Imagine que você é uma pessoa livre, sabida, independente. Você viaja sozinha na esperança de passar um final de semana divertido e tranquilo no campo junto de amigos queridos. Mas o que encontra são dois casais em crise, amorosamente dependentes. O pior é que por ali só passa um ônibus por dia, então o que te resta é resignar-se. Antes o desconforto fosse só um sapinho no banheiro!
- Post escrito pela colaboradora Carolina Machado.
Comédia tragicômica escrita por Renata Mizrahi, quem divide a direção com Priscila Vidca, “Os Sapos” traz à cena relações amorosas patológicas de dependência. Baseada em história pessoal da própria autora, que aos 40 anos, recém-separada, se viu ilhada numa casa na serra com dois casais que nutrem relações tóxicas.
A história começa com cena de revista. Em sua casa de campo, desfrutando do ar limpo matinal, um casal toma seu café emoldurado em cenário bucólico. Pura ilusão o conflito se instala quando chega uma convidada, Paula (Verônica Reis). Ela é convidada de Marcelo (Ricardo Gonçalves), marido de Luciana (Gisela de Castro), quem a refuta. Logo aparecem os vizinhos, o outro casal, Claudio (Fabricio Polido) e Fabiana (Paula Sandroni).
Tudo muito lindo, som de rio correndo, céu estrelado, mas tem a Paula. Sua solteirice por si só já gera desconforto e aflora nos casais o ciúme, a ansiedade, trazendo à superfície a dependência psicológica nas relações. A tensão vai aumentando, as relações abusivas vão sendo expostas, chega a dar aflição aquela gente confinada tendo que se aturar. Enquanto as batatas assam na fogueira, o sossego vai se convertendo em pesadelo.
“Os Sapos” nos faz pensar por que algumas pessoas mergulham em relações abusivas. De como fragilidade e submissão são iscas fáceis de se envenenar. Através de uma história envolvente sobre a dependência emocional de dois casais, nos alerta sobre laços tóxicos de dependência, baixa autoestima e sentimento de inferioridade.
De volta ao cartaz, “Os Sapos” foi indicado a cinco prêmios, e venceu o Prêmio Fita nas categorias Melhor Atriz (Verônica Reis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Paula Sandroni). As duas realmente são encantadoras no palco!
“O objetivo do espetáculo é provocar uma reflexão sobre a dinâmica de vários relacionamentos. Muitas vezes, nos sujeitamos a situações que tiram a nossa potência, o brilho, a autoestima, mas, mesmo assim, não conseguimos evitá-las. E quantos casais convivem anos juntos desta maneira?”, reflete Renata, também autora de “Vale Night”, que esteve recentemente em cartaz no Rio.
A obra de referência para o texto foi “Deus da Carnificina”, de Yasmina Reza, que ilude o espectador com diálogos civilizados, cordiais, tiradas engraçadas que vão se tornando extremamente cruéis e violentas pouco a pouco. Os personagens de “Os Sapos” não conseguem sair daquele lugar, quando surgem possibilidades de mudança, vontade de libertar-se, eles desistem e voltam para a mesma posição.
Em 2010, Renata Mizrahi adaptou uma parte da peça para um roteiro de curta-metragem dirigido por Clara Linhart. O curta passou em diversos festivais brasileiros, ganhou prêmio de Melhor Filme do Festival Curta Copa em 2011, foi adquirido em 2013 pelo Canal Brasil e, em 2015, foi apresentado no “1st Women Brazilian Film Festival” em NY.
*A diretora Renata Mizrahi vai dar um workshop gratuito no dia 18/12/19 no Maison de France de 14:30 as 17:30. E os alunos ainda ganham ingresso para ver “Os Sapos” ali mesmo às 19h) A inscrição é pela página de “Os Sapos” e os interessados devem enviar via mensagem inbox uma mini bio, e-mail e um parágrafo de intenção. Eu já me inscrevi, bora?
“Os Sapos” está em curtíssima temporada, de 4 a 19 de dezembro de 2019, noTeatro Maison de France (Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro. Tel. 21 2544-2533), às quartas e quintas, às 19h. Ingressos custam R$40 e R$20 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro (de terça a domingo a partir das 14h) ou online. Duração: 1h20. Mais infos na página do Facebook da peça.
Créditos das fotos: Ricardo Brajterman e Clara Linhart
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do espetáculo.
__________________________________________________
- Fique por dentro de todas as dicas do Vida Carioca: Siga no Instagram / Curta a Página no Facebook / Entre no Grupo no Facebook
- Você precisa de hotel no Rio? Reserve através desse link do Booking. Você vai pagar o mesmo valor e uma pequena comissão será revertida para o Vida Carioca, ajudando o blog a se manter. 😉
Escrever um comentário