chope geladíssimo ou drinks. Pedi o caneco zero grau, ideal para o final de tarde de um domingo, quando saí da praia e fui direto para o Dantes! O bar fica a apenas uma quadra da praia (entre o Posto 1 da Praia do Leme e o Posto 2 da Praia de Copacabana) e tem ambiente super informal, bem o jeito do Rio de Janeiro.
Embora eu tenha ficado bem animada com o xis, é preciso deixar claro que o cardápio do Dantes vai muito além… O menu é vasto e oferece desde petiscos até pratos feitos e porções para dividir. Há carnes, massas, peixes, risotos – tudo criação de Thiago Bri, que busca inspiração em viagens pelo mundo e insere em seus pratos, de forma sutil, referências a culinárias de diversos lugares.
O Dantes é o destino para fome a qualquer hora: desde o café da manhã até a madrugada. É para comer bem, em porções fartas e saborosas. Em geral, os preços são tão atraentes quanto a alegre decoração com placas coloridas nas paredes. O pão de alho, que sai por apenas R$ 4,50 a unidade, é imperdível!
Aberto todos os dias da semana a partir das 9h até à 1h, o Dantes fica na Nossa Senhora de Copacabana, 86, bem na esquina com a Prado Júnior. Saiba mais no Facebook e Instagram do Dantes.
- Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
__________________________________________________
- Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário