Vencedor do Concurso Comida di Buteco por dois anos consecutivos, o Bar do David atrai muita gente ao Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Os pratos criados por David Bispo costumam reunir sabor, qualidade e um toque de ousadia, para oferecer comida brasileira de um jeito diferente!

Nascido e criado no Morro Chapéu Mangueira, David trabalhava como pescador antes de fundar o Bar do David. Isso provavelmente explica sua tendência a criar pratos com frutos do mar! Apenas um ano após a instalação da UPP na comunidade, o Bar do David abriu suas portas. Isso foi em 2010 e, de lá pra cá, o local simples com ótima comida deu muito o que falar e já conquistou até fama internacional! Em 2011, foi o primeiro bar localizado em uma favela a participar do Comida di Buteco. Já em 2016, foi o vencedor do Rio de Janeiro e da categoria nacional do concurso. E em 2017, o Bar do David levou o bicampeonato do Rio e ficou em segundo lugar nacional! Além de inúmeros outros destaques em  concursos gastronômicos. É de impressionar, não é?

Eu conheci o Bar do David no primeiro semestre de 2015, quando ainda não era tão famoso na cidade, mas já conquistava muitos elogios e despertava curiosidade. Nessa época, o carro chefe da casa era a Feijoada de Frutos do Mar, feita com feijão branco, peixe, camarão, lula e mexilhões. Servido em grandes porções, acompanhado de arroz branco e farofa, esse prato revela o talento e cuidado de David através do tempero incrível e do ponto de todos os ingredientes! Outras pérolas do Bar do David são as caipirinhas exóticas, com sabores como paçoca e ovomaltine. Deliciosas e com sabor doce que sobressai ao álcool (podem ser boas pedidas até para a “sobremesa”, rs).

Importante dizer que o acesso ao Bar do David é bem fácil e deve ser feito a pé ou de moto-táxi, para não atrapalhar a rotina da comunidade. Eu já estive lá várias vezes e sempre fui caminhando, a subida não demora mais de 10 minutos. O sucesso obviamente tornou o bar muito procurado e consequentemente lotado, nos finais de semana é difícil conseguir mesa sem uma longa espera. Para quem tem disponibilidade, o ideal é conhecer o Bar do David durante a semana, quando o movimento é bem mais tranquilo. Mas, independente da quantidade de clientes, tenha certeza que David estará por lá. Circulando entre as mesas, anotando pedidos, tirando dúvidas do cardápio e, acima de tudo, conversando com todo mundo com a maior simpatia!

Outra certeza é que no Bar do David a espera por uma mesa será acompanhada de cerveja geladíssima com preço camarada! Também será possível contemplar o visual da favela e talvez até um belo entardecer, como eu vi na última vez em que estive por lá. Foi nesse dia, durante o Comida di Buteco desse ano, que eu aproveitei para experimentar e me encantar pelo petisco concorrente, sem ainda saber que ele seria o vencedor do Rio! Foi também quando conheci a nova área do Bar do David, um ótimo mezanino com várias mesas e decorado com as esculturas de tijolos coloridos do Projeto Morrinho.

Mas vamos falar logo da estrela atual da casa, o petisco “Saudosa Maloca”, que deu ao Bar do David o primeiro lugar do Comida di Buteco 2017! O prato consiste em quatro bolinhos de milho com queijo recheados de carne seca acebolada e acompanhados de maionese de azeitona. Os sabores contrastam e se completam, a apresentação é linda (uma delicadeza as palhas de milho nas quais o petisco é servido!), o nível de crocância é altíssimo (mas a massa do bolinho é macia por dentro e se desmancha na boca), o recheio é bem generoso e muito gostoso. A maionese que acompanha o prato me conquistou, é original e deliciosa, e isso que nem gosto muito de azeitona. Realmente maravilhoso!

Ainda experimentamos o vencedor de 2016, que venceu não apenas no Rio, mas também na etapa nacional do concurso. “Ressurgência” é uma salada de feijão fradinho acompanhada de lula, camarão, peixe e mexilhão. Os frutos do mar vem em grande quantidade e, como de costume no bar, o prato é muito bem temperado, os ingredientes são frescos e de boa qualidade. A apresentação super colorida com a salada disposta em uma folha de repolho roxo enche os olhos. Pessoalmente, prefiro pratos quentes (e, de preferência,  fritos) quando vou a botecos. Mas não dá para negar que essa salada ganha pontos pela ousadia e fica na memória de quem a experimenta!

Ah, apenas lembrando que o Comida di Buteco avalia também o atendimento, higiene do local e temperatura da bebida. Além dos citados aqui, o Bar do David tem vários outros pratos e petiscos no cardápio, incluindo alguns mais tradicionais. Muitos podem ser divididos entre duas ou três pessoas. O preço é justo, para fazer uma boa refeição e beber algumas cervejas, a conta individual ficará em torno de R$ 50. O Bar do David fica na Ladeira Ari Barroso, 66. Abre de terça a domingo a partir das 10h até o último cliente.


  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário