Em sua primeira edição, o evento Conexidade reuniu gastronomia, música, arte e skate fazendo uma linda ocupação da Praça XV! Com o objetivo de evidenciar a pluralidade cultural do Rio de Janeiro e promover um grande encontro de experiências vindas de todos os cantos da cidade, o festival ofereceu entretenimento de alta qualidade para milhares de pessoas nos dias 15 e 16 de dezembro.
Os dois dias de evento gratuito e aberto ao público foram o resultado de três meses nos quais o Conexidade rodou pelo Rio promovendo encontros artísticos de diversos formatos, que resultaram numa rede de conexões culturais. Assim, desde as 16h do último sábado e domingo, a Praça XV se tornou palco para uma grande festa multicultural.
Cheguei cedo no primeiro dia do evento e pude conferir muito do que rolou por lá. Em vários locais da praça, haviam performances de rua, como a roda de danças populares da Companhia de Aruanda, a batalha de passinho com Cebolinha e DJ Seduty e o aulão de hip hop e charme com Feijão. Belas demonstrações da cultura carioca, nas quais o público aproveitou para interagir, curtir e dançar!
A seleção gastronômica foi um ponto forte do Conexidade, com comida de rua representada pela famosa batata frita de Marechal e o pastel gigante, também de Marechal (que foi minha escolha e estava delicioso!). Haviam quatro barracas de cozinheiros refugiados, da Feira Chega Junto, que traziam receitas típicas do Caribe, Síria, Colômbia e Nigéria. Estabelecimentos da zona sul também estavam por lá, como o bistrô Marchezinho, o boteco Pavão Azul e o bar Comuna. Além de várias outras opções… Tinha comida para todos os gostos!
Uma grande área foi destinada à pista de skate, que contou com curadoria de Bob Burnquist, skatista carioca que é um dos mais premiados do mundo. No início da noite, o próprio Bob fez uma apresentação inédita, descendo uma mega rampa montada especialmente para o evento e realizando uma manobra na qual saltou por cima de uma kombi. Pude assistir e foi impressionante!
A Arena Trajetórias foi o espaço do Conexidade destinado a exposição do trabalho de quatro fotógrafas moradoras do subúrbio carioca, que revelaram em seus cliques a beleza e o caos de seus caminhos diários. Uma ideia interessante, com resultado realista e bonito! As fotógrafas estiveram num bate-papo no qual contaram suas inspirações e motivações ao fotografar diferentes facetas da realidade do Rio de Janeiro.
Para fechar a noite de sábado, um encontro musical inédito com direção de Pretinho da Serrinha: Almério + Larissa Luz + Zélia Duncan + Maria Gadú. Cada um fez um pocket show e alguns cantaram juntos, sem intervalo. A multidão vibrou em frente ao palco principal, foi um show maravilhoso! E o Conexidade ainda entrou madrugada adentro com baile funk e baile charme.
De fato, uma programação que faz jus ao nome do evento, conectando pessoas à cultura em diversas vertentes. Gosto muito de morar no Rio, por ser uma cidade democrática, e esse tipo de ocupação urbana me deixa feliz! A cobertura do Conexidade faz parte de uma ação do Vida Carioca com o RioCard, o cartão que é aceito em todos os meios de transporte público do estado do RJ, oferece descontos na segunda viagem e diversas facilidades ao usuário.
Para chegar até a Praça XV, usei o VLT, mas o acesso também é possível de ônibus, metrô e até barca. Acompanhe os próximos posts em parceria com o RioCard, tem muitas dicas bacanas vindo aí – o Rio de Janeiro está cheio de ótimas programações por todos os lados, em lugares que podem facilmente ser acessados com transporte público!
- Post escrito pela autora do blog Juliana Goulart.
__________________________________________________
- Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário