O Sofá Café é um dos lugares mais bacanas do Rio para quem aprecia cafés de qualidade. Buscando oferecer uma nova vivência e difundir o conhecimento sobre cafés especiais, a casa criou o Coffeeaholic, uma experiência que desperta novas sensações a partir da degustação de cafés.
Vou confessar uma coisa: até pouco tempo atrás, eu não gostava de café. Ou simplesmente não tinha o hábito. Comecei a tomar café (coincidentemente ou não) logo depois de vir morar no Rio, em 2014. Hoje eu só agradeço por ter incluído o café na minha vida! Quanto mais eu conheço sobre a bebida e mais cafés diferentes eu experimento, mais eu fico admirada por esse grão que tem tantos aspectos interessantes. Assim, foi uma alegria quando recebi o convite para participar do Coffeeaholic. A experiência criada pelo Sofá Café é uma degustação guiada que apresenta quatro métodos diferentes: Hario V60, Frenchpress, Chemex e Aeropress.
Chegando à mesa, já percebi que o Coffeeaholic é coisa séria e organizada! Uma ficha para que cada pessoa anote suas percepções quanto à personalidade dos métodos oferece escala de 1 a 5 dos seguintes quesitos: aroma, sabor, acidez e retrogosto. Ali não existe certo e errado, é apenas um exercício dos sentidos e sensações que o café provoca em cada pessoa. A grande sacada do Coffeeaholic é mostrar na prática o quanto o método de extração influencia no resultado do café que chega na xícara. Muito tem se falado sobre esse assunto e é ótimo experimentar e conhecer métodos variados… Ver com os próprios olhos o mesmo grão ser feito em cafeteiras diferentes e resultar em cafés com características diversas é realmente surpreendente!
Diria que o Coffeeaholic é quase uma “brincadeira para adultos”, rs. Os brinquedos, nesse caso, seriam a Hario V60, a Frenchpress, a Chemex e a Aeropress! Quem ficou responsável pelo Coffeeaholic no dia em que participei foi a querida Carmen Ururahy, uma das sócias do Sofá Café. Com muita paixão por café e vasto conhecimento sobre o assunto, ela conduziu a experiência de forma muito agradável, contando curiosidades sobre a bebida e passando informações sobre cada um dos métodos. Também foi ela que fez todos os cafés, explicando que é necessário precisão para conseguir o melhor resultado possível com cada método. A Frenchpress, por exemplo, tem um tempo exato desde que se coloca a água até coar o café. Portanto, um cronômetro é utilizado.
Assim que cada café fica pronto, ele é servido no copo/xícara e de cada pessoa. Mas é bom não tomar todo o líquido nesse momento, dessa forma será possível comparar com os métodos seguintes, até que estejam na mesa quatro cafés que tem características bem diferentes. Cor, aroma, sabor, intensidade, acidez… Tudo muda de acordo com o método, e poder fazer essa comparação é muito bacana! Acho que o Coffeeaholic é como uma introdução ao mundo dos cafés especiais (vale lembrar que todos os cafés do Sofá Café são especiais) e dos métodos. É uma oportunidade de aprender de forma prática e descontraída, ao mesmo tempo que se toma cafés excelentes. No final, dá vontade de estudar mais sobre o assunto e comprar todas as cafeteiras para ter em casa, rs.
O Coffeeaholic é bem legal para fazer entre amigos que gostam de café. Mas acho que até quem não gosta mudaria de ideia depois dessa experiência! O grupo deve ter 3 ou 4 pessoas e o valor por pessoa é R$ 85 (é preciso reservar com antecedência). Durante o Coffeeaholic não é recomendado comer para não interferir no paladar, mas é impossível sair do Sofá Café sem comer alguma delícia! Nesse dia, o pessoal da mesa dividiu o bolo de pistache, o bolo de milho cremoso e o toucinho do céu. Esse último, tão bom que até já recebeu uma premiação portuguesa. O Sofá Café fica na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 300. Você pode ler mais sobre o local aqui. Para informações ou reservas do Coffeeaholic, ligue para 21 2543-9107.
*A experiência contada nesse post foi uma cortesia do estabelecimento.
Escrever um comentário