Temos uma ótima novidade no transporte público carioca! O Metrô Rio lançou um cartão de férias, destinado a turistas. Seguindo o modelo de grandes cidades do mundo, ele dá direito a viagens por 7 dias seguidos e oferece um bom desconto.
Depois de passar por uma grande ampliação no último ano, o Metrô Rio vem apresentando cada vez mais facilidades aos usuários. A última inovação é especial para quem está turistando pelo Rio! Quem estiver a passeio pela cidade, tem a opção de comprar o novo cartão de férias. Ele custa R$ 60 e dá direito a seis viagens por dia durante sete dias seguidos. Quem usar todas as 42 viagens, estará fazendo uma economia de quase 70% em relação ao valor normal (atualmente, cada viagem custa R$ 4,30). Claro que o cartão também pode ser utilizado por moradores do Rio, basta fazer o cálculo e concluir se vale a pena.
Desde que me mudei para o Rio (em abril de 2014) sou usuária assídua do metrô. Tenho o privilégio de morar em Copacabana, que é um bairro muito bem atendido pelo transporte público carioca. Em Copa existem três estações de metrô que facilitam muito o deslocamento para qualquer ponto da cidade. Também acompanhei a reforma do metrô e estive nas primeiras viagens até a Barra, no período das Olimpíadas. Quem viveu esse momento deve lembrar da organização exemplar do metrô durante os jogos olímpicos, das locuções feitas por atletas e o mais bacana: ao chegar na estação Jardim Oceânico, a locução dizia algo como “Você chegou à Barra da Tijuca de metrô”. Sempre lembro disso porque me senti participando da história do Metrô Rio, rs.
Logo depois houveram algumas polêmicas relacionadas ao fechamento das estações durante finais de semana. Mas foi apenas um período de obras e adequações. Hoje em dia, nosso metrô funciona muito bem e atende grande parte da população do Rio e visitantes, todos os dias da semana! De fato, poder ir da zona norte até a zona oeste de metrô é algo que contribui muito para a vida no Rio… Embora hoje o metrô faça parte da minha rotina, quando cheguei à cidade eu achei o máximo poder contar com metrô para me deslocar. Isso porque na minha cidade natal, Porto Alegre, não existe metrô (pois é!). Fico feliz de poder acompanhar a evolução do metrô carioca e considero esse cartão de férias um grande avanço para o turismo na cidade! As metrópoles no mundo inteiro costumam adotar esse sistema, no qual se paga pela quantidade de dias para utilizar transporte público e não por cada viagem. Ponto para o nosso Rio de Janeiro!
Bem, vamos às informações práticas sobre o cartão de férias do Metrô Rio:
1- Está sendo vendido nas bilheterias de todas as estações de metrô, em algumas estações também há promotores. Também está à venda nos hotéis da rede Accor;
2- É pessoal, ou seja, deve ser usado por apenas uma pessoa, com intervalo mínimo de 30 minutos entre 2 viagens;
3- Quando houver viagem de metrô + metrô na superfície será contabilizada apenas uma viagem (da mesma forma que acontece com o cartão pré pago);
4- Quem compra o cartão férias ganha um porta-cartão muito fofo e um mapa super funcional, com as linhas de metrô, linhas de trem, localização dos pontos turísticos e instruções sobre como ir e voltar dos aeroportos e rodoviária.
5- A princípio, o cartão de férias ficará em vigor apenas até 30/09. Mas vamos torcer para que ele fique de vez!
Se quiser mais alguma informação, acesse o site do Metrô Rio aqui.
Escrever um comentário