Uma simpática casa com fachada discreta abriga o Cobre, novidade gastronômica no agitado eixo Botafogo-Humaitá. Inaugurado em fevereiro desse ano, o local nasceu com o propósito de ser um estabelecimento diferente no bairro que já tem tradição em bares descolados. Pelo ambiente intimista do Cobre, circulam pizzas de longa fermentação, carnes nobres, sobremesas apetitosas e drinks bem apresentados. Tudo feito com cuidado e toques originais!

O pequeno salão e as poucas mesas na rua têm espaço suficiente para reunir amigos e dividir alguns dos pratos do cardápio – já que o Cobre segue a tendência de porções para compartilhar, algo cada vez mais visto nos bares e restaurantes do Rio. Um dos grandes diferenciais da casa é que reúne diferentes tipos de culinária e apresenta cada um de forma competente! A sessão de entradas agrada quem curte bons petiscos de boteco: uma boa pedida são os dadinhos de tapioca, que vêm numa porção farta, com textura macia por dentro e crocante por fora. Molho de abacaxi, mel e pimenta complementa. Ainda há as tradicionais batatas fritas, onion rings e apetitosas porções de linguiças e embutidos.

E antes de escolher a comida, convém escolher as bebidas… Já que a carta de drinks do Cobre é também um atrativo do local. Coquetéis clássicos e autorais são muito bem servidos e custam a partir de R$ 20. Por sugestão do garçom, experimentamos duas variações de Gim & Tônica: com tangerina, pimenta rosa e alecrim e com chá de hibisco. Ambos deliciosos (além de muito bonitos!), mas preferi o de tangerina. Apesar de o estabelecimento ser novo e ainda estar fazendo algumas adaptações em seu menu, me chamou atenção o conhecimento do garçom. A pessoa que nos atendeu descreveu boa parte dos pratos e bebidas, sugerindo opções com segurança.

Fui ao Cobre com uma amiga para um happy hour/jantar e chegamos lá morrendo de fome! Decidimos provar as pizzas, que são servidas em tamanho individual (leia-se individual bem grande, diria que uma por pessoa foi até um pouco demais). Chamadas de neonapolitanas, as pizzas são feitas para comer com as mãos e têm massa que leva apenas farinha, água, sal e fermento e passa por um processo de fermentação que dura 48h. Os sabores, desenvolvidos pelos chefs Pedro Pernambuco e o italiano Pierluigi Russo, são bastante originais. Apenas nove opções compõem o cardápio de pizzas, sendo que três são veganas. Sim, quem não come alimentos de origem animal vai se dar bem no Cobre!

Eu fiquei com a Honey Pepper, que sai R$ 30 e leva molho de tomate pelati, mozarela de búfala, salame diavoletti e mel picante (à parte). Que delícia de pizza! Ingredientes de qualidade sem exagero – respeitando o estilo italiano, onde qualidade é mais do que quantidade – e com esse detalhe sensacional do mel que é colocado ao gosto do freguês. Adoro comida picante e amei essa ideia, o resultado foi maravilhoso. Minha amiga que estava comigo nesse dia optou por uma das pizzas veganas, já que ela é intolerante à lactose e sempre procura pratos que não tenham derivados do leite. A pizza de Cogumelos Selvagens (mozarela de castanha de caju, alho poró e mix de cogumelos), que aparece na foto principal do post, é mais uma prova de que comida vegana não tem nada de sem graça.

Assim como os pratos salgados, as sobremesas do Cobre também parecem terem sido pensadas com carinho. Eu, que sou chocólatra assumida, confesso que não estava preparada para a explosão de sabor que é o Sweet Dreams! Uma taça enorme com gelato de leite, muita nutella, farofa de biscoito oreo e kinder bueno. Nem sei o que dizer… Acho que esse doce é capaz de curar qualquer problema, rs. Um dos melhores da categoria “doces exageradamente doces” que já provei! As entradas, pizzas, drinks e sobremesas do Cobre foram muito bem representadas com as delícias que experimentamos. Tudo aprovadíssimo. Faltou espaço para as carnes, que são Angus em cortes como picanha, chorizo e ancho, servidas em porções de 350g e 650g acompanhadas de chimichurri.

Junto à movimentada esquina das ruas Capitão Salomão e Visconde de Caravelas, onde há quatro bares que vivem lotados, o Cobre tem tudo para se tornar o destino de quem quer um pouco de conforto e bastante qualidade – sem preços exorbitantes. Ah, claro que o local também oferece chope e cervejas. O endereço do Cobre é Visconde de Caravelas, 149, no Humaitá. O bar abre de quarta a domingo das 18h à 1h. Mais informações no facebook da casa.

*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.


  • Se você ama o Rio, entre no grupo do Vida Carioca no facebook – é um espaço para apaixonados pelo Rio! Só clicar aqui.
  • Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉

Escrever um comentário